Em atualização

AO MINUTO | Israel diz que há "lacunas" no acordo de cessar-fogo, Hamas "à espera" da resposta de Telavive

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas
2024-07-04

O que está a acontecer

2024-07-04
17:24

Netanyahu diz a Biden que enviou delegação para negociar com o Hamas sobre reféns

O primeiro-ministro israelita confirmou a Joe Biden que decidiu enviar uma delegação para continuar as negociações com o Hamas sobre a troca de reféns e prisioneiros, refere-se num comunicado do gabinete de Benjamin Netanyahu, citado pela Reuters.

No mesmo comunicado, Benjamin Netanyahu reiterou ao presidente norte-americano que Israel só vai dar o conflito por terminado depois de alcançar todos os seus objetivos.

De acordo com os 'media' israelitas, será o chefe da agência de inteligência da Mosssad quem vai liderar a respetiva delegação.

Siga ao minuto:

2024-07-07
14:49

Keir Starmer garante que continua firme na intenção de reconhecer Estado da Palestina

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse este domingo ao presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, que continua firme na sua intenção de reconhecer o Estado da Palestina, tal como refletido nos princípios da campanha do Partido Trabalhista.

Durante a conversa telefónica de hoje entre os dois, Starmer afirmou que a sua "política de longa data sobre o reconhecimento (da Palestina) para garantir a sua legitimidade internacional e contribuir para um processo de paz não mudou e que é um direito inegável de todos os palestinianos".

Na conversa, a primeira entre os dois desde que Starmer tomou posse, na sexta-feira, na sequência da esmagadora vitória dos trabalhistas nas eleições gerais do dia anterior, o novo primeiro-ministro informou Abbas das suas prioridades para a região, incluindo a obtenção de um cessar-fogo e o regresso dos reféns detidos pelas milícias palestinianas.

Além disso, Starmer estabeleceu também o objetivo de facilitar "um aumento e uma aceleração da ajuda humanitária e do apoio financeiro à Autoridade Palestiniana", de acordo com um comunicado de Downing Street.

Por seu lado, Abbas afirmou a sua disponibilidade para trabalhar com o primeiro-ministro britânico "para alcançar a paz através de uma solução de dois Estados baseada na legitimidade internacional", e apelou à "importância do reconhecimento britânico do Estado da Palestina", segundo um comunicado publicado pela agência noticiosa oficial palestiniana WAFA.

"O presidente palestiniano expressou a sua confiança de que a formação do novo Governo britânico contribuirá para reforçar as relações mútuas de amizade e cooperação entre os dois povos amigos, e desejou ao seu governo sucesso nos esforços para o progresso e prosperidade do seu país", acrescentou-se no comunicado.

2024-07-07
13:53

Soldado israelita morto em ataque do Hezbollah a base militar na fronteira

O grupo amado libanês Hezbollah diz que atingiu a base militar israelita de Birkat Risha, na fronteira, num ataque com mísseis guiados que terá provocado a morte de um soldado e ferimentos em vários outros.

A informação surge horas depois de o Hezbollah ter reivindicado dois ataques distintos a duas bases militares de Israel na fronteira com o Líbano.

Os ataques ocorrem após Israel ter levado a cabo um ataque de artilharia nos arredores das cidades libanesas de Yaroun e Maroun al-Ras, no sul do país.

2024-07-07
13:50

Brigadas al-Quds reivindica ataques a soldados israelitas em Gaza e Rafah

As brigadas al-Quds, braço armado da Jihad Islâmica palestiniana, diz que disparou uma série de morteiros contra soldados e veículos israelitas mobilizados no bairro de Shujayea, na Cidade de Gaza.

Para além disso, o grupo anunciou no Telegram que os seus combatentes estão envolvidos em confrontos com as tropas de Israel a oeste de Rafah, com recurso a armamento anti-blindados e "outras armas apropriadas".

O Exército israelita ainda não reagiu oficialmente a estas informações.

2024-07-07
12:42

Em Israel "um país dividido", em Gaza uma "catástrofe humanitária" e um novo dado do acordo de paz

Khalid Sacoor D. Jamal, especalista em assuntos do Médio Oriente, analisa as recentes indicações de que pode estar para breve um cessar-fogo temporário entre Hamas e Israel

2024-07-07
12:17

Israel combate incêndios após ataques do Hezbollah

Dez brigadas de combate a incêndios e seis veículos aéreos estão mobilizadas para a região fronteiriça com o Líbano após uma série de ataques com mísseis lançados pelo grupo Hezbollah, adianta o jornal israelita Yedioth Ahronoth.

2024-07-07
12:08

Jordânia condena Israel por ataques a infraestruturas humanitárias

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Jordânia condenou este domingo os ataques de Israel a abrigos de palestinianos deslocados na Faixa de Gaza.

Num comunicado divulgado na rede social X, o MNE jordano diz que os palestinianos do enclave estão a atravessar "uma catástrofe humanitária sem precedentes como resultado da agressão israelita em curso".

Na mesma publicação, a diplomacia da Jordânia destaca o recente ataque de Israel a uma escola gerida pela agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla inglesa) no campo de refugiados de al-Nuseirat, que resultou em pelo menos 15 mortos, na sua maioria mulheres e crianças.

"Os repetidos ataques a infraestruturas humanitárias e a abrigos refletem a intenção de Israel de dar continuidade à sua violência", acrescenta o MNE jordano.

2024-07-07
11:49

Dois civis mortos no bairro de Sabra em Gaza

Caças israelitas lançaram este domingo um ataque contra um grupo de civis na rua 8 do bairro de Sabra, na Cidade de Gaza, provocando pelo menos dois mortos, noticia a agência palestiniana Wafa.

O ataque segue-se a um outro contra o bairro de Sheikh Radwan, também na capital do enclave palestiniano, que esta manhã vitimou pelo menos seis civis.

Segundo fontes médicas da Faixa de Gaza, pelo menos 19 pessoas já foram mortas em ataques israelitas desde o início da madrugada.

2024-07-07
11:38

Missão naval da UE destrói drones Houthis no Golfo do Adén

A missão naval da União Europeia (UE) mobilizada para proteger o Mar Vermelho diz que a sua fragata Psara destruiu dois veículos aéreos não-tripulados (drones) no Golfo do Adén.

A missão Aspides foi iniciada em fevereiro em resposta aos ataques com drones e mísseis a embarcações comerciais pelos rebeldes Houthis do Iémen, que reivindicam os ataques como uma retaliação à guerra de Israel na Faixa de Gaza.

Outros países, incluindo os Estados Unidos, tambêm têm missões navais em curso na mesma área marítima.

2024-07-07
11:24

Sobe para 38.153 número de mortos em Gaza em nove meses

Pelo menos 38.153 pessoas foram mortas e 87.828 ficaram feridas na ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza iniciada a 7 de outubro, adiantaram este domingo as autoridades de saúde do enclave palestiniano.

Nas últimas 24 horas, morreram pelo menos 55 palestinianos e 123 ficaram feridos, dizem as mesmas fontes.

2024-07-07
11:02

Hezbollah reivindica ataque a segunda base militar israelita

Depois do ataque à base militar de Nimra, o grupo libanês Hezbollah diz ter atingido com mísseis a base israelita de Al-Baghdadi do outro lado da fronteira.

Os ataques surgem depois de Israel ter lançado um ataque de artilharia aos subúrbios das cidades de Yaroun e Maroun al-Ras, no sul do Líbano.

2024-07-07
10:33

Pelo menos 15 palestinianos mortos esta madrugada

Fontes médicas da Faixa de Gaza dizem que pelo menos 15 palestinianos foram mortos desde o início da madrugada deste domingo em ataques israelitas de norte a sul da Faixa de Gaza.

2024-07-07
10:05

Hezbollah reivindica ataque à base israelita de Nimra

O Hezbollah diz que bombardeou este domingo a base israelita de Nimra, a oeste de Tiberias, lançando dezenas de rockets Katyusha contra aquela infraestrutura militar, em resposta ao ataque de Israel que matou um dos comandantes militares do grupo libanês, Maytham al-Attar.

As forças israelitas lançaram entretanto um raide na cidade de Maaroub, no distrito de Tyre, no sul do Líbano, adianta o correspondente da Al-Jazeera na região.

2024-07-07
10:03

Hamas está "a aguardar" resposta de Israel

O Hamas está à espera de uma resposta de Israel à mais recente proposta de cessar-fogo em cima da mesa, adiantaram duas fontes do grupo palestiniano este domingo, um dia depois de ter aceitado uma alínea-chave proposta pelos EUA para libertar alguns dos reféns mantidos na Faixa de Gaza há nove meses.

"Deixámos a nossa resposta com os mediadores e estamos à espera de ouvir a resposta da ocupação", disse uma das fontes do Hamas à Reuters, sob anonimato.

O plano em três fases para uma trégua no enclave palestiniano foi apresentado no final de maio pela administração norte-americana de Joe Biden e está a ser mediado pelo Catar e o Egito. O seu objetivo último é pôr fim à ofensiva de Israel em Gaza e libertar os cerca de 120 reféns que ainda permanecem no enclave.

Outra fonte palestiniana informada sobre as negociações em curso diz que Israel está neste momento em conversações com os cataris, esperando-se que Telavive envie uma delegação a Doha já esta semana.

"Eles discutiram a resposta do Hamas e prometeram dar-nos uma resposta da parte de Israel dentro de dias", disse a fonte à Reuters.

O governo israelita ainda não reagiu oficialmente à proposta, mas sabe-se que o gabinete de Benjamin Netanyahu considera que ainda existem "lacunas" no acordo em cima da mesa.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, já abdicou de uma das suas exigências iniciais, a de que Israel tinha de se comprometer com um cessar-fogo permanente para o grupo assinar o acordo.

Em vez disso, o Hamas pede agora negociações para se alcançar uma trégua de seis semanas, adiantou uma fonte palestiniana à Reuters no sábado. Segundo uma outra fonte, se Israel aceitar a atual proposta tal poderá abrir caminho ao fim da guerra em Gaza.

2024-07-07
09:59

Em Israel "um país dividido", em Gaza uma "catástrofe humanitária" e um novo dado do acordo de paz

Khalid Sacoor D. Jamal, especalista em assuntos do Médio Oriente, analisa as recentes indicações de que pode estar para breve um cessar-fogo temporário entre Hamas e Israel

2024-07-07
09:28

Gabinete de Netanyahu diz que ainda há "lacunas" no acordo de cessar-fogo sob negociação

Israel confirmou este domingo que vai enviar uma delegação nos próximos dias a Doha, capital do Catar, para retomar as negociações por um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza.

A notícia surge depois de, no sábado, o Hamas ter dito que aceita a proposta dos EUA de libertar alguns dos reféns mantidos no enclave em troca da entrada de ajuda humanitária no território.

Um porta-voz do executivo de Benjamin Netanyahu diz, contudo, que continua a haver "lacunas" no acordo que está a ser negociado, noticia a AFP.

2024-07-07
09:07

Seis mortos em ataque de Israel a hospital da Cidade de Gaza

Pelo menos seis pessoas morreram num ataque israelita ao Hospital al-Ahli Arab, na Cidade de Gaza, na madrugada deste domingo.

Segundo a agência de notícias Wafa, as forças de Israel também atacaram uma habitação no bairro de Sheikh Radwan, a norte da capital da Faixa de Gaza.

2024-07-07
08:27

Possível acordo intensifica protestos contra Netanyahu. Manifestantes exigem eleições antecipadas e libertação dos 116 reféns

Milhares de manifestantes estão exigir ao maior sindicato do país que façam uma greve geral para aumentar pressão sob o governo e forçar a sua queda, relata correspondente da CNN Portugal em Telavive

2024-07-07
08:19

Israel ataca sul do Líbano, mísseis intercetados

As forças de Israel executaram uma série de ataques de artilharia contra áreas nos arredores das cidades de Yaroun e Maroun al-Ras, no sul do Líbano.

As tensões continuam em alta na fronteira entre os dois países, com troca de ataques entre Israel e o Hezbollah.

De acordo com a Al-Jazeera, mísseis israelitas explodiram no espaço aéreo de algumas aldeias fronteiriças.

2024-07-07
08:15

Continuam protestos contra Netanyahu, polícia usa canhões de água

A polícia israelita usou canhões de água contra manifestantes antigovernamentais que, no sábado à noite, voltaram a sair à rua em Telavive contra o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, exigindo a sua demissão.

Os manifestantes exigem novas eleições e a libertação imediata dos reféns que o Hamas levou para a Faixa de Gaza a 7 de outubro.

2024-07-07
08:13

Corpo de três palestinianos algemados recuperados em Rafah

Os corpos de três palestinianos algemados baleados pelas forças israelitas foram recuperados no leste de Rafah, noticia este domingo o correspondente da Al-Jazeera no terreno.

De acordo com as autoridades palestinianas do enclave, já foram recuperados vários corpos de palestinianos com sinais de tortura e mutilação que podem corresponder a crimes de guerra.