Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia reivindica conquista de localidade em Donetsk. Orbán promete mais "encontros surpresa" após visita a Moscovo

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-04

O que está a acontecer

2024-07-04
16:26

Putin mantém preferência por Biden na corrida às presidenciais dos EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, diz que mantém a sua preferência por Joe Biden na corrida eleitoral para as presidenciais dos EUA, mesmo depois de ter visto "fragmentos" do debate com Donald Trump.

Questionado por um jornalista da televisão estatal russa sobre qual dos dois candidatos preferia que ganhasse as eleições norte-americana, Putin respondeu que "nada mudou" na sua preferência por Joe Biden.

"Vi alguns fragmentos [do debate]. Mas tinha mais que fazer", disse, citado pela Sky News.

Siga ao minuto:

2024-07-07
14:57

Ucrânia abate caça russo Su-25 na frente de Pokrovsk

As forças ucranianas abateram este domingo um caça russo Su-25 na frente de batalha de Pokrovsk, disse um porta-voz do exército.

Numa publicação nas redes sociais, o exército da Ucrânia disse que, "na frente de Pokrovsk, os nossos soldados abateram um aparelho aéreo russo Su-25 que estava a disparar contra as posições das forças de defesa [ucranianas]".

O caça russo "está agora a arder nas colinas do Donbass ucraniano", adiantou o exército.

O caça Su-25, da era soviética, serve sobretudo para dar apoio aéreo a forças de combate no terreno. A Força Aérea russa operava  mais de 100 destes caças antes da invasão em larga escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Crê-se que cerca de 30 já terão sido abatidos desde então.

A Ucrânia também usa caças Su-25 e, em fevereiro de 2024, adiantou que tinha cerca de 40 unidades efetivas.

2024-07-07
14:34

Oligarca ucraniano foge do país "com documentos falsos"

Um bilionário ucraniano fugiu do país usando documentos forjados, noticiam os media ucranianos este domingo.

Citando fontes da procuradoria-geral de Kiev, o jornal Ukrainska Pravda (UP) diz que Hennadii Boholiubov, cofundador do banco ucraniano PrivatBank, viajou para a Polónia na noite de 23 para 24 de junho usando "documentos falsos".

De acordo com o mesmo jornal, Boholiubov fugiu da Ucrânia após descobrir que o gabinete de segurança económica do país abriu uma investigação por suspeitas de má gestão financeira no PrivatBank.

O UP adianta que um elemento da guarda fronteiriça ucraniana foi detido ontem por ter ajudado o oligarca a atravessar a fronteira.

2024-07-07
14:32

Na guerra da Ucrânia "não interessa a verdade, interessa é sugerir que a Rússia está a avançar no terreno"

Diana Soller, comentadora da CNN, analisa o recente anúncio da Rússia de que conseguiu conquistar uma nova localidade na região ucraniana ocupada de Donetsk

2024-07-07
14:19

Orbán promete mais "encontros surpresa" após visitar Putin em Moscovo

Depois de se ter encontrado com o presidente russo em Moscovo há alguns dias, Viktor Orbán, o primeiro-ministro da Hungria, prometeu este domingo mais "encontros surpresa" para breve.

"Fez menção às ogivas, mas sabe, o território, o povo, todo o enorme tesouro geográfico, tudo o que têm, é um império real, um homem que domina um verdadeiro império", disse Orbán sobre a Rússia de Putin após a visita a Moscovo.

Essa visita, que foi fortemente criticada pelos aliados da UE, foi planeada sob o maior secretismo, adiantou o primeiro-ministro húngaro, prometendo mais "encontros surpresa", mas sem especificar com quem.

2024-07-07
13:35

Adesão da Ucrânia à NATO está "muito, muito, muito pouco facilitada"

Ana Miguel dos Santos, especalista em assuntos de segurança e defesa, analisa o que se pode esperar do encontro da aliança atlântica em Washington

2024-07-07
12:42

"Ucrânia não vai dar grandes passos para a adesão à NATO na próxima cimeira"

Contudo, serão dados passos na institucionalização do apoio da aliança à Ucrânia no encontro de Washington, ressalta João Annes, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, que também comenta o avanço das negociações para a Faixa de Gaza ao final de nove meses da ofensiva de Israel

2024-07-07
11:51

Forças russas dizem ter conquistado aldeia em Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia diz que as suas forças conseguiram conquistar uma aldeia da região ucraniana de Donetsk, ocupada por Moscovo desde 2022.

"A Federação Russa conseguiu libertar a povoação de Chigai na república popular de Donetsk", disse o Ministério citado pela agência estatal russa Tass.

Chigari é o nome alternativo que os russos usam para a aldeia ucraniana de Pivdenne, povoação numa das frentes de batalha entre russos e ucranianos, que fica a oeste da cidade de Horlivka, atualmente controlada pela Rússia.

2024-07-07
11:14

Rússia diz ter destruído sistemas Patriot, Ucrânia diz que eram engodo

Os mísseis balísticos russos Iskander destruíram dois sistemas Patriot ucranianos na região de Odessa, reivindicou o Ministério da Defesa russo este domingo.

O ataque teve lugar perto do porto de Yuzhne e também destruiu uma estação de radar, adiantou o ministério. 

A Ucrânia, no entanto, diz que a Rússia atingiu locais de lançamento de mísseis que eram um engodo.

Mykola Oleshchuk, o comandante da Força Aérea ucraniana, partilhou imagens do ataque russo nas redes sociais e disse que o seu pessoal "conduziu com sucesso medidas de defesa passiva". 

"Obrigado a todos os que ajudaram com maquetes [de engodo] de qualidade de aviões e sistemas de defesa aérea. O inimigo tem menos Iskanders e vão chegar mais maquetes", acrescentou.

2024-07-07
10:50

Ucrânia abate 13 drones russos

As forças da Ucrânia conseguiram abater 13 drones Shahed russos usados contra o país durante a madrugada, indica a Força Aérea, adiantando que a Rússia lançou pelo menos dois mísseis balísticos Iskander, sem confirmar se conseguiu intercetá-los.

Os drones Shahed, de fabrico iraniano, são conhecidos como armas "kamikaze" que podem ser lançados de uma ogiva com até 50 quilos e que têm um alcance máximo de quase 2 mil quilómetros.

Normalmente são lançados em "enxame" e detonam no impacto nos alvos.

2024-07-07
10:44

Oito mortos e 16 feridos em ataques russos à Ucrânia nas últimas 24 horas

Uma série de ataques russos na Ucrânia, nas últimas 24 horas, provocaram pelo menos oito mortos e 16 feridos, adiantaram as autoridades do país este domingo.

Em Kherson, quatro pessoas morreram numa série de ataques a 17 povoações, adiantou o governador regional.

Em Donetsk, uma pessoa morreu na cidade de Niu-York e outra em Ukrainsk.

Uma mulher de 65 anos foi morta em Dnipropetrovsk, adiantou o governador daquela região.

Já em Kharkiv, um homem de 47 anos morreu após as forças russas terem atingido a aldeia de Odnorobivka, indicaram as autoridades locais.

2024-07-07
10:40

Declarado estado de emergência na região russa de Voronezh

As autoridades russas declararam este domingo estado de emergência na região de Voronezh após um ataque ucraniano com drones ter alegadamente atingido um armazém de munições.

Alexander Gusev, governador de Voronezh, disse que o ataque fez deflagrar um enorme incêndio no armazém e que "a detonação de material explosivo continua".

"Não houve vítimas" no ataque, adiantou Gusev no seu canal de Telegram.

O armazém atingido localiza-se na pequena aldeia de Seergevka, a sul da cidade de Voronezh e a cerca de 80 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram um drone a sobrevoar a baixa altitude a zona do ataque, e uma grande nuvem em forma de cogumelo a erguer-se no horizonte. Estes vídeos ainda não foram verificados de forma independente.

A Ucrânia ainda não comentou oficialmente o ataque.

2024-07-07
08:31

Rússia com "capacidade ofensiva significativa" pode "intensificar ataques" face à cimeira da NATO

José Palmeira, da Universidade do Minho, comenta o encontro dos países da aliança atlântica que vai ter lugar dentro de uma semana em Washington. "NATO não pode aceitar a Ucrânia num cenário de guerra, vamos ter de aguardar"

2024-07-07
08:31

Incêndio deflagra em oleoduto da Crimeia

Um oleoduto da Crimeia está a ser alvo de um incêndio este domingo, adiantaram as autoridades russas instaladas na região ucraniana anexada.

O incêndio deflagrou na sequência de um acidente e de uma ou mais explosões, dizem as mesmas fontes, e não há vítimas a registar. Vídeos online mostram uma grande coluna de fumo no local, no distrito de Alusha.

2024-07-06
22:57

Ucrânia exige "apoio irreversível" da NATO, EUA estão de pé atrás. Porquê? A explicação de António José Telo

António José Telo, professor de História na Academia Militar, explica o porquê da insistência da Ucrânia para que os aliados da NATO se comprometam em garantir um “apoio irreversível” a Kiev contra as forças russas. O especialista analisa ainda os primeiros dias da presidência rotativa do Conselho da União Europeia, que cabe este semestre ao governo da Hungria.

2024-07-06
22:53

"A Ucrânia já tem um lugar à mesa" da NATO: a cimeira de Washington em análise

Sónia Sénica faz a antecipação da cimeira da NATO, que decorre em Washington na próxima semana, entre os dias 9 e 11, e que terá o conflito na Ucrânia no topo da agenda.

2024-07-06
21:40

479 atletas morreram pela Ucrânia. E é assim que os sobreviventes se preparam para os Jogos Olímpicos

A pouco mais de três semanas do início dos Jogos Olímpicos de Paris, Viktoriia Tkachuk, atleta ucraniana, tem muito mais em mente do que a meta, com o seu irmão a lutar pelo país na linha da frente da guerra contra a Rússia. A CNN Internacional foi aos treinos da atleta e mostra como pode ser difícil o caminho para a glória olímpica.

 

2024-07-06
21:03

Diáspora ucraniana espera que Costa no Conselho Europeu ajude à entrada plena na UE

O Congresso Mundial Ucraniano felicitou António Costa pela sua eleição para a presidência do Conselho Europeu, manifestando esperança que a sua liderança apoie os esforços ucranianos para restaurar a integridade territorial, garantir a paz e pertencer à União Europeia.

Numa carta de felicitações datada de hoje, assinada por Paul Grod, presidente da organização que representa cerca de 20 milhões de ucranianos na diáspora em 60 países, incluindo Portugal, o Congresso Mundial Ucraniano (CMU) lembrou as ações de António Costa enquanto primeiro-ministro de Portugal em prol da Ucrânia e afirmou a sua crença de que na liderança do Conselho Europeu vai ajudar a Ucrânia a atingir os seus objetivos.

“Acreditamos que a sua liderança vai apoiar os esforços da Ucrânia para restaurar a sua integridade territorial, garantir a paz e alcançar a sua aspiração histórica – tornar-se membro de pleno direito da União Europeia”, conclui a missiva.

O CMU afirma que o novo cargo é um “feito notável” para António Costa, que reconhece a sua “liderança e dedicação” para “promover a unidade e cooperação dentro da União Europeia”, recordando ainda as suas ações nas primeiras horas da invasão russa da Ucrânia, o papel de Portugal no acolhimento de refugiados ucranianos e a sua visita ao país em guerra, “sublinhando um profundo compromisso” não apenas para com a soberania da Ucrânia, mas também “para com os valores da liberdade e democracia”.

2024-07-06
18:57

Zelensky anuncia nova estratégia marítima e garante que Rússia "nunca mais vai dominar" o Mar Negro

A Ucrânia está a trabalhar numa nova estratégia marítima, que até deve ser aprovada em breve pelo Conselho Nacional de Segurança e Defesa.

O anúncio foi feito pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no habitual discurso diário sobre a guerra.

“Estamos a trabalhar numa nova estratégia para o mar – a estratégia marítima ucraniana. Em breve a estratégia vai ser aprovada”, acrescentou, sem revelar, no entanto, pormenores do que pode resultar disso.

Zelensky lembrou a importância do equilíbrio de forças no Mar Negro, sublinhando que a frota russa ali posicionada “nunca mais vai dominar a zona”.

2024-07-06
18:46

Rússia garante estar a realizar exercícios em Sevastopol

A frota russa do Mar Negro encontra-se a realizar exercícios militares em Sevastopol, anunciou o governador regional, Mikhail Ravzozhaev, citado pela agência RIA Novosti.

De acordo com o mesmo responsável, as baías de Streletskaya e Kamyshovaya foram os locais escolhidos pela marinha, onde estiveram em cena vários tipos de armas de pequena dimensão.

Este anúncio surge depois de um dos mais altos responsáveis do exército ucraniano ter vindo dizer que a Rússia tinha retirado a maioria da frota do Mar Negro de Sevastopol.

2024-07-06
18:42

"O que a Ucrânia gostaria de ter era uma garantia de adesão" na cimeira da NATO

Em antevisão da cimeira da NATO, que se realiza na próxima semana, Mário João Fernandes, especialista em Direito Internacional, considera que Kiev espera “uma garantia de adesão, que está em cima da mesa neste momento”, mas que poderá, para já, não passar de uma “promessa”, uma vez que a garantia de adesão requer “alguma prudência”.