Saiba tudo sobre o Euro aqui
Em atualização

AO MINUTO | Netanyahu diz que Israel entrou na "última fase" para eliminar Hamas

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas
2024-07-01

O que está a acontecer

  • Vítimas do ataque de 7 de outubro processam três países por ajudarem Hamas

  • Netanyahu diz que Israel entrou na "última fase" para eliminar Hamas

  • Israel diz que usará a “força total” se Hezbollah não se retirar do sul do Líbano

  • Dois soldados israelitas morrem em operação na cidade de Gaza

  • A administração de Joe Biden propôs uma nova abordagem para se alcançar um acordo para o cessar-fogo e para a libertação de reféns

  • UNRWA alerta para o facto de haver centenas de milhares de pessoas na Faixa de Gaza sem acesso a alojamento, comida e medicamentos

  • UE sanciona seis pessoas e três empresas por financiarem Hamas e Jihad Islâmica

  • Cais temporário de Gaza desmantelado devido ao estado do mar

  • EUA reforçam presença naval no Mediterrâneo oriental para garantir “dissuasão”

  • Israel pede aos EUA mais rapidez no fornecimento de munições

2024-06-29
10:50

Centenas de milhares de pessoas estão privadas de abrigo adequado, alimentos, medicamentos e água potável, alerta UNRWA

Numa publicação feita na rede social X, antigo Twitter, a agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA) alerta para o facto de “centenas de milhares de pessoas em Gaza” estarem “privadas de abrigo adequado, alimentos, medicamentos e água potável” e que “o número de passagens para a Faixa de Gaza continua muito limitado”. O organismo avisa ainda para a acumulação de lixo no enclave.

Siga ao minuto:

2024-07-01
20:21

Vítimas do ataque de 7 de outubro processam três países por ajudarem Hamas

Vítimas do ataque do Hamas a Israel de 7 de outubro processaram hoje o Irão, Síria e Coreia do Norte, acusando-os de forneceram dinheiro, armas e conhecimentos necessários para realizar o ataque que precipitou a atual guerra em Gaza.

A ação, intentada no tribunal federal de Nova Iorque, pede pelo menos 4 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) de indemnização por "uma coordenação de execuções extrajudiciais, tomadas de reféns e horrores conexos para os quais os réus forneceram apoio material e recursos".

2024-07-01
20:20

Embaixador russo na ONU sugere que Moscovo pode retirar sanções aos talibãs

O embaixador russo junto das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, sugeriu hoje que Moscovo considera retirar as sanções contra os talibãs, num momento em as autoridades afegãs se reúnem com representantes da comunidade internacional em Doha.

Os talibãs "são as autoridades de facto. (Eles) não vão parar, e temos dito consistentemente que é preciso reconhecer este facto e lidar com eles como tal porque, quer queiramos quer não, este movimento está a governar o país agora. Não se pode simplesmente ignorar isso", disse Nebenzya, numa conferência de imprensa na sede da ONU em Nova Iorque.

"Não lhe posso dar uma resposta definitiva sobre o quão longe estamos de removê-los da lista de sanções em que estão agora com a Rússia, mas ouvi algumas conversas sobre isso", admitiu, sem dar mais detalhes.

2024-07-01
19:33

Paris2024: Palestina vai estar representada por seis atletas

A Palestina, que vive um dos momentos mais dramáticos da sua história, vai estar representada nos Jogos Olímpicos por seis atletas, um dos quais uma mulher, informou hoje o comité olímpico do país. 

A nação do Médio Oriente vai estar representada na natação, judo, pugilismo, tiro e taekwondo, havendo ainda a possibilidade de contar com um elemento no atletismo.

O lutador Omar Ismail foi o único a classificar-se diretamente para os Jogos Olímpicos e o Comité Olímpico Internacional (COI) remete para 08 de julho, dia limite para a confirmação dos presentes, para qualquer tipo de comentário. 

Segundo o diretor técnico do comité olímpico palestino, Nader Jayousi, o restante elenco recebeu vagas da quota universal do COI, geralmente distribuídas por nações mais pobres, com programas desportivos precários. 

Jorge Antonio Salhe vai representar o país no tiro, Yazan al Bawwab, que já esteve em Tóquio2020, e Valerie Tarazi na natação, Fares Badawi no judo e Wasim Abusal no pugilismo.

Em Tóquio2020, a Palestina esteve representada por cinco competidores, nomeadamente no atletismo, natação, halterofilismo e judo.

2024-07-01
19:31

Israel anuncia destruição de fábrica de mísseis da Jihad Islâmica

As Forças de Defesa de Israel (IDF) reivindicaram hoje que, sob orientação dos serviços secretos, atacaram uma instalação de produção de mísseis da Jihad Islâmica, num túnel sob um bairro da cidade de Rafah, em Gaza.

"As forças localizaram a maior instalação subterrânea de produção de peças de foguetes e mísseis de longo alcance da Jihad Islâmica palestiniana na Faixa de Gaza", segundo um comunicado do exército israelita, que inclui também imagens do local.

De acordo com o exército israelita, os militares entraram em combate com os milicianos islamitas, tanto à superfície como debaixo do solo.

No local atacado, a Jihad Islâmica terá produzido "centenas de rockets" nos últimos anos, segundo a mesma fonte, que notou como a “destruição” do local prejudicou a capacidade de produção de foguetes para “serem lançados" contra Israel.

O anúncio do exército surge poucas horas depois de a imprensa israelita ter divulgado um vídeo das Brigadas Ezzeldin al-Qassam, o braço armado dos islamitas palestinianos do Hamas, no qual se vangloriavam da sua produção de mísseis.

2024-07-01
16:59

Netanyahu diz que Israel entrou na "última fase" para eliminar Hamas

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou que o país está na “última fase” para eliminar as capacidades militares do Hamas. Prometeu ainda que Israel vai continuar a destruir o que resta do grupo radical palestiniano.

2024-07-01
16:20

Forças Armadas dos EUA aumentam medidas de segurança nas bases na Europa

As Forças Armadas dos EUA aumentaram as medidas de proteção de segurança nas suas bases na Europa, pedindo aos militares que sejam mais vigilantes, devido a uma combinação de ameaças em toda a região.

O Comando Europeu das Forças Armadas norte-americanas disse num comunicado, no domingo, que “uma variedade de fatores influencia a segurança da comunidade militar dos EUA no estrangeiro”.

O aumento do nível de ameaça para a categoria Charlie é o resultado de uma combinação de eventos que ocorrem em toda a Europa, incluindo eleições em França e no Reino Unido, as próximas Olimpíadas e outros grandes eventos desportivos, bem como as guerras em curso na Ucrânia e em Gaza, de acordo com dois relatórios dos EUA.

2024-07-01
15:33

Exército do Líbano recebe 20 milhões de dólares do Catar para apoiar as tropas

O Exército do Líbano, país que também tem estado em estado de tensão com Israel, recebeu mais 20 milhões do Catar, num apoio às suas tropas.

2024-07-01
11:36

Quase 38 mil mortos na Faixa de Gaza

Mais de 37.900 palestinianos foram mortos e pelo menos 87 mil foram feridos durante a guerra na Faixa de Gaza, anunciou o Ministério da Saúde da Autoridade Palestiniana.

2024-07-01
10:43

Mulher e menor palestinianos morrem durante operação israelita em Tulkarm

Uma mulher e um menor palestinianos foram mortos no decorrer de uma operação israelita na cidade de Tulkarm, na Cisjordânia, segundo anunciou o Ministério da Saúde palestiniano.

A notícia surge após as forças israelitas terem invadido Tulkarm no domingo e morto um membro do grupo militante Jihad Islâmica.

2024-07-01
08:57

Ministro da Segurança Nacional de Israel critica libertação do diretor do al-Shifa

O ministro da Segurança Nacional de Israel criticou publicamente as secretas do seu país devido à libertação do diretor do hospital palestiniano al-Shifa, noticiado durante a manhã. O ataque foi dirigido ao líder do Shin Bet, a agência responsável por operações domésticas. 

Para Ben-Gvir, a libertação de Abu Salmiya foi "negligente". "Chegou a altura de o primeiro-Ministro impedir [o Ministro da Defesa Yoav] Gallant e o chefe do Shin Bet de conduzirem uma política independente contrária à posição do Gabinete de guerra e do Governo", afirmou.

Ben-Gvir é líder do partido de extrema-direita israelense Otzma Yehudit.

2024-07-01
08:29

Diretor do hospital palestiniano al-Shifa libertado da prisão

O diretor do Hospital al-Shifa, Muhammad Abu Salmiya, foi libertado da prisão, juntamente com dezenas de outros palestinianos. De acordo com a Israeli Broadcasting Corporation, a decisão foi tomada devido à sobrelotação das prisões israelitas.

2024-06-30
20:50

Israel diz que 18 dos seus soldados ficaram feridos nos Montes Golã

As forças armadas israelitas anunciaram que 18 dos seus soldados ficaram feridos, um deles gravemente, quando um drone atingiu a sua posição nos Montes Golã, que fazem fronteira com o Líbano.

A Força de Defesa de Israel (IDF) disse em comunicado que o ataque ocorreu no início do domingo. Desde então, o exército israelita tem atacado alvos do Hezbollah no sul do Líbano com ataques aéreos e fogo de artilharia. Os combates entre as IDF e o Hezbollah libanês têm vindo a intensificar-se, depois de ter sido despoletada pela guerra em Gaza.

2024-06-30
12:47

"Operação de natureza mais convencional": como seria um conflito entre Israel e o Líbano?

O tenente-coronel Marco Serronha afirma que uma guerra entre Israel e o Líbano terá, caso avance, "contornos bastante diferentes" do conflito em Gaza. O comentador acredita que a operação terá "características convencionais".

2024-06-30
12:46

Guerra Israel/Líbano "pode estar iminente" mas história mostra que "IDF não podem ser vencidas num cenário de guerra clássico"

A comentadora Helena de Ferro Gouveia diz que "ainda há possibilidade de evitar" uma escalada da tensão entre Israel e o Líbano". "A probabilidade de acontecer é cada vez mais próxima", garante, no entanto.

2024-06-30
12:34

“Não terminaremos a guerra até atingirmos todos os nossos objetivos”. Netanyahu diz que “não há substituto para a vitória”

O primeiro-ministro de Israel diz diz que “ não há substituto para a vitória” e, por isso, voltou a prometer que vai cumprir todos os seus objetivos de guerra, incluindo derrotar o Hamas, trazer de volta os reféns israelitas e restaurar a estabilidade no norte e no sul de Israel, avança a Al Jazeera, que cita o site Srugim. “Os nossos combatentes não caíram em vão. Não terminaremos a guerra até atingirmos todos os nossos objetivos”, frisou Benjamin Netanyahu.

2024-06-30
11:57

Sobe para 37.877 o número de mortos na Faixa de Gaza

O mais recente balanço do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, administrado pelo Hamas, revela que 43 palestinianos morreram nas últimas 24 horas, elevando para 37.877 o número de mortos no enclave.

2024-06-30
10:39

Israel diz que usará “força total” se Hezbollah não se retirar do sul do Líbano

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, diz que o alerta do Irão sobre uma “guerra destruidora” se o Líbano for atacado “merece ser destruído”. Numa publicação feita na rede social X, antigo Twitter, Katz acrescentou que Israel agirá com “força total” se o Hezbollah não se retirar do sul do Líbano.

2024-06-30
10:25

"Uma guerra com o Líbano não é o mesmo que com o Hamas. Com o Hamas era desproporcional, aqui não"

"Se podemos estar com receio de uma guerra regional que se possa alastrar a uma série de países vizinhos é neste momento", avisa Khalid Sacoor Jamal. O analista internacional diz que uma guerra entre Israel e o Líbano não será desporporcional como com o Hamas.

2024-06-30
09:03

Ataque israelita a habitação mata seis pessoas

A Al Jazeera, que cita a Wafa, agência de notícias palestiniana, dá conta de um ataque israelita contra uma habitação no oeste de Rafah e que matou seis pessoas, havendo ainda o registo de feridos.

2024-06-30
07:58

Arábia Saudita recomenda saída do Líbano face a possível guerra

A Embaixada da Arábia Saudita no Líbano instou os seus cidadãos a abandonarem o país imediatamente face ao risco de uma "guerra total" entre o movimento xiita Hezbollah e o exército de Israel.

De acordo com a agência de notícias estatal saudita SPA, no sábado a embaixada apelou ainda a todos os nacionais da Arábia Saudita para se absterem de viajar para o Líbano devido aos confrontos na fronteira sul com Israel.

Riade garantiu que está a acompanhar de perto a evolução dos acontecimentos no Líbano e instou os cidadãos no país a permanecerem em contacto com a embaixada saudita em Beirute em caso de qualquer situação de emergência.

O anúncio surge depois de, nos últimos dias, vários países - incluindo os Estados Unidos - terem aconselhado os seus cidadãos a não viajarem para o Líbano por receio de uma escalada militar.

Horas antes, o Irão prometeu retaliar contra Israel, caso o país avance com uma ofensiva de “grande escala” contra o Hezbollah no Líbano.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), a missão iraniana com a Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque disse que, se Israel “embarcar numa agressão militar de grande escala” no Líbano, seguir-se-á “uma guerra aniquiladora”.

Assim, avisou que todas as opções estão agora em cima da mesa, incluindo o envolvimento de todos os membros do eixo de resistência, que inclui o Irão e os seus aliados.

Após o ataque lançado, em 07 de outubro, pelo Hamas contra Israel, o Hezbollah abriu uma frente no norte de Israel, em apoio ao movimento palestiniano.

Deste então, registaram-se combates, quase diários, nas zonas fronteiriças.

Na quarta-feira, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que Israel não quer uma guerra com o Hezbollah no Líbano, mas vincou que o país tem “capacidade de devolver o Líbano à idade da pedra” em caso de conflito.