FIFA acusa Blatter e ex-dirigentes de se apropriarem de 71 milhões de euros

3 jun 2016, 16:09
Joseph Blatter (EPA/Patrick B. Kramer)

Organismo fala em «esforço concertado» e fez denúncia às autoridades suíças

A FIFA acusou Joseph Blatter de novas irregularidades, falando numa ação concertada do antigo presidente e mais dois ex-responsáveis para se apropriarem de 71 milhões de euros nos últimos cinco anos. A informação resulta das investigações internas da FIFA e já foi comunicada às autoridades suíças, divulgou o organismo.

«As evidências parecem revelar um esforço coordenado dos três antigos dirigentes de cúpula da FIFA para enriquecerem através de aumentos salariais anuais, bónus do Campeonato do Mundo e outros incentivos, no total de mais de 79 milhões de francos suíços [71 milhões de euros]», diz Bill Burck, da empresa de advogados responsável pela auditoria interna. Além de Blatter, os nomes referidos são os de Jérôme Valcke e Markus Kattner, que eram respetivamente secretário-geral e secretário-geral adjunto da FIFA.

O anúncio da FIFA no dia em que se soube que o Ministério Público da Suíça apreendeu vários documentos e material informático durante buscas realizadas na sede da instituição, em Zurique, no âmbito do escândalo de corrupção que abalou o organismo regulador do futebol mundial.

 

Relacionados

Patrocinados