O segredo para a ceia de Natal perfeita

conteúdo patrocinado
23 nov 2023, 18:16
ceia de natal continente

Na receita para um jantar de Consoada inesquecível, há dois ingredientes que não podem falhar: bacalhau e azeite. Saiba onde encontrar os melhores e surpreenda a família na noite mais mágica do ano.

 Bacalhau e azeite: duas das maiores instituições da gastronomia portuguesa e as estrelas da Ceia de Natal. Por todo o mundo, onde existem portugueses, o jantar de Consoada é celebrado com o típico “bacalhau com todos”, uma das receitas mais simples e apreciadas por quem nasce neste cantinho do planeta. Na véspera de Natal, o que cada português espera ter no prato é um bacalhau que se desfaz às lascas, e poder regá-lo com o nosso “ouro líquido”, azeite da melhor qualidade. É o que basta para garantir a felicidade de cada membro da família, no momento em que todos se sentam à mesa para celebrar o Natal.

 

Ser português é conhecer o valor de um bom bacalhau. Quem não se lembra de ouvir, algures num dos Natais passados, o pai ou o avô a explicar que o melhor bacalhau é mais amarelo? O bacalhau ganha essa cor graças ao processo de cura tradicional portuguesa a que é submetido, e quanto mais tempo de cura tem o bacalhau, mais amarelo fica. Por outro lado, quanto mais longa é a cura, melhor é a textura e o sabor do bacalhau.

 

Se ouviu falar em cura portuguesa enquanto crescia, de certeza que também ouviu dizer que, para garantir que traz para casa bacalhau tenro e saboroso, é essencial que seja das melhores origens, ou seja, Noruega, Islândia e Ilhas Faroé. Há assim dois fatores que determinam o melhor bacalhau: onde foi pescado e o tempo de cura. E há um lugar onde estes fatores se alinham para conseguir o sabor que os portugueses tanto gostam: o Continente. O Bacalhau Seco Inteiro Continente Seleção é pescado nas melhores origens e submetido a uma cura tradicional de quatro meses, chegando ao prato dos portugueses exatamente como adoram, desfazendo-se às lascas ao toque da faca e com máxima suculência.

E se na Consoada não dispensamos o prato de bacalhau, por amor à tradição, também é verdade que este é um ótimo peixe para consumir todos os dias do ano. Além de ser o ingrediente principal de alguns dos melhores pratos da nossa gastronomia, diz-se que os portugueses já inventaram mais de 1001 receitas com bacalhau – e se quisermos ser criativos, ainda conseguimos criar mais. É que este peixe é absolutamente versátil. Porquê ficar pelo bacalhau com todos, bacalhau à Brás ou com natas ou bacalhau à Zé do Pipo ou à Gomes de Sá? Sabia que o típico prato britânico de “fish & chips” é muitas vezes preparado com bacalhau? O peixe favorito dos portugueses combina bem em qualquer receita e o resultado é surpreendente.  

 

O bacalhau é ainda uma excelente opção no ponto de vista da saúde e da sustentabilidade. Este peixe é capturado de forma sustentável e salgado ainda fresco. À semelhança de outros peixes, é de fácil digestão, contém um elevado teor de proteínas e de alto valor biológico, de minerais como o fósforo e o potássio e de vitaminas do complexo B, principalmente B6 e B12. Estas duas vitaminas contribuem para uma normal produção de energia no organismo, para o funcionamento do sistema nervoso e proteção da saúde cardiovascular. Além disso, o bacalhau é considerado um peixe magro.

Em homenagem aos seus avós, que passaram a sua infância a explicar a importância de escolher bom bacalhau, e passar essa tradição aos seus filhos, este Natal não deixe de passar no Continente para trazer bacalhau de qualidade superior para o jantar mais aguardado do ano.

 

 

Azeite, o melhor amigo do bacalhau

Se ainda guarda na memória a recordação daquele Natal em que toda a família achou que o azeite tinha um sabor estranho, então sabe que é importante ter a mesa o melhor azeite para regar o bacalhau na noite de Consoada. É que um mau azeite arruina de imediato todos os esforços e sacrifícios por uma noite perfeita.

Por outro lado, azeite de paladar intenso e guloso dá vontade de “raspar” o pão no prato até já não restar nem mais uma gota, não é verdade? É isso que acontece quando a escolha à mesa é o azeite Cinco Soldos, à venda em exclusivo nas lojas Continente.

 

O azeite Cinco Soldos é puro “ouro líquido” português, e o nome da sua marca conta a nossa História e o amor por este ingrediente essencial da nossa gastronomia. O nome “Cinco Soldos” leva-nos até à época da monarquia, quando as leis da proteção da agricultura determinavam uma multa de três soldos a quem arrancasse uma árvore. Mas, se fosse uma oliveira, a multa era maior: cinco soldos. A marca Cinco Soldos reforça, assim, a importância de preservar o que Portugal tem de melhor e o valor da Natureza. Os azeites Cinco Soldos são produzidos em Portugal, obtidos através de processos que mantêm toda a qualidade da azeitona, compreendendo apenas tratamentos de lavagem, moagem, decantação, centrifugação e filtragem. O momento posterior do armazenamento é feito a uma temperatura controlada, que garante a preservação da qualidade do produto acabado, dando valor ao que Portugal tem de melhor.
 

Há mais motivos para escolher um bom azeite português para a sua Ceia de Natal, como o azeite Cinco Soldos. O azeite é a única gordura que pode ser consumida logo após a extração e sem qualquer alteração, ou seja, é 100% natural.  É um tipo de gordura vegetal típica da cozinha mediterrânica que é resistente a altas temperaturas, podendo ser usado cru, para temperar uma salada, para refogar, como também cozinhado em sopas, bolos e outras receitas. É rico em nutrientes, como a gordura monoinsaturada, benéfica para a saúde, e em vitamina E, com ação antioxidante.

Consegue imaginar uma experiência gastronómica tão intensa e portuguesa como regar o Bacalhau Seco Inteiro Continente Seleção, das melhores origens e com máximo sabor, com azeite Cinco Soldos, da cor do ouro e tão brilhante como só azeite português pode ser? Com a ajuda do Continente, prepare um Natal verdadeiramente português, tão saboroso e especial como a sua família merece. Perfeito e memorável.

 

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE