Bobi perde o título de "cão mais velho do mundo"

22 fev, 12:23
Bobi, o cão mais velho do mundo (foto Paulo Cunha/Lusa)

Investigação foi desencadeada após queixas de alguns veterinários sobre a idade do Rafeiro Alentejano

Bobi, o Rafeiro Alentejano que chegou a ser coroado o "cão mais velho do mundo", perdeu o título, anunciou nesta quinta-feira o Guinness, que divulgou os resultados de uma investigação.

O Guinness concluiu que "deixaram de existir as evidências necessárias" que deram o título ao cão português, que morreu em outubro do ano passado, alegadamente com 31 anos e 165 dias.

A investigação foi desencadeada após queixas de alguns veterinários sobre a idade do Rafeiro Alentejano, que viveu a vida toda numa aldeia de Leiria. De acordo com o Guinness, as informações que constavam na base de dados portuguesa (chip) tinham sido fundamentais para apurar a idade, no entanto, a mesma não exigia prova de idade para cães nascidos antes de 2008. Ou seja, "sem qualquer prova conclusiva", torna-se impossível a manutenção do título.

"Temos um enorme orgulho em garantir o melhor possível a exatidão e a integridade de todos os nossos títulos. Na sequência de preocupações levantadas por veterinários e outros peritos, tanto a nível privado como em comentários públicos, e das conclusões de investigações conduzidas por alguns meios de comunicação social, considerámos importante iniciar uma análise do registo do Bobi. Naturalmente, exigimos provas para todos os títulos do Guinness World Records", afirmam.

 

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados