Mais um bilhete assinado por Messi com Klose recordista

22 jun 2014, 08:53
Argentina vs Irão

Argentina garante a passagem aos oitavos de final

A Argentina é a quinta seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final. Os sul-americanos venceram o Irão comandado por Carlos Queiroz, mas voltaram a não convencer pelo futebol apresentado.

O jogo da equipa de Alejandro Sabella voltou, a exemplo da jornada inaugural, a não deslumbrar e é na produção atacante de uma seleção cheia de estrelas no ataque que se nota mais a falta de resultados – se bem que os argentinos ainda não foram postos à prova (a sério) nos setores mais recuados (leia-se, por uma seleção que jogue de igual para igual na tendência atacante).

Sem o ataque convincente que se esperava para este Mundial (até agora) Lionel Messi tem estado à altura da sua condição entre os melhores do mundo e tem «resolvido» os problemas da sua equipa.

Se frente à Bósnia, o «dez» argentino tinha arrancando um golo ao seu estilo para dar a vitória, neste sábado voltou a marcar um «golo à Messi» garantir à Argentina três pontos (e a qualificação) já nos descontos quando se pensava que a seleção orientada por Queiroz iria para a última jornada do Grupo F com dois pontos.

No jogo com o Irão, Messi cumpriu a 88ª internacionalização e ultrapassou Maradona em jfgos com a camisola da Argentina. Estes factos de hoje serviriam para colocar «La Pulga» como figura do dia, mas Miroslva Klose «lembrou-se» de entrar para a história – e essa é outra história de que já vai falar-se.

A ficha de jogo
e a crónica
do Argentina-Irão.

O último jogo deste sábado selou mais contas neste grupo e deixou a Bósnia-Herzegovia já eliminada do Mundial. Neste Grupo F, a Nigéria colocou-se na melhor posição para secundar os argentinos no apuramento tendo agora dois pontos de diferença sobre o Irão.

A vitória dos nigerianos foi, porém, tão importante quanto polémica – ver também o caso, mais à frente.

A ficha de jogo
e a crónica
do Nigéria-Bósnia.

O que joga a favor da equipa de Queiroz no apuramento que ainda é possível é que o Irão vai defrontar um adversário que já nada tem a ganhar no Mundial. Nigerianos e argentinos vão lutar pelo primeiro lugar do grupo sabendo que um deles vai cruzar-se com a França...

Confira o calendário
do Mundial

O jogo a meio do dia de futebol disse muito respeito a Portugal. O empate entre Alemanha e Gana vincou ainda mais a necessidade de Portugal vencer neste domingo os Estados Unidos, mas deixou também a Seleção Nacional a depender de si própria para passar aos oitavos de final.

Portugal ficou, no entanto, também a saber que uma derrota significa a eliminação do Campeonato do Mundo.

No jogo entre alemães e ganeses, a seleção africa correspondeu às boas indicações que tinha dado no jogo de estreia pondo os germânicos em sentido. Numa segunda parte intensa – muito intensa mesmo –, o Gana ficou a perder, mas não se ficou. Ao ponto de ter dado a volta e a obrigar os germânicos a muito trabalho para não saírem derrotados.

A ficha de jogo
e a crónica
do Alemanha-Gana.

O Grupo G tem agora um líder com quatro pontos e os EUA como equipa que à segunda jornada pode garantir já o apuramento à custa de Portugal.

A figura:
Miroslav Klose
conseguiu ocupar este lugar que parecia estar destinado a Messi, pelo segundo dia o homem do jogo. Mas o feito do germânico é mais universal. Klose estreou-se neste Campeonato do Mundo e igualou Ronaldo como recordistas de golos marcados em fases finais de Mundiais: 15.



O avançado alemão cumpriu o jogo 133 pela seleção germênica e voltou a bater Gerd Müller nos melhores registos internos. Klose já tinha ultrapassado Müller como melhor marcador da «Mannschaft» - o recorde do «bombardeiro» era 68 e em junho Klose subiu a marca absoluta para 69 (são 70 agora). Para igualar Ronaldo, o avançado de origem polaca voltou a deixar Müller no segundo patamar de 14 golos em fases finais.

«Vinte jogos e quinze golos não está mal, mas tenho é de jogar bem frente aos Estados Unidos» disse Klose
.

Klose marcou cinco golos no Mundial 2002, cinco golos no Mundial 2006, quatro no Mundial 2010 e mais um neste Mundial 2014. Assim, neste sábado Miroslav Klose igualou também mais um brasileiro e outro alemão noutro recorde. O avançado de 36 anos é o terceiro jogador a marcar golos em quatro Campeonatos do Mundo, como fizeram também Pelé e Üwe Seeler.

A frase:
«Por sorte, ganhamos»
, disse Lionel Messi num comentário
ao jogo da Argentina e ao seu golo.

O número: 800
Neste sábado chegou-se ao jogo nº800 em Campeonatos do Mundo com o Alemanha-Gana. Pouco depois, ficou mais um na conta dos Mundiais com o Nigéria-Bósnia.


<script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

O caso: Minuto 21 do Nigéria-Bósia: Dzeko marcou um golo que é mal anulado pela equipa de arbitragem chefiada pelo neo-zelandês Peter ´Oleary. Foi mal assinalado fora de jogo e foi anulado aquele que seria o 1-0 no jogo. O resultado manteve-se 0-0 até oito minutos depois, quando a Nigéria marcou o golo que deu o resultado final. Com este desfecho, a Bósnia ficou eliminada do Mundial à segunda jornada.

O Mundial segue neste domingo, como pode ver
aqui

Relacionados

Patrocinados