Em atualização

AO MINUTO | Israel confirma morte de militar após ataque maciço do Hezbollah

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas
2024-07-04

O que está a acontecer

2024-06-20
09:37

Governo e Exército de Israel em desacordo sobre destruição do Hamas

O governo israelita assegurou que as forças militares do país estão empenhadas em destruir o Hamas, após o porta-voz das IDF ter dito que o grupo militante da Faixa de Gaza corresponde a uma "ideologia" que não pode ser eliminada.

"Dizer que vamos fazer o Hamas desaparecer é atirar areia para os olhos das pessoas", disse ontem o contra-almirante Daniel Hagari em entrevista ao Canal 13 israelita.

Os comentários foram rapidamente rejeitados pelo gabinete de Benjamin Netanyahu, que veio garantir que a ofensiva contra a Faixa de Gaza não vai acabar enquanto o Hamas não for derrotado.

"O gabinete político e de segurança liderado pelo primeiro-ministro Netanyahu definiu como um dos objetivos da guerra a desrruição das capacidades militares e governamentais do Hamas", disse o governo em comunicado. "As IDF estão obviamente empenhadas nisto."

Num outro comunicado divulgado no seu canal do Telegram, o Exército disse que Hagari se limitou a falar do Hamas como "uma ideologia" e que "as suas declarações foram claras e explícitas".

Siga ao minuto:

2024-07-04
20:23

Biden saúda mobilização de equipa israelita para diálogo com Hamas

O Presidente norte-americano, Joe Biden congratulou-se, numa conversa mantida na quinta-feira com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com a mobilização de uma equipa israelita para negociar um cessar-fogo na Faixa de Gaza e a libertação de reféns.

“O Presidente Biden e o primeiro-ministro [Benjamin Netanyahu] discutiram os esforços em curso para finalizar um acordo de cessar-fogo, bem como a libertação dos reféns” em posse do grupo islamita palestiniano Hamas, afirmou a Casa Branca em comunicado.

Segundo o relato da chamada, “os líderes discutiram a recente resposta do Hamas” a uma proposta de cessar-fogo e “o Presidente saudou a decisão do primeiro-ministro de autorizar os seus negociadores a falar com mediadores americanos, qataris e egípcios num esforço para fechar o acordo”.

2024-07-04
20:22

Avanços na posição do Hamas sobre reféns

O Hamas fez um ajuste significativo na sua posição sobre um potencial acordo com Israel para a libertação de reféns, afirmou esta quinta-feira um alto funcionário da administração norte-americana citado pela Reuters. A expectativa é de que se trate de um passo para um cessar-fogo permanente.

Não se espera que o acordo fique fechado nos próximos dias.

2024-07-04
18:58

Israel confirma morte de militar após ataque maciço do Hezbollah

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram a morte de um militar no ataque maciço realizado esta manhã pela milícia xiita libanesa Hezbollah, que lançou cerca de 200 projéteis contra a fronteira norte de Israel.

O militar, um reservista de 38 anos, era comandante adjunto da 8679ª unidade da Brigada Blindada de Reserva de Yifath, informou o exército israelita numa breve declaração na sua página oficial.

O Hezbollah afirmou ter disparado esta quinta-feira "mais de 200 projéteis de vários tipos" contra "várias bases militares" em território israelita a partir do Líbano, numa segunda vaga de ataques em resposta à morte do comandante Muhamad Nimlah Nasser num bombardeamento israelita perto da cidade de Tiro.

Também esta quinta-feira, o exército israelita confirmou novos bombardeamentos contra "alvos" do Hezbollah no sul do Líbano, incluindo uma "estrutura militar" em Shihin e três outras "infraestruturas militares" em Balat, sem que até ao momento tenha havido registo de vítimas.

2024-07-04
17:24

Netanyahu diz a Biden que enviou delegação para negociar com o Hamas sobre reféns

O primeiro-ministro israelita confirmou a Joe Biden que decidiu enviar uma delegação para continuar as negociações com o Hamas sobre a troca de reféns e prisioneiros, refere-se num comunicado do gabinete de Benjamin Netanyahu, citado pela Reuters.

No mesmo comunicado, Benjamin Netanyahu reiterou ao presidente norte-americano que Israel só vai dar o conflito por terminado depois de alcançar todos os seus objetivos.

De acordo com os 'media' israelitas, será o chefe da agência de inteligência da Mosssad quem vai liderar a respetiva delegação.

2024-07-04
17:01

Israel aprova construção de 5.300 casas na Cisjordânia ocupada

O governo israelita aprovou planos para construir quase 5.300 novas casas em colonatos na Cisjordânia ocupada, acelerando o controlo da região, informou hoje um grupo de monitorização.

Segundo o grupo Peace Now, o Conselho Superior de Planeamento do governo israelita aprovou ou avançou com planos para edificação de 5.295 casas em dezenas de colonatos.

A notícia da decisão – que tem como consequência consolidar o controlo israelita sobre território da Cisjordânia e impedir o estabelecimento de um futuro Estado palestiniano - acontece quando fontes israelitas assumiram que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu decidiu enviar negociadores para retomar as negociações de cessar-fogo em Gaza.

A notícia pode, assim, colocar em risco a eficácia dos esforços diplomáticos destinados a pôr fim à guerra de nove meses em Gaza, depois de o grupo islamita Hamas ter anunciado, na quarta-feira, que aceitara reapreciar uma proposta apoiada pelos EUA para um cessar-fogo faseado.

2024-07-04
15:51

Israel envia delegação para negociar com o Hamas

O governo de Israel anunciou que foi enviada uma delegação para negociar um acordo de libertação de reféns com o Hamas.

Uma notícia avançada pela agência Reuters, que cita fonte israelita.

2024-07-04
12:52

Hezbollah promete continuar ataques a Israel em "locais que o inimigo nem imagina"

Um dos líderes do Hezbollah prometeu novos ataques a localizações israelitas, ainda como retaliação pela morte de um dos comandantes do grupo.

Hashem Safieddine não deu pormenores do que pode vir aí, mas referiu ataques a "novas localizações" em solo israelita, depois de o grupo pró-Irão já ter anunciado o disparo de 200 mísseis contra o norte de Israel.

"A série de respostas vai continuar e vai continuar a alvejar locais que o inimigo nem imagina", afirmou o responsável, durante uma homenagem ao comandante morto.

2024-07-04
11:32

Mais de 38 mil palestinianos mortos desde o dia 7 de outubro

Pelo menos 38.011 palestinianos foram mortos e 87.445 ficaram feridos na sequência da ofensiva militar de Israel desde o dia 7 de outubro, anunciou o Ministério da Saúde de Gaza na quinta-feira.

2024-07-04
10:21

Destroços de míssil provocam incêndio no telhado de um centro comercial em Acre

Um incêndio terá deflagrado no telhado de um centro comercial em Acre, possivelmente devido à queda de destroços de um míssil defensivo. As sirenes soaram em Acre há pouco tempo, após ter sido noticiado um ataque do Hezbollah contra várias bases israelitas no norte de Israel.

Não há registo de feridos, avança o Times of Israel.

 

2024-07-04
09:47

Autarca diz que mísseis provocaram incêndios no norte do país

Um autarca da região norte de Israel afirma que foram registados vários incêndios na região como sequência do impacto de mísseis. "Atingiram principalmente áreas abertas, mas provocaram incêndios", garante Ori Kallner, chefe do conselho regional de Golã

O aparente ataque do Hezbollah ocorre um dia depois de as IDF terem matado um líder sénior do grupo.

2024-07-04
09:44

Hezbollah diz ter disparado mais de 200 mísseis contra bases militares no norte de Israel

Uma fonte do Hezbollah disse à Al Jazeera que o grupo terrorista lançou mais de 200 mísseis e cerca de 20 drones contra bases militares no norte de Israel na última hora. As IDF ainda não comentaram o ataque.

2024-07-03
23:38

UE condena expropriações na Cisjordânia e pede a Israel que pare

A União Europeia condenou hoje “firmemente” as expropriações realizadas pelo Governo israelita na Cisjordânia ocupada e pediu a Israel que anule estas decisões, que podem conduzir a “uma anexação de facto” e são “uma grave violação do Direito internacional”.

Num comunicado divulgado esta noite, o alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, afirma que o bloco europeu “condena a chamada legalização planeada de cinco postos avançados de colonatos israelitas e o anúncio de milhares de novas unidades habitacionais na Cisjordânia ocupada”.

“A UE condena também firmemente as políticas contínuas de expropriação aplicadas na Cisjordânia ocupada pelo atual Governo israelita. Há que pôr termo aos esforços em curso que visam estabelecer factos no terreno e que correm o risco de conduzir a uma anexação de facto”, refere a nota do Serviço Europeu de Ação Externa.

Segundo a Peace Now, uma organização palestiniana, Israel aprovou o maior confisco de terras na Cisjordânia ocupada em mais de três décadas, que prevê a apropriação de 12,7 quilómetros quadrados de terras no Vale do Jordão.

2024-07-03
21:45

EUA dizem ter destruído dois radares e dois navios sem tripulação no Mar Vermelho

O Comando Central das Forças Armadas dos EUA disse esta quarta-feira que as suas forças destruíram com sucesso dois radares em zonas controladas pelos Houthis no Iémen e dois navios sem tripulação no Mar Vermelho nas últimas 24 horas. 

2024-07-03
20:59

Israel está a estudar resposta do Hamas sobre cessar-fogo

O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje que está a estudar uma resposta do grupo islamita palestiniano Hamas a uma nova proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza e libertação dos reféns detidos no enclave.

“Os mediadores do acordo para libertar as pessoas raptadas transmitiram a resposta do Hamas ao acordo proposto à equipa de negociação”, afirmou o gabinete numa breve mensagem publicada na rede social X.

A milícia palestiniana respondeu em 11 de junho à proposta de cessar-fogo apresentada pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, no final de maio, embora sugerisse uma série de mudanças que foram criticadas por Washington.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, questionou se o Hamas estava a “agir de boa-fé” ao propor uma série de novas exigências que, segundo indicou, “vão para além das posições que havia adotado no início” das conversações.

O plano apresentado por Biden divide-se em três fases: a primeira propõe a troca de reféns por prisioneiros e um cessar-fogo de curto prazo, enquanto a segunda prevê uma “cessação permanente das hostilidades” e a retirada total das forças militares israelitas da Faixa de Gaza.

A terceira e última fase inclui um plano plurianual de reconstrução para a Faixa de Gaza.

O Hamas mostrou abertura à aceitação do acordo, desde que as tropas israelitas se retirassem totalmente do enclave palestiniano, enquanto Israel deixou claro que vai continuar a sua ofensiva para destruir a milícia palestiniana.

2024-07-03
20:48

ONU revela que Houthis e Governo chegaram a acordo para troca de prisioneiros no Iémen

O gabinete do enviado especial da ONU para o Iémen anunciou hoje que as partes em conflito chegaram a acordo em Omã para a libertação de prisioneiros de guerra no país, incluindo o líder de um partido rival dos xiitas Huthis.

“A ronda de negociações em curso sobre os detidos em Omã está a decorrer até ao momento num ambiente positivo e construtivo. As partes chegaram a acordo sobre as disposições para libertar os detidos relacionados com o conflito, e entre eles inclui-se Mohamed Qahtan”, indicou o gabinete em mensagem na rede social X.

A mesma fonte sublinhou a importância de finalizar este acordo entre os Huthis e o Governo iemenita reconhecido internacionalmente e apoiado pela Arábia Saudita, para garantir “resultados tangíveis até à libertação dos detidos relacionados com o conflito”.

Esta ronda de negociações inclui-se nos esforços da ONU para ajudar as partes a cumprir as suas obrigações em virtude do acordo de Estocolmo, firmado em dezembro de 2018, no qual se prevê a troca de prisioneiros de guerra entre as partes em conflito, para além de outros pontos.

Qahtan é uma figura destacada do partido Islah, próximo da Irmandade Muçulmana e rival dos Huthis, detido em 2015 e desde então com destino desconhecido.

2024-07-03
20:21

Autoridade Palestiniana confirma transferência de verbas de Israel

O primeiro-ministro palestiniano, Mohamed Mustafa, confirmou hoje que o Ministério das Finanças israelita transferiu 435 milhões de shekels (107 milhões de euros) que fazem parte das receitas retidas e cobradas em nome da Autoridade Palestiniana.

Segundo a agência palestiniana WAFA, Mustafa explicou numa reunião com o seu executivo que continuam os esforços e as comunicações com o lado israelita para recuperar o resto dos fundos, que ascendem a cerca de seis mil milhões de shekels (1,47 mil milhões de euros),

O ministro das Finanças israelita, Bezalel Smotrich, aceitou transferir os últimos três meses de receitas retidas para a Autoridade Palestiniana e alargar por mais quatro meses a isenção aos bancos israelitas que trabalham com o lado palestiniano.

O porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Vedant Patel, saudou a medida, apelando para que “Israel estenda a isenção por pelo menos 12 meses e liberte o restante da receita retida”.

A isenção permite aos bancos israelitas processar pagamentos em shekels por serviços e salários ligados à Autoridade Palestiniana, embora o acordo deixe de fora uma parte significativa dos fundos para os funcionários que residem na Faixa de Gaza, onde Israel e o grupo islamita Hamas travam uma guerra há quase nove meses.

Da mesma forma, esta transferência de fundos estaria ligada à aprovação do gabinete liderado pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para legalizar novos postos avançados na Cisjordânia ocupada e a sanções contra altos funcionários palestinianos por apoiarem processos de justiça internacional contra Israel.

2024-07-03
20:13

Hamas diz que trocou "algumas ideias" com mediadores tendo em vista um cessar-fogo em Gaza

O Hamas diz ter trocado "algumas ideias" com os mediadores tendo em vista um cessar-fogo na Faixa de Gaza, disse o grupo palestiniano num comunicado citado pela Reuters.

2024-07-03
19:36

Ataque israelita mata família de nove na Faixa de Gaza

Um ataque do Exército israelita matou um destacado médico da Faixa de Gaza, hoje identificado, juntamente com outros oito membros da sua família, depois de todos terem deixado Khan Yunis, no sul do enclave palestiniano por ordens militares.

O médico morto na terça-feira foi Hasan Hamdan, chefe do departamento de queimaduras e cirurgia plástica do Hospital Naser, na Faixa de Gaza, que deixou Khan Yunis na manhã de segunda-feira, na sequência de uma ordem de evacuação israelita, e procurou refúgio com a sua família em casa de um parente.

Citando fontes médicas, o canal de notícias do Qatar al-Jazeera, cuja transmissão está proibida em Israel desde maio pelo Governo israelita, afirma que a casa estava numa suposta “zona segura”, mas foi bombardeada, matando o médico, cinco crianças e três mulheres.

Além disso, em todo o enclave devastado por quase nove meses de guerra e que soma cerca de 37.900 habitantes mortos, registaram-se hoje bombardeamentos incessantes israelitas no bairro de Shujayia (no norte do território) para onde as forças de Telavive regressaram há uma semana.

2024-07-03
19:34

Israel estuda resposta do Hamas para cessar-fogo em Gaza

Israel está a estudar a resposta do Hamas a uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, anunciou a Mossad.

Uma proposta que, ao que se conhece, inclui um acordo para a libertação de reféns e também um cessar-fogo.

"Israel está a examinar a resposta e vai responder aos mediadores", garantiu um comunicado partilhado pelo gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, em nome da Mossad.

2024-07-03
17:58

Israel e Ucrânia discutem cooperação bilateral ao mais alto nível

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia discutiu a cooperação bilateral com Israel com o seu homólogo israelita.

Dmytro Kuleba e Israel Katz também discutiram uma série de situações ao nível das ameaças globais e regionais, nomeadamente as colocadas por Rússia, Irão e Coreia do Norte.