Sem Rui Tavares (em isolamento), o Livre gostou de estar com Costa mas na próxima quer toda a esquerda na sala

Agência Lusa , RL
15 fev 2022, 13:18

Primeiro-ministro está a reunir-se com todos os partidos menos com o Chega. Objetivo dos encontros é preparar o novo ciclo político

O porta-voz do grupo de contacto do Livre, Pedro Mendonça, fez esta terça-feira um balanço positivo da “primeira reunião” do partido com o primeiro-ministro, mas considerou que os encontros entre a esquerda devem ser “plurais e constantes”. O Livre foi o primeiro partido a ser recebido pelo primeiro-ministro em São Bento, Lisboa, numa reunião em que o deputado único eleito pelo Livre, Rui Tavares, esteve à distância por se encontrar em isolamento profilático.

Pedro Mendonça, porta-voz do grupo de contacto (direção) do Livre, referiu aos jornalistas que esta foi “uma boa primeira reunião” mas, “mais do que reuniões entre partidos e o governo, e neste caso o PS, para o Livre a convergência tem de ser mais alargada”. “Uma das coisas sobre as quais também falámos lá dentro trata-se de um novo modelo de desenvolvimento para o país, que junte contribuições, além do governo, além do Livre, dos outros partidos de esquerda e dos partidos ecologistas e progressistas. Achamos que essa pluralidade da esquerda e da ecologia é essencial para fazer um bom plano para um novo modelo de desenvolvimento.”

Acompanhado dos dirigentes Patrícia Gonçalves e Tomás Cardoso Pereira, Pedro Mendonça insistiu na necessidade de convergência à esquerda, ideia defendida pelo partido durante a campanha eleitoral para as legislativas antecipadas, advogando que estas reuniões devem ser “plurais e constantes”. “E essas reuniões devem ser plurais, não pode ser Livre-PS, Bloco-PS, devem ser plurais e devem ser constantes, porque acreditamos que, apesar da maioria absoluta, o PS tenderá a atender com mais facilidade, pressionado por isso, se a esquerda - Livre, Bloco, PCP e PAN (não englobando na esquerda por vontade deles) - conseguir encontrar pontos em comum para poderem negociar.”

Questionado sobre se já convidou os outros partidos à esquerda para reuniões, compromisso assumido pelo Livre na campanha, Pedro Mendonça respondeu que os convites foram enviados “no fim da semana passada” mas ainda não tiveram resposta.

O primeiro-ministro recebe esta terça-feira em São Bento os partidos com representação parlamentar, à exceção do Chega, e vai estar  à noite na comissão política nacional do PS. As reuniões visam preparar o novo ciclo político.

Novo Governo

Mais Novo Governo

Patrocinados