A árvore de Natal "mais humilde" do mundo foi comprada por cêntimos e vendida por milhares

CNN , Amarachi Orie
23 dez 2023, 12:00
(CNN)

A magia festiva alimentada pela nostalgia foi creditada pela venda "surpreendente" de uma árvore de Natal, "comprada por tostões" há mais de um século, por quase quatro mil euros num leilão na sexta-feira.

A árvore de 78 centímetros, completa com 25 ramos, 12 bagas e seis mini castiçais, estava estimada para ser vendida por um preço entre 70 e 93 euros na casa de leilões Hansons Auctioneers, no condado de Oxfordshire, no sudeste de Inglaterra. Uma batalha global de licitações fez com que o resultado final excedesse largamente este valor, de acordo com um comunicado de imprensa de sexta-feira.

"A magia do Natal continua a viver! A árvore de Natal mais humilde do mundo tem uma nova casa e estamos muito satisfeitos tanto pelo comprador como pelo vendedor", afirmou Charles Hanson, proprietário da Hansons Auctioneers, no comunicado.

A árvore de Natal chegou a casa de Dorothy Grant em 1920, quando ela tinha oito anos de idade, e foi apreciada até à sua morte, aos 101 anos, em 2014 (CNN)

A árvore de Natal chegou a casa de Dorothy Grant, em Leicestershire, nas East Midlands de Inglaterra, em 1920, quando tinha oito anos, e ela estava "extremamente entusiasmada", afirmou a casa de leilões no comunicado. Decorou-a com algodão para imitar a neve, uma vez que as bugigangas eram luxuosas depois da Primeira Guerra Mundial.

Dorothy guardou a árvore até à sua morte, aos 101 anos, em 2014. Depois disso a filha, Shirley Hall, herdou-a.

Shirley Hall, fotografada em casa em Leicestershire, Inglaterra, herdou a árvore da sua mãe aos 84 anos (CNN)

"Originalmente, teria sido comprada por cêntimos, mas foi vendida por milhares, o que é espantoso. Penso que se deve ao poder da nostalgia. A história de Dorothy tocou as pessoas", disse Hanson.

"Por muito simples que fosse, a Dorothy adorava aquela árvore. Tornou-se uma parte essencial das celebrações familiares durante décadas. O facto de lhe ter trazido tanta alegria é, por si só, humilde. Lembra-nos que a extravagância e o excesso não são necessários para captar o espírito do Natal", acrescentou.

Charles Hanson, proprietário da casa de leilões Hansons Auctioneers, considerou a venda da árvore "espantosa", acrescentando: "Acho que se deve ao poder da nostalgia" (CNN)

Hanson sugeriu no comunicado que a árvore poderia ter sido produzida para uma loja de departamentos cara de Londres. Apesar de se assemelhar às primeiras árvores artificiais produzidas em massa e vendidas pelos populares armazéns Woolworths, Hanson afirma que difere das árvores vendidas anteriormente devido à decoração com tinta vermelha na sua base de madeira.

"A vendedora decidiu desfazer-se dela para honrar a memória da sua mãe e para garantir que sobrevive como uma humilde recordação da vida dos anos 20 - uma década de grande expansão", acrescentou.

Uma árvore de Natal semelhante, comprada na Escócia pelo equivalente a sete cêntimos em 1937, foi vendida por 174 euros na Hansons Auctioneers em 2019, segundo Hanson. Outra, encontrada na cidade inglesa de Derby, foi vendida por 487 em 2017.

"Mas a árvore de Dorothy realmente se destacou", disse ele.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados