Fotógrafo oficial da presidência francesa divulgou duas fotografias do presidente a praticar boxe. Há celeuma
A preto e branco, duas fotografias do presidente francês a praticar boxe foram suficientes para criar burburinho na política francesa - e nas redes sociais.
As imagens, publicadas pela fotógrafa oficial da Presidência, Soazig de la Moissonnière, no Instagram, mostram Macron de dentes cerrados e bíceps fortes durante o treino - desporto que, segundo Brigitte Macron, o presidente pratica duas vezes por semana.
Segundo o The Guardian, os utilizadores das redes sociais começaram por comparar Macron a Rocky Balboa - ou Rocky Macron, como fez o Libération -, mas rapidamente questionaram o objetivo das imagens que surgiram no momento em que o presidente francês apelou à Europa para que reforçasse a sua resposta à guerra da Rússia na Ucrânia.
Sandrone Rousseau, deputada do partido Verdes, questionou a publicação das imagens, afirmando que são "uma derrota para o progressismo" e espelham "pobreza de comunicação política". Uma opinião partilhada por Jonathan Bouchet-Petersen, do jornal Libération, que considerou as imagens uma "escolha de comunicação bastante desanimadora".
No X, o professor de história na Universidade de Lorraine Éric Anceau afirmou que as fotografias "fazem parte da virilidade neopopulista de que certos líderes gostam atualmente, a começar pelo mestre do género (até agora) Vladimir Putin".
Putin já foi fotografado a pescar, a disparar e a cavalgar de tronco nu, a jogar hóquei no gelo, tendo até calendários com as suas imagens mais ousadas.