F.C. Porto: a viagem ao passado dos novos equipamentos

1 jul 2002, 18:43

Vestes inspiradas no modelo de 1906 A nova camisola do Porto tem quatro riscas azuis e três brancas, mais delgadas do que as habituais.

Cidade do Porto como pano de fundo, a ponte Luz I à beira, o rio Douro a escassos metros. O F.C. Porto apresentou os novos equipamentos para a temporada futebolística na marginal de Vila Nova de Gaia, num cenário extremamente específico e bastante calmo. O vestuário será uma espécie de viagem ao passado, inspirada no modelo de 1906.

Quatro riscas azuis e três brancas, mais delgadas do que o habitual nos últimos anos, compõem a indumentária do dragão - design da responsabilidade da multinacional Nike. Em termos genéricos, a nova camisola assemelha-se às vestes do Gotemburgo e da Real Sociedad, o que significa um final na camisola da época anterior, listada a meio.

«Este foi um equipamento utilizado durante várias épocas. Espero que nos traga sorte», expressou o presidente Pinto da Costa, considerando-o «bonito» numa cerimónia em que o treinador José Mourinho e alguns elementos da SAD também marcaram presença. «Novos equipamentos, novos resultados», sublinhou, provavelmente na esperança deste ser o ano do tão desejado título, depois de três temporadas de jejum.

Um pedaço de céu

No fundo, as novas vestes foram inspiradas no modelo utilizado no longínquo ano de 1906. «Este equipamento principal faz parte da história do F.C. Porto. Optámos por este porque tem história no clube e esperámos que seja o regresso às vitórias», disse o presidente azul e branco, mostrando-se bastante optimista em relação ao futuro.

Se a camisola principal é um regresso ao passado, o alternativo é uma inovação. É azul - o anterior era cinzento - e foi inspirado na cor do céu. É um azul celeste, há quem o apelide de pedaço de céu, tais são as semelhanças cromáticas, se bem que as zonas circundantes à gola tenham uma tonalidade mais escura. «Tentámos aliar a tradição, no primeiro, à inovação no segundo equipamento», adiantou Pedro Costa, um dos responsáveis da Nike em Portugal, que também assegurou que o material é utilizado é bastante cómodo para os jogadores.

A indumentária do guarda-redes será cinzenta - não preta como na época passada. Não se trata de um cinza escuro, mas claro, e as meias serão da mesma cor da camisola. Os calções, como costuma ser habitual, são negros. Não se trata propriamente de uma inovação de fundo.

Patrocinados