Antigos companheiros no Áustria Viena lamentam a morte de José Águas

11 dez 2000, 13:39

Busek e Jacaré eram amigos inseparáveis do antigo internacional português Busek, Águas e Jacaré formavam um trio ofensivo no Áustria Viena que ganhou fama nos anos sessenta como os «três bandidos». Fora do campo eram amigos inseparáveis. O Maisfutebol registou as sentidas reações dos dois jogadores à morte de José Águas.

A notícia da morte de José Águas chegou ao Austria de Viena e abalou os seus antigos companheiros, Hans Buzek e Jacaré, que constituiram, com o avançado português, o trio ofensivo que ganhou fama nos anos sessenta, que ainda hoje pedura, como «os três bandidos inseparáveis». 

Hans Buzek, cerca de oito anos mais novo que Águas, é considerado hoje um dos melhores jogadores do século na Áustria. Destacou-se como o mais jovem internacional austríaco e fez furor como ponta-de-lança, chegando a integrar uma selecção da FIFA. Esteve com José Águas há dois anos em Lisboa depois de quase trinta anos sem se falarem. A notícia deixou o antigo jogador extremamente abalado. 

«Perdi um grande amigo, um grande homem. Estou muito triste. Passámos muito tempo juntos. Foram tempos extraordinários, de muitas alegrias. Eramos companheiros de quarto e as nossas famílias estavam sempre juntas quando o Rui era ainda uma criança». 

Buzek revelou que o último encontro em Lisboa, há dois anos, foi muito emocionante e pretende guardar essa imagem para a eternidade. «Ficaram gravadas na minha cabeça. Nunca o vou esquecer», revelou o antigo companheiro de José Águas que diz ter várias fotografias dos «belos momentos que passaram juntos». 

Jacaré: «Desejo ao Zé uma boa viagem» 

Valdemar Graciano, conhecido por Jacaré no futebol, é o terceiro elemento dos «três bandidos». De origem brasileira mas naturalizado austríaco, está actualmente internado numa clinica em Insbruck, na sequência de uma trombose. Mesmo debilitado, Jacaré não quis de deixar de lamentar a perda «de um grande amigo». 

«Busek deu-me a notícia. Estou muito triste. Fomos grandes amigos. Passámos por muitas alegrias dentro e fora de campo. Desejo ao Zé uma boa viagem e aguardo um bom reencontro», revelou Jacaré que viu José Águas pela última vez há oito anos numa visita a Lisboa. 

O Austria de Viena anunciou, entretanto, que vai lançar um comunicado no seu site da internet (www.fk-austria.at) a anunciar o falecimento de José Águas e a dar os pêsames à família. 

Herman Stessl, antigo treinador do F.C. Porto, também ficou consternado com a notícia. O técnico austríaco é amigo pessoal de Busek e guarda boas recordações de Portugal. Há dois anos, foi ele que organizou o encontro entre José Águas e Busek em Lisboa.

Patrocinados