Deputado australiano sente-se mal após ingerir 'presente dos deuses': "Fiquei com os olhos trocados"

16 dez 2022, 11:50
Michael McCormack (AP Photo)

Michael McCormack descobriu, da pior maneira, que o sakau, uma bebida tradicional da Micronésia feita a partir da raiz de kava, não só deve ser bebida devagar como em pequenas quantidades

 
O deputado e antigo vice-primeiro-ministro da Austrália Michael McCormack sentiu-se mal e teve de ser hospitalizado depois ingerir sakau, uma bebida tradicional da Micronésia feita a partir da raiz de kava. A kava é uma planta natural das ilhas do Oceano Pacífico, com propriedades narcóticas, usada para fins medicinais.
 
Tudo aconteceu durante um périplo de uma delegação australiana pela região do Pacífico. McCormack fazia parte da delegação da Austrália e estava na Micronésia para assinalar 35 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Uma ocasião que foi assinalada com uma sessão de dança tradicional e com sakau, que simboliza na cultura da Micronésia um "presente dos deuses". É geralmente servido na casca de um coco e essa taça vai sendo passada entre os convidados, conforme a sua importância.

As bebidas feitas a partir de kava, com propriedades narcóticas, são muito comuns na região do Pacífico e McCormack, que já tinha experimentado outras versões, sabia que, em alguns locais, deve-se ingerir tudo de uma vez, num gole. Uns dias antes, em Vanuatu, McCormack tinha tomado cinco taças de outra bebida de kava e esperava que o sakau tivesse características similares. Só que descobriu, da pior maneira, que o sakau não só deve ser bebido devagar como em muito pequenas quantidades porque é bem mais forte do que as outras versões de kava.

Ao jornal Guardian explicou que bebeu o sakau num grande gole, num sinal de respeito, mas que acabou por se sentir muito mal. "Olhei para o ministro Penny Wong e murmurei 'não estou bem'. Fiquei com os olhos trocados. Fiquei mesmo. Depois alguém me arranjou um balde e pronto", revelou. Membros da delegação australiana começaram por abanar o ex-governante e depois seguraram-lhe a cabeça, enquanto vomitava para um balde do lixo.

Mas McCormack teve mesmo de ser hospitalizado numa unidade local. Recebeu tratamento para a desidratação e esperou no hospital que os efeitos passassem. Contou que esteve a dormir durante 14 horas seguidas: "Nunca dormi tanto em toda a minha carreira parlamentar. Não me lembro de dormir assim desde que era adolescente."

O antigo vice-primeiro-ministro falhou as visitas aos países da região que se seguiram. Enquanto os restantes membros da delegação australiana já viajavam para o arquipélago de Paulau, McCormack ainda permanecia na Micronésia a recuperar do sucedido.
 

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados