Cerca de 3.000 pessoas retiradas em Taiwan antes da chegada do tufão Haikui

Agência Lusa , AM
3 set 2023, 08:05
Tufão Haikui em Taiwan (AP)

Mais de 200 voos domésticos foram cancelados e escolas e escritórios foram encerrados no sul e no leste da ilha

Cerca de três mil pessoas foram retiradas de zonas de alto risco, no leste de Taiwan, antes da chegada do tufão Haikui, prevista durante a noite, disseram as autoridades.

O Ministério do Interior informou que mais de 2.800 pessoas foram retiradas de sete cidades da ilha, principalmente da zona montanhosa de Hualien.

O Haikui já tinha provocado fortes chuvas durante a manhã, registando ventos de cerca de 140 quilómetros por hora. O tufão deverá atingir a região de Taitung, vizinha de Hualien, pelas 17:00 (10:00 em Lisboa).

Mais de 200 voos domésticos foram cancelados e escolas e escritórios foram encerrados no sul e no leste da ilha.

Prevê-se que este seja "o primeiro tufão a atingir Taiwan em quatro anos", declarou a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen.

Às 09:00 (02:00 em Lisboa), o Haikui encontrava-se a cerca de 180 quilómetros a leste da ilha, de acordo com o Gabinete Meteorológico Central de Taiwan.

"Fortaleceu-se um pouco desde ontem [sábado]", observou o diretor-adjunto do gabinete, Fong Chin-tzu, em conferência de imprensa.

O Haikui "deverá representar uma ameaça considerável para a maior parte de Taiwan, com ventos, chuva e ondas", advertiu, acrescentando que a tempestade se dirigirá para oeste, em direção ao estreito de Taiwan, na segunda-feira.

As autoridades disseram esperar que o Haikui seja menos poderoso do que o Saola, que acionou o alerta máximo em Macau, Hong Kong e no sul da China, antes de perder força no sábado.

A última grande tempestade a atingir Taiwan foi o tufão Bailu, que causou um morto em 2019.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados