Há uma empresa que ajuda os colaboradores a continuar os estudos. Sabe qual é?

conteúdo patrocinado
6 nov 2023, 10:37
UP!

A formação contínua é essencial para quem procura progredir na carreira e investir num futuro promissor. A McDonald’s Portugal sabe disso, quer apostar nos seus colaboradores e renovou pelo quarto ano consecutivo o seu programa de Bolsas de Estudo.

Numa época em que as mais variadas áreas do conhecimento se desenvolvem a uma velocidade nunca antes vista, continuar a estudar tornou-se essencial. Esta é a aposta mais acertada para quem procura manter-se atualizado sobre a sua área de trabalho e progredir profissionalmente.

O desafio passa por conjugar a vida laboral com os estudos – mas e se lhe dissermos que há uma empresa para a qual a formação e desenvolvimento dos seus colaboradores é uma prioridade? A McDonald’s Portugal, que está no nosso país desde 1991, tem como pilar estratégico a valorização, reconhecimento e desenvolvimento dos seus trabalhadores. Esta é uma empresa que sabe que o segredo para o sucesso de um negócio é a capacitação de quem todos os dias se entrega à sua marca.

Atualmente, a McDonald’s Portugal conta com 194 restaurantes, no continente e ilhas, 92% dos quais são geridos por empresários locais, ou franquiados. Em cada restaurante trabalham, em média, 50 pessoas, sendo que a abertura de um restaurante gera também postos de trabalhos indiretos. A marca conta hoje com cerca de 10 mil colaboradores em todo o país.

Em Portugal, mais de metade dos trabalhadores empregados na McDonald’s têm menos de 25 anos: a empresa é uma porta de entrada no mercado de trabalho. E é de facto uma escolha acertada para quem dá os seus primeiros passos na vida profissional. Pela excelência e atenção ao detalhe que pede aos colaboradores, trabalhar na McDonald’s possibilita um desenvolvimento sem igual de competências profissionais e interpessoais – crescimento a todos os níveis, que prepara quem escolhe este empregador para uma carreira de sucesso dentro ou fora da empresa.

A McDonald’s Portugal oferece aos seus colaboradores mais de 200 mil horas de formação anuais, promovidas pela sua equipa de formadores no seu Centro de Formação próprio e pelas equipas de treinadores dos restaurantes. Esta é uma formação contínua e inclui várias áreas, desde a segurança alimentar aos sistemas de informação, comunicação e liderança de equipas. A marca conta com a certificação da DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), que prova que a McDonald’s Portugal é exímia na promoção do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais das suas pessoas.

Mas esta empresa quer também que estes talentos se possam qualificar para o futuro, e por isso atribui Bolsas de Estudo para quem quer continuar ou concluir a sua formação académica.

Programa ‘Up’: o incentivo para ingressar ou concluir o Ensino Superior

Sabendo que o conhecimento é a base para a progressão dos seus colaboradores, a McDonald’s Portugal fundou em 2020 o ‘Up’ - Programa Nacional de Bolsas de Estudo. Foi nesse ano que decorreu a primeira edição de um programa que possibilita a atribuição anual de cerca de 200 Bolsas de Estudo a colaboradores dos restaurantes. Este ano o programa chega à sua quarta edição e já soma 800 bolsas atribuídas, num investimento superior a meio milhão de euros por parte da empresa e franquiados.

O Programa ‘Up’ tem como missão incentivar e apoiar financeiramente os colaboradores da McDonald’s Portugal a ingressar ou concluir o Ensino Superior. Demonstrando estar atenta aos desafios económicos atuais dos mais jovens, a McDonald’s Portugal voltou a renovar o programa, com efeito para o ano letivo de 2023/2024. 

Assim, já está a decorrer a quarta edição do Programa ‘Up’ e traz ótimas notícias: o valor das Bolsas foi duplicado para 1000 euros por ano letivo (o que significa um custo de 1300 euros por ano letivo para a empresa). O investimento, para a McDonald’s Portugal, passa a ser superior a 200 mil euros por ano.
Esta é uma das  formas da McDonald’s Portugal investir nos jovens talentos que todos os dias escolhem este empregador para se iniciar no mercado de trabalho. Com incentivos como o Programa ‘Up’, os colaboradores da McDonald’s Portugal beneficiam da oportunidade de crescer na vida académica e profissional e progredir dentro ou fora da empresa.

Motivos não faltam para saber mais sobre o Programa ‘Up’ e as vantagens de começar a vida profissional na McDonald’s Portugal – com a certeza que esta é uma empresa que acredita e aposta nos seus colaboradores, seja o seu sonho subir na companhia ou continuar a mostrar os ensinamentos da McDonald’s Portugal por outros caminhos no mercado de trabalho.