Governo dos Açores assegura abastecimento às Flores apesar de encerramento do porto

Agência Lusa , AM
11 dez 2022, 13:38
Mau tempo na ilha das Flores, Açores

Aquele porto, que foi destruído pelo furacão Lorenzo em outubro de 2019, está a ser reconstruído

O Governo dos Açores assegurou este domingo que o abastecimento à ilha das Flores “nunca ficará por fazer”, depois de o porto da Lajes ter sido encerrado, devido às condições meteorológicas adversas.

“O abastecimento nunca ficará por fazer. Tem é sempre sobrecustos, mas é a nossa realidade e é com essa realidade que temos de viver. As populações estão em primeiro lugar”, afirmou aos jornalistas a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, na ilha do Corvo.

Aquele porto, que foi destruído pelo furacão Lorenzo em outubro de 2019, está a ser reconstruído, mas a secretária regional avançou que a ponte cais (que tem permitido o abastecimento à ilha) “não foi danificada” pelo mau tempo de sábado.

“[O abastecimento] estará sempre garantido. Ou pela SATA, ou pela Força Aérea ou pela mutualista que tem o navio ‘Thor’. Estará sempre garantido. Sobre isso não há duvida nenhuma”, reforçou.

Berta Cabral avançou que a partir de segunda-feira um grupo de mergulhadores das Forças Armadas vai ao local realizar uma peritagem.

“Esta depressão foi muito intensa. A proteção que existia do antigo cais, que já estava parcialmente destruída, veio toda para o interior da bacia de manobra. Tudo isto tem de ser removido e limpo. Tem de haver mergulho de profissionais para fazer peritagem”, salientou.

O capitão do Porto de Santa Cruz das Flores, João Manuel Mendes Cabeças, explicou à agência Lusa que a infraestrutura portuária está encerrada desde sábado à navegação, "devido ao mau tempo", mas a forte agitação marítima "fez com que fossem arremessadas", para o interior da baía do porto, "pedras que constituíam o antigo quebra-mar".

"Por questões de segurança, mergulhadores vão realizar uma breve inspeção junto à nova ponte-cais para ver se não há nenhum obstáculo à navegação", acrescentou ainda.

O molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, ficou destruído na sequência da passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, originando constrangimentos no abastecimento à população.

Em 21 de outubro a operacionalidade do Porto das Lajes das Flores foi reposta com a primeira atracação do navio "Monte da Guia" na nova ponte-cais, entretanto construída.

Na ocasião, a empresa Portos dos Açores, responsável pela gestão portuária na região, lembrou que a conclusão da nova ponte-cais integra uma "fase intermédia" da empreitada de construção do novo molhe principal do porto, que tem "elevada complexidade técnica e permanente exposição às desafiantes" condições atmosféricas.

De acordo com a empresa, o projeto do porto para repor "definitivamente" a capacidade portuária da infraestrutura das Lajes das Flores tem previsão de lançamento de procedimento concursal "no primeiro trimestre de 2023" e a obra deverá ficar concluída "até final de 2028".

Em julho, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) indicou que o projeto de reordenamento e de construção do novo molhe principal do porto das Lajes das Flores permitirá triplicar a capacidade de acostagem e assegurar novas condições de operacionalidade.

Segundo o executivo açoriano, o projeto de reordenamento do porto e de construção do novo molhe "permitirá praticamente triplicar a capacidade de acostagem".

Nove ilhas sob aviso amarelo

As nove ilhas dos Açores vão estar hoje sob aviso amarelo devido às previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, vento e agitação marítima.

Segundo o 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo de agitação marítima (ondas de sudoeste) está em vigor até às 00:00 de hoje e para o vento (direção de sudoeste) até às 18:00 deste domingo.

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo por causa do vento (direção de sudoeste) vai vigorar até às 18:00 de hoje.

São Miguel e Santa Maria têm ainda ativos avisos amarelos para agitação marítima (ondas de sudoeste), precipitação e trovoada até às 21:00 de hoje.

Para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o alerta amarelo de agitação marítima (ondas de sudoeste) e precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, está em vigor até às 18:00 de hoje.

O IPMA emitiu ainda para aquelas cinco ilhas aviso amarelo de vento (direção de sudoeste) até às 21:00.

No sábado, as ilhas do grupo Ocidental estiveram sob aviso vermelho de agitação marítima.

O mau tempo provocado pela passagem da depressão ‘Efrain’ pelo arquipélago já originou várias ocorrências, sobretudo relacionadas com quedas de árvores, danos de estruturas, inundações de vias e em habitações, derrocadas e transbordos de ribeiras nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, São Jorge, Pico e Flores), segundo informou no sábado a Proteção Civil dos Açores.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados