Trump vai mesmo ser julgado antes das eleições: está decidido

CNN Portugal , MJC
15 fev, 14:58
Donald Trump à chegada ao tribunal de Nova Iorque (EPA)

Em causa a acusação de que Trump falsificou registos comerciais para encobrir o pagamento de 130 mil dólares a Stormy Daniels

Tribunal confirma que o julgamento criminal de Donal Trump vai começar a 25 de março, em Nova Iorque, rejeitando assim os apelos do ex-presidente norte-americano para só ser julgado após as eleições. Este será o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos EUA.

Em causa a acusação de que Trump falsificou registos comerciais para encobrir o pagamento de 130 mil dólares a Stormy Daniels, antes das eleições de  2016, para que ficasse em silêncio sobre o seu alegado caso extraconjugal.

Donald Trump, de 77 anos, o favorito à nomeação republicana para desafiar o presidente democrata Joe Biden nas eleições de 5 de novembro nos EUA, tinha pedido ao juiz Juan Merchan para adiar o julgamento. Mas o seu pedido foi recusado: “Neste momento, posso informar que avançaremos para a seleção do júri em 25 de março”, disse o juiz  Merchan na abertura de uma audiência pré-julgamento em Manhattan. Desta forma, Trump terá de comparecer em tribunal em vez de se dedicar por completo à campanha eleitoral.

Numa audiência separada esta quinta-feira, os advogados de Trump pedirão a um juiz da Geórgia que desqualifique a promotora que o acusou de vários crimes na tentativa de reverter a sua derrota nas eleições de 2020. A  promotora, Fani Willis, admitiu ter um relacionamento romântico com um advogado da sua equipa.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados