Whoopi Goldberg pede desculpa depois de dizer que o Holocausto "não é sobre raça"

1 fev 2022, 10:00
Whoopi Goldberg Foto: AP

Atriz e apresentadora do programa The View defendeu que o Holocausto era sobre a "desumanidade" dos homens contra os homens e não sobre raça. Corrigiu declarações num comunicado onde pediu desculpa

Whoopi Goldberg viu-se obrigada a pedir desculpa e a corrigir-se depois de dizer, num programa que apresenta na televisão norte-americana, que o Holocausto não era sobre raça, mas sobre "a desumanidade do Homem para com o Homem". 

Durante o talk-show "The View", na estação ABC, a atriz comentava a decisão da direção de uma escola no estado do Tennessee, nos EUA, que decidiu retirar do currículo o clássico contemporâneo de banda-desenhada Maus ("rato", em alemão), da autoria de Art Spiegelman.

O livro conta a história de Vladek Spiegelman, pai do autor, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, e ganhou o Prémio Pulitzer de literatura. Segundo a CNN, a escola norte-americana decidiu substituir a obra devido a uma imagem de nudez e linguagem obscena.

"Sejamos honestos, o Holocausto não é sobre raça. É sobre a desumanidade do Homem para com o Homem. São dois grupos de pessoas brancas", disse Goldberg, acrescentando: "É sobre como nos tratamos. É um problema. Não interessa se és negro ou branco, judeu"

A intervenção da atriz e apresentadora foi prontamente criticada e considerada "perigosa", nomeadamente pela organização não-governamental americana StopAntisemitism.

 

"Notícia de última hora: Whoopi Goldberg, seis milhões de nós foram gaseados, mortos à fome e massacrados porque éramos considerados uma raça inferior pelos nazis. Como te atreves a minimizar o nosso trauma e sofrimento?", escreveu a organização no Twitter. 

Perante as reações aos seus comentários, Whoopi Goldberg emitiu um comunicado pedindo desculpa. "No programa de hoje disse que o Holocausto não era sobre raça, mas sobre a desumanidade do Homem para com o Homem. Devia ter dito que era sobre ambas", admitiu.

 

"Como disse Jonathan Greenblatt da Liga Anti-Difamação, foi sobre o aniquilar sistemático dos judeus pelos nazis, que os julgavam uma raça inferior. Estou corrigida", acrescentou a atriz, concluindo que os judeus em todo o mundo terão sempre o seu apoio e pedindo desculpa pelo sofrimento causado. 

 

Greenblatt, da sua parte, agradeceu a correção de Goldberg. "Quando o antissemitismo atinge níveis históricos, espero que possamos trabalhar juntos para combater a ignorância daquele crime horrendo e do ódio que nos ameaça a todos", escreveu no Twitter.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados