Mais de 600 migrantes desembarcaram nas Ilhas Canárias desde sábado, três morreram

Agência Lusa , MM
28 jan, 14:14
Migrantes resgatados pelo Salvamento Marítimo em Espanha (EPA)

Um dos migrantes morreu enquanto era atendido no porto e, segundo o relato dos sobreviventes, o corpo de outra pessoa foi atirado ao mar quando estavam perto da costa, mas não foi localizado

Mais de 600 migrantes desembarcaram na costa das Ilhas Canárias, Espanha, desde sábado, a bordo de seis botes, segundo fontes do dispositivo de emergência, havendo registo de três mortes.

A contabilização foi feita após as 20:00 de sábado, depois de uma embarcação ter chegado ao porto de La Estaca, na ilha de El Hierro, com cerca de meia centena de pessoas em mau estado de saúde e em que três acabaram por morrer.

Fontes dos serviços de emergência confirmaram à agência EFE que um dos migrantes morreu enquanto era atendido no porto e, segundo o relato dos sobreviventes, o corpo de outra pessoa foi atirado ao mar quando estavam perto da costa, mas não foi localizado.

Durante a madrugada, o corpo de Salvamento Marítimo acompanhou outro bote com 103 pessoas, incluindo uma mulher e 10 menores, até ao porto de La Restinga, depois de o barco ter sido localizado a cerca de dez milhas da costa.

A Guarda Civil espanhola acompanhou outros dois barcos que transportavam 225 pessoas, entre as quais dez foram transferidas para centros de saúde, segundo fontes da Cruz Vermelha.

Também no porto de La Restinga, desembarcaram 69 pessoas na tarde de sábado, todos homens, que estavam a bordo de um barco localizado por um helicóptero de Resgate Marítimo, a 60 milhas da costa.

Foi localizada uma outra embarcação com 36 homens a bordo, na tarde de sábado, a cerca de cinco milhas de Maspalomas, na Gran Canária.

No porto de Los Cristianos, em Tenerife, desembarcaram 105 pessoas durante a noite, das quais quatro foram levadas para centros de saúde. Horas antes, já tinha desembarcado um outro bote com 136 pessoas.

Os três mortos em El Hierro juntam-se a outros dois, um homem e uma mulher, que viajavam num barco resgatada na sexta-feira perto de La Restinga com 69 pessoas a bordo. Cinco dos ocupantes foram levados ao hospital.

Entre sexta-feira e sábado, a autoridade marítima nacional espanhola prestou assistência aos ocupantes de numerosos embarcações onde viajavam mais de 500 pessoas, elevando para mais de 1.000 o número de migrantes que chegaram durante o fim de semana à costa das ilhas Canárias.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados