«Se calhar o empate seria normal», reconhece Marinho Peres

1 dez 2000, 23:43

Belenenses-V. Guimarães, 1-0 (reportagem)

No final do encontro com o Guimarães, Marinho Peres era um treinador satisfeito. Apesar de considerar o encontro «dificilimo», o técnico do Belenenses gostou muito do encontro. «Foi uma partida fantástica, disputada até ao fim», afirmou. 

Marinho Peres não acha que o empate fosse desajustado, principalmente pelo primeiro tempo, no qual o técnico achou que a equipa vimaranense esteve melhor. «Pelo jogo em si, o empate seria normal. O Guimarães foi fantástico no primeiro tempo e no segundo tempo teve que arriscar tudo. Nós também pressionámos sem parar. A chuva dificultou a mobilidade», referiu. 

O técnico não deixou de elogiar a equipa adversária, afirmando que «mais cedo ou mais tarde vai subir de rendimento» e acrescentando que o V. Guimarães «tem um grande equipa e haverá de jogar o que sabe». 

Marinho Peres mostrou-se ainda solidário com o novo técnico do Guimarães, afirmando que «a vida de treinador é muito difícil» e que «seria mais cómodo trabalhar em Holywood».  

Os elogios foram também para o Belenenses: «Os jogadores têm muito talento e qualidade. A equipa vive um espírito salutar e de união e foi isso que me motivou a estar aqui hoje», referiu o treinador, que está ainda em recuperação de uma pequena intervenção cirúrgica a que foi sujeito na passada segunda-feira. 

Marinho Peres está contente com a situação da sua equipa, que com esta vitória alcançou temporariamente o terceiro lugar da tabela: «Ter 25 pontos quando faltam quatro jogos para o fim da primeira volta é uma coisa muito bonita. Estou até emocionado.» 

Quanto ao golo que deu a vitória ao Belenenses, o técnico brasileiro referiu que foi no melhor momento do Guimarães que aconteceu, mas salienta que «a beleza do futebol é essa mesmo». 

«Quem não faz, toma!» (Marcão) 

Marcão apontou o golo da vitória do Belenenses e foi substituído aos 74 minutos, debaixo dos protestos dos adeptos e também contra a vontade do jogador. «Quando se sente que está bem no jogo, ainda mais tendo feito o golo, é natural que não se fique contente quando se é substituido, mas depois pensei e vi que quem está de fora sabe melhor o que fazer», afirmou a propósito. 

O avançado considera que foi «uma vitória difícil». E por isso não afasta o mérito do Guimarães: «Na primeira parte dominámos, tivemos boas oportunidades que não conseguimos concretizar. Não digo que foi um resultado justo, mas há jogos assim: quem não faz, toma». 

No próximo sábado, o Belenenses vai a Alvalade. Para Marcão este é um «jogo igual aos outros». «O jogo é para ganhar, não vamos mudar o esquema por ser o Sporting», afirmou. 

«Sabe a injustiça» (Álvaro Magalhães) 

Álvaro Magalhães estava desiludido com o resultado do encontro. «O Guimarães foi a melhor equipa em campo e jogou para ganhar. O único deslize que tivemos deu o golo ao Belenenses», afirmou. Por isso o técnico afirma que «este resultado sabe a injustiça». 

Para o técnico vimaranense, a vitória do Belenenses tratou-se de «sorte», uma vez que para Álvaro Magalhães o Guimarães «lutou muito e tentou sempre ser uma equipa mais forte». 

«Podíamos ter matado o jogo na segunda parte, pois tivemos mais oportunidades de golo. Acho que os meus jogadores mereciam a vitória pela atitude e pelo bom futebol», referiu.

Apesar da derrota o técnico encara o futuro com confiança e promete melhores resultados e «alegrias à massa associativa»: «Temos trabalhado muito nestas semanas. Infelizmente hoje não ganhámos. Mas há que encarar o futuro com confiança e tenho a certeza de que no próximo sábado vamos fazer melhor». 

Quanto a novos reforços para o Guimarães, o treinador afirmou desconhecer Jaime, um jogador brasileiro, de 21 anos, do Remo de Recife, que alguns jornais anunciaram estar a caminho da cidade-berço. No entanto, o técnico confirmou a inscrição de Nandinho: «É um jogador novo, português e é um bom valor, pode estar em condições de dar o máximo e é pena um jogador como ele estar parado, pois pode ajudar-nos a ganhar». 

Pimenta Machado, presidente do Vitória, considerou também o resultado do encontro «injusto». Quanto a novas contratações, o presidente não desmentiu a contratação de Jaime, afirmando que «na altura certa tudo será anunciado». 

O presidente quis ainda deixar um apelo aos adeptos vimaranenses para que vão ao Estádio Afonso Henriques apoiar a equipa, tal como os adeptos do Belenenses fizeram hoje (sexta-feira), mesmo «enquanto era o Guimarães que dominava o jogo».

Patrocinados