Pelo menos dois mortos em naufrágio junto às ilhas Canárias. Migrantes esperaram 10 horas pelo resgate

21 jun 2023, 17:12
Naufrágio nas Astúrias (Lusa)

Autoridades conseguiram resgatar 24 pessoas, mas acredita-se que cerca de 60 pessoas estariam a bordo

Pelo menos duas pessoas foram encontradas mortas, uma delas menor de idade, após uma embarcação de pequenas dimensões que trazia a bordo dezenas de migrantes ter naufragado em alto mar, a 162 quilómetros da costa da ilha espanhola de Gran Canaria. A embarcação foi avistada ao final da tarde de terça-feira pelas autoridades espanholas, mas o resgate levado a cabo pelas autoridades marroquinas só aconteceu dez horas depois.

Ainda não existem números oficiais, mas Marrocos diz ter conseguido resgatar 24 pessoas com vida. Ainda assim, teme-se que o número de vítimas seja maior. De acordo com o jornal El País, a porta-voz da ONG Walking Borders em Espanha, Helena Maleno, acredita que cerca de 60 pessoas, entre as quais seis mulheres e um bebé, seguiam na pequena embarcação de borracha.

Acredita-se que o navio tenha saído do Saara Ocidental, perto do cabo Bojador.

O naufrágio terá ocorrido por volta das 19 horas de terça-feira, altura em que as autoridades marroquinas foram notificadas. Porém, as operações de busca e salvamento só começaram cerca de dez horas depois, por volta das 6 horas da manhã de quarta-feira.

O navio em causa era um barco insuflável semirrígido. Estas embarcações são altamente portáteis e costumam ser utilizadas para fazer pequenas expedições costeiras ou para passeios turísticos. No entanto, têm vindo a tornar-se cada vez mais populares para o transporte de migrantes.

A rota de migração das Canárias é conhecida como uma das mais mortais do mundo. As várias tentativas de embarcar em mar alto na esperança de atingir a costa espanhola mataram 559 pessoas, apenas em 2022, dos quais 22 eram crianças, segundo a Organização Internacional para as Migrações. Este número não inclui os naufrágios que nunca foram conhecidos.

Este é o segundo naufrágio numa semana. Na terça-feira, um barco de pesca espanhol encontrou outra pequena embarcação insuflável com 52 migrantes a bordo e com o cadáver de uma mulher grávida.

Até 15 de junho, dados das autoridades espanholas davam conta da chegada de cerca de 5.914 migrantes às ilhas Canárias.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados