Djokovic e Bellingham distinguidos nos prémios Laureus

22 abr, 23:50
Djokovic Prémios Laureus (Foto: Manu Fernandez/LUSA)

Tenista sérvio recebeu o prémio de «Desportista masculino do ano», já o internacional britânico arrecadou o troféu de «Revelação do ano»

Novak Djokovic e Jude Bellingham foram dois dos atletas distinguidos, esta segunda-feira, na cerimónia dos prémios Laureus, que decorreu em Madrid.

O tenista sérvio, líder do ranking ATP, arrecadou o troféu de «Desportista masculino do ano» e igualou assim o recorde de Roger Federer, em número de prémios Laureus na carreira, com cinco.

Para conquistar este galardão, Djokovic teve de bater a concorrência do piloto Max Verstappen, dos futebolistas Lionel Messi e Erling Haaland, do recordista de salto com vara, Mondo Duplantis e do velocista Noah Lyles.

Quanto a Jude Bellingham levou para casa o prémio de «Revelação do ano», que tal como as restantes distinções, foi escolhido por 69 grandes desportistas internacionais de todos os tempos.

Destaque também para Aitana Bonmatí, que conquistou o troféu de «Desportista feminina do ano». A jogadora do Barcelona ganhou tudo o que havia para ganhar esta temporada e inclusive tornou-se na primeira futebolista, masculina ou feminina, a ser no mesmo ano, campeã nacional com o Barcelona, campeã do mundo por Espanha, vencedora da Liga dos Campeões e a ganhar a Bola de Ouro.

Quanto aos restantes vencedores, Simone Biles, ginasta norte-americana, recebeu o troféu de «Regresso do ano» e a holandesa Diede De Groot conquistou o prémio de «Desportista paralímpica do ano».

Já a «skater» australiana Arisa Trew, de apenas 14 anos, foi distinguida como «Melhor do ano em desportos de ação» e a Fundação Rafael Nadal arrecadou o troféu «Desporto para o bem».

Por fim, a seleção espanhola de futebol feminino conquistou o prémio de «Equipa do ano», depois de ter sido campeã do mundo, em agosto de 2023, na Austrália.

Patrocinados