Liga dos Campeões: Bayern-Manchester no jogo dos medos

17 abr 2001, 18:40

Ingleses têm que recuperar do 0-1, em Old Trafford O Bayern Munique, a passar por uma crise no campeonato alemão, recebe esta quarta-feira o Manchester United, em jogo a contar para segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com medo da eliminação. Do lado dos alemães, destaque para o regresso do capitão Effenberg. Em contrapartida, David Beckham é o grande ausente no Manchester. «As raparigas de Munique não ficaram satisfeitas, mas eu fiquei bastante feliz», disse Uli Hoeness, director dos alemães.

A derrota, em casa, frente ao Schalke 04, no passado fim-de-semana, deixou sequelas na equipa do Bayern Munique. Apesar da vitória na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, em Old Trafford, por 1-0, os campeões alemães recebem esta quarta-feira o Manchester United num clima de tensão. 

«Podemos ser eliminados da Liga dos Campeões e no campeonato a situação está tão apertada que ainda podemos ficar em sexto lugar. Temos que ter consciência disso», afirmou Franz Beckenbauer, presidente do Bayern Munique, em declarações à Rádio Baviera. 

Seguindo a mesma linha de raciocínio do dirigente máximo do clube, o avançado brasileiro Giovanne Elber revela que tem «medo de chegar ao fim da época com as mãos vazias», admitindo inclusivamente a possibilidade de a sua equipa sair derrotada frente aos campeões ingleses: «Somos humanos e podemos sempre perder.» 

A recordação da final da Liga dos Campeões de há dois anos, na qual o Bayern Munique foi derrotado (1-2) nos últimos minutos pelo Manchester United, depois de ter estado a vencer por 1-0 durante grande parte do encontro, adensa ainda mais a atmosfera que se vive na Baviera. 

O regresso do capitão Stefan Effenberg é a principal novidade para o treinado Ottmar Hitzfeld, que não pode contar com o francês Lizarazu nem com o bósnio Salihamidzic. «Não podemos dar espaço ao Manchester, devemos manter a posse de bola e jogar o mais à frente possível. Temos de marcar um ou dois golos», referiu o técnico dos alemães. 

David Bechkam é o grande ausente no Manchester 

Parece que os receios, contudo, não estão só no lado alemão. Roy Keane, capitão do Manchester United, assume que a eliminação na Liga dos Campeões seria vista como um fracasso. «Se não ganharmos podem rolar cabeças, incluindo a minha», afirmou o médio irlandês. 

Já o treinador Alex Ferguson considera a partida frente ao Bayern Munique como a mais importante do ano e admite que «apesar de ser difícil vencer, não é impossível».  

Ferguson tem uma baixa de vulto para o encontro desta quarta-feira: o internacional inglês David Beckham. Uli Hoeness, director dos alemães, já comentou a ausência de Bechkam: «As raparigas de Munique não gostaram, mas eu fiquei bastante contente.» 

Em contrapartida, o técnico inglês desvalorizou a situação, afirmando inclusivamente que Bechkam, castigado, «não tem estado em forma nas últimas semanas». 

A confirmação, no passado fim-de-semana, da conquista de mais um campeonato por parte do Manchester United pode ser um factor moralizador para os reds, que apostam na marcação de um golo o mais cedo possível. «Se a minha equipa passar a primeira hora sem alcançar o golo, vamos ter por problemas», disse ainda Alex Ferguson. 

De referir que o árbitro do encontro entre alemães e ingleses é o português Vítor Pereira. 

Equipas prováveis: 

BAYERN MUNIQUE - Kahn; Kuffour, Andersson e Linke; Sagnol, Jeremies, Effenberg e Tarnat; Jancker, Elber e Scholl. 

MANCHESTER UNITED - Barthez; Gary Neville, Brown, Stam e Silvestre; Scholes, Keane, Butt e Giggs; Cole e Yorke. 

Árbitro: Vítor Pereira (Portugal)

Patrocinados