Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia anuncia controlo de zona numa das cidades estratégicas da guerra

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-02

O que está a acontecer

2024-07-01
08:45

"Infelizmente". Zelensky diz que EUA não veem Ucrânia na NATO

Nem um, nem outro. Volodymyr Zelensky adiantou, numa entrevista ao norte-americano Philadelphia Inquirer, que nenhum dos candidatos a presidente dos Estados Unidos vê a Ucrânia na NATO. 

"Eles (os EUA) estão a falar abertamente sobre o assunto. O Presidente (Joe) Biden está a falar sobre isso. E (Donald) Trump diz que, se não fosse a NATO, a guerra poderia não ter começado", disse Zelensky, adiantando que isto "sugere que nenhum vê a Ucrânia na NATO hoje em dia. Infelizmente".

A leitura do presidente ucraniano surge ao mesmo tempo que se vão gerando expectativas em torno da Cimeira da NATO, em Washington, este mês. Zelensky já admitiu que espera um sinal mais definitivo sobre a futura adesão da Ucrânia à aliança - mas responsáveis norte-americanos já deixaram claro que isso é muito pouco provável.

 

Siga ao minuto:

2024-07-03
11:44

Rússia anuncia controlo de zona numa das cidades estratégicas da guerra

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que as forças russas tomaram o controlo de uma zona na localidade de Chasiv Yar, de acordo com a agência Interfax.

Trata-se de uma cidade a 20 quilómetros de Bakhmut e que, pela sua elevação, pode ser um ponto estratégico fulcral para o desenvolvimento da situação na região de Donetsk.

Será a partir daí que, caso conquiste mesmo a cidade, a Rússia vai avançar com mais capacidade para Kramatorsk e Sloviansk.

2024-07-03
11:02

NATO aprova ajuda militar à Ucrânia no valor de 40 mil milhões de euros

Os aliados da NATO concordaram em financiar a ajuda militar à Ucrânia com 40 mil milhões de euros no próximo ano, disse um diplomata da Europa Ocidental à Reuters.

A notícia surge uma semana antes da reunião dos líderes da aliança em Washington e na sequência do apelo de Stoltenberg, secretário-geral da NATO, que pediu que os  Estados membros mantivessem ao mesmo nível a ajuda militar à Ucrânia.

2024-07-03
10:43

Rússia volta a atacar aeródromos ucranianos, enquanto Kiev aguarda entrega dos F-16 ocidentais

O Ministério da Defesa russo disse que atingu nas últimas horas um aeródromo na cidade de Poltava, no centro-leste da Ucrânia, com um míssil Iskander. Foi a segunda vez esta semana que a Rússia comunicou ter atingido um aeródromo naquela região.

Os ataques a aeródromos surgem ao mesmo tempo que a Ucrânia aguarda pela chegada dos primeiros F-16 que o Ocidente vai enviar para Kiev - e que Moscovo jurou destruir. Esta terça-feira o alvo foi Myrhorod.

2024-07-03
09:57

Forças ucranianas abateram cinco mísseis e seis drones russos

A força aérea ucraniana afirmou ter abatido cinco mísseis e seis drones lançados pela Rússia na manhã de quarta-feira. 

De acordo com o comunicado, as forças armadas neutralizaram um míssil de cruzeiro Iskander-K e quatro mísseis guiados Kh-59. Também abateram cinco drones do tipo Shahed e um drone de reconhecimento Orlan-10.

Os ataques russos visaram principalmente a região ucraniana de Dnipropetrovsk.

2024-07-03
09:35

Ataque ucraniano a pastelaria de Kherson faz dois mortos

Dois civis foram mortos e um ficou ferido num ataque com drones ucranianos que atingiu uma padaria numa cidade controlada pela Rússia na região ucraniana de Kherson, disse um funcionário do Kremlin, citado pela Reuters, na quarta-feira.

2024-07-03
09:33

Ataque russo em Dnipro mata três pessoas

Um ataque russo com mísseis e drones na cidade ucraniana de Dnipro matou pelo menos três pessoas e feriu outras 18. O ataque causou vários incêndios na cidade, informou o governador da região.

2024-07-03
08:20

Ataque com drones no Mar Negro não afetou navegação no porto russo de Novorossiisk

A navegação no porto russo de Novorossiisk, no Mar Negro, não foi afetada após um ataque de drones marítimos. A informação é avançada pela Interfax, que cita a administração local.

2024-07-03
08:17

Rússia anuncia destruição de 12 drones que se dirigiam para o porto de Novorossiysk

Os sistemas de defesa russos destruíram 10 drones aéreos que a Ucrânia lançou contra o território russo, bem como dois drones marítimos que se dirigiam para o porto de Novorossiysk, no Mar Negro, anunciou o Ministério da Defesa russo. Cinco drones aéreos foram destruídos sobre a região de Belgorod, quatro sobre a região de Bryansk e um sobre a região de Moscovo.

2024-07-03
08:11

Rússia anuncia que francês se declarou culpado de recolher informações militares

O investigador francês Laurent Vinatier, acusado pela Rússia de ser um agente estrangeiro não declarado e de recolher informações sobre as forças armadas russas, assumiu-se como culpado, segundo anunciou o Comité de Investigação da Rússia, citado pela Reuters.

Vinatier, 47 anos, pode ser condenado a uma pena de prisão de até cinco anos. Foi colocado em prisão preventiva até 5 de agosto, apesar de um pedido de libertação subscrito pela embaixada francesa.

2024-07-03
06:17

China e Rússia realizam exercício conjunto para combater terrorismo transfronteiriço

China e Rússia realizaram um exercício militar conjunto centrado no terrorismo transfronteiriço, informou um órgão oficial do Exército chinês, numa altura em que as autoridades russas estão cada vez mais preocupadas com ataques terroristas.

O exercício ocorreu numa área fluvial perto da ponte de Heilongjiang - que liga a cidade russa de Blagoveshchensk à cidade chinesa de Heihe - em 25 de junho, noticiou o jornal oficial do Exército de Libertação Popular (PLA Daily).

Foi o primeiro exercício antiterrorista conjunto dos países vizinhos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no início de 2022.

O exercício ocorreu poucos dias depois dos ataques terroristas na região do Daguestão, no sul da Rússia, em 23 de junho, em que pelo menos 22 pessoas foram mortas em tiroteios em duas sinagogas, duas igrejas ortodoxas e um posto policial.

Em março, mais de 140 pessoas foram mortas num ataque a uma sala de concertos em Moscovo - o ataque terrorista mais mortífero na Rússia em quase duas décadas. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade, mas Moscovo tentou associar a Ucrânia ao ataque, o que foi negado pelas autoridades ucranianas.

O exercício conjunto da semana passada simulou "terroristas que tentavam atravessar a fronteira" para efetuar ataques, disse o diário.

As tropas chinesas e russas utilizaram reconhecimento aéreo, interceção marítima e emboscadas em terra para bloquear e capturar terroristas durante o exercício.

O exercício demonstrou a "firme determinação" de ambas as forças armadas em tomar medidas eficazes para combater todas as formas de terrorismo, separatismo e extremismo, ao mesmo tempo que asseguram conjuntamente as suas áreas fronteiriças, de acordo com o jornal.

A mesma fonte indicou que as duas partes também discutiram o aprofundamento da cooperação fronteiriça.

O exercício conjunto da semana passada segue-se a um acordo entre os líderes chinês e russo para reforçar a cooperação em matéria de aplicação da lei e defesa, incluindo a expansão de treinos e exercícios conjuntos, quando o Presidente russo, Vladimir Putin, visitou Pequim em maio.

As guardas costeiras chinesa e russa assinaram também um memorando de entendimento sobre a cooperação em matéria de aplicação da lei marítima em abril do ano passado.

Não é a primeira vez que os dois países realizam exercícios conjuntos focados no combate ao terrorismo. Em 2019, a Força Policial Armada Popular paramilitar da China participou de um exercício com a Guarda Russa, realizado na Rússia.

2024-07-02
23:45

Visita de Orbán a Kiev lança "ruído de fundo tremendo na política europeia"

O major-general Arnault Moreira analisa a primeira visita de Viktor Orbán a Kiev, que coincide com a altura em que a Hungria assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. O primeiro-ministro húngaro aproveitou a ocasião para apresentar uma proposta de cessar-fogo na Ucrânia - uma proposta que o especialista em Geoestratégia descreve como "ambígua".

2024-07-02
23:44

Orbán foi a Kiev "dizer pessoalmente" a Zelensky que "a Ucrânia não tem hipóteses de vencer a guerra"

Diana Soller analisa a primeira visita de Viktor Orbán a Kiev desde o início da invasão russa, que coincide com a altura em que a Hungria assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. A comentadora da CNN Portugal considera que esta visita surge apenas nesse âmbito, pelo que a atitude do primeiro-ministro húngaro em relação à Ucrânia não terá mudado.

2024-07-02
22:39

"Fui atingido por um rocket e não consigo andar normalmente". Da linha da frente da guerra na Ucrânia para a recuperação em Portugal

Primeiro grupo de combatentes ucranianos já está em Ourém. Centro recebeu 11 militares feridos para reabilitação e espera poder ajudar muitos mais
Leia mais aqui
2024-07-02
22:14

"Zelensky olha para Viktor Orbán e através dele vê Vladimir Putin"

Azeredo Lopes, comentador da CNN Portugal, analisa a visita do presidente da Hungria, Viktor Orbán, a Kiev, para pedir um cessar-fogo e o início de negociações com a Rússia, com Volodymyr Zelensky a não conseguir disfarçar o desconforto perante um chefe de Estado que sempre foi próximo do invasor da Ucrânia.

2024-07-02
19:00

ONU diz que Rússia violou direito internacional ao deter jornalista dos EUA

Especialistas em direitos humanos da ONU alegam que a Rússia violou o direito internacional ao deter Evan Gershkovich, repórter do Wall Street Journal, pedindo a sua libertação imediata num comunicado hoje tornado público.

O Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária – um organismo composto por especialistas independentes convocados pelo principal órgão de direitos humanos da ONU - argumenta que há uma “surpreendente falta de qualquer fundamentação factual ou jurídica” para as acusações de espionagem levantadas contra Gershkovich, de 32 anos.

O grupo de cinco membros disse que a nacionalidade norte-americana de Gershkovich foi um fator na sua detenção e, como resultado, o processo judicial foi “discriminatório”.

“O Grupo de Trabalho considera que a privação de liberdade de Gershkovich constitui uma violação do direito internacional, sendo discriminatório, com base na sua nacionalidade”, afirmou o organismo num parecer emitido em março, mas que apenas hoje foi tornado público.

2024-07-02
18:20

Jornalista russo Alexander Nevzorov e mulher incluídos em lista de extremistas

Um tribunal russo decidiu incluir na lista de organizações extremistas o jornalista Alexander Nevzorov, condenado à revelia a oito anos de prisão por divulgar "informações falsas" sobre a guerra na Ucrânia, e a sua mulher Lídia.

O Tribunal Oktyabrsky de São Petersburgo decidiu a favor do procurador e de um número indeterminado de pessoas que interpuseram uma ação judicial em defesa dos interesses do Estado, segundo a agência noticiosa TASS.

"Os cônjuges Alexander e Lidia, desde março de 2022 até aos dias de hoje, independentemente da região e do país, difundiram a ideologia extremista a um número ilimitado de pessoas, publicando informações falsas nas suas páginas da Internet sobre a realização de uma operação militar especial (guerra ucraniana)", divulgou o serviço de imprensa da Procuradoria-Geral da Rússia.

Ao abrigo desta medida, os bens dos cônjuges serão convertidos em rendimentos do Estado.

2024-07-02
17:50

Frota russa com submarino e fragata chega a Cuba

Um conjunto de navios da frota do norte da marinha russa chegou esta terça-feira a Cuba, anunciou o correspondente da agência RIA Novosti.

Entre o grupo que está nas Caraíbas está o submarino Kazan, a fragata Almirante Gorshkov, um navio de abastecimento e um bote salva-vidas.

A frota está no porto de La Guaira, sendo que esta é a segunda vez que a marinha russa marca presença em Cuba num curto espaço de tempo.

2024-07-02
17:19

Lukashenko diz que a Bielorrússia não vai permitir confrontos na fronteira com a Ucrânia

A Bielorrússia não vai permitir quaisquer confrontos na fronteira com a Ucrânia, frisou o presidente Alexander Lukashenko, citado pela agência estatal bielorrussa.

"Garanto-vos que não vamos permitir quaisquer combater na fronteira com a Ucrânia. Não haverá nenhum", garantiu o presidente russo.
 
As declarações de Lukashenko surgem depois de, na semana passada, a Bielorrússia ter anunciado o envio de novas forças de defesa aérea para a sua fronteira com a Ucrânia para proteger  "instalações de infraestruturas críticas" devido ao aumento da atividade dos drones ucranianos na região.

2024-07-02
16:18

Avião russo volta a violar espaço aéreo da NATO

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Lituânia denunciou a violação do espaço aéreo do país por parte de um avião russo.

De acordo com o comunicado lituano, foi emitido um protesto diplomático junto da representação russa.

Recorde-se que a Lituânia faz parte da NATO, sendo que esta não é a primeira vez que um caça da Rússia faz algo do género.

2024-07-02
15:54

EUA vão anunciar pacote de mais de 2 mil milhões de euros de armamento para a Ucrânia

Os Estados Unidos vão anunciar em breve mais de 2,3 mil milhões de dólares (2,14 mil milhões de euros) num pacote de armamento dirigido à Ucrânia, disse o Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante uma reunião com o seu homólogo ucraniano no Pentágono.

Austin afirmou que o pacote incluiria armas anti-tanque e sistemas de defesa anti-aérea, permitindo também acelerar a aquisição de sistemas NASAMS e Patriot.