Mundial 2030: Governo saúda "momento histórico" para Portugal

Agência Lusa , IS
4 out 2023, 17:50

Ana Catarina Mendes considerou que este “é um dia de celebração para os portugueses, para o futebol e para o desporto em Portugal”

A ministra Adjunta Ana Catarina Mendes saudou esta quarta-feira “o momento histórico” do anúncio da FIFA de que Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar em conjunto o Mundial de Futebol de 2030, considerando que “é um dia de celebração para os portugueses”.

Em declarações na Assembleia da República, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, que tutela a área do Desporto, não adiantou, para já, mais detalhes desta organização, questionada sobre se existe um estimativa de custos ou qual o número de estádios envolvidos em Portugal.

“Teremos tempo de falar sobre toda a organização. Hoje o que é relevante é o sucesso da candidatura, a escolha da FIFA desta candidatura, a demonstração de unidade nesta diversidade de culturas e na capacidade de o desporto de também ele fazer integração”, disse.

Ana Catarina Mendes considerou que este “é um dia de celebração para os portugueses, para o futebol e para o desporto em Portugal”.

“Trabalharemos para que, mais uma vez, a organização seja mais uma vez um orgulho para os portugueses e é nisso que estaremos empenhados nos próximos tempos”, assegurou.

A ministra destacou que, em 2030, será assinalado o centenário do mundial de futebol, pelo que o evento “juntará três continentes e seis países, numa demonstração de que o desporto é inclusão, integração, diversidade de culturas”.

O Campeonato do Mundo de futebol de 2030 vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, anunciou esta quarta-feira a FIFA, após a reunião do Conselho do organismo.

“O Conselho da FIFA decidiu unanimemente que a única candidatura elegível é a conjunta entre Marrocos, Portugal e Espanha, que irá organizar a competição em 2030”, refere a FIFA em comunicado divulgado no site oficial.

Na mesma nota, o organismo revelou ainda que Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber três jogos desse Mundial, como forma de “celebrar o centenário” da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados