Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Zelensky garante que EUA não veem Ucrânia na NATO

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-30

O que está a acontecer

2024-06-29
09:24

Ucrânia diz que a Rússia perdeu 541.560 soldados desde o início da guerra

A Rússia perdeu 541.560 soldados desde o início da guerra na Ucrânia. Nas últimas 24 horas, o exército russo registou 1.070 baixas.

De acordo com um relatório do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, a Rússia perdeu também material. Entre ele, 8.073 tanques, 15.505 veículos blindados e 871 sistemas de defesa aérea. Há também 360 aviões, 11.538 drones e 28 navios entre as perdas.

Siga ao minuto:

2024-07-01
10:35

Reforço de tropas ucranianas na fronteira com a Bielorrússia. Alarme em Moscovo ou uma "operação de desinformação"?

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu que há relatos de a Ucrânia estar a reforçar o destacamento de tropas na fronteira com a Bielorrússia e que isso era "causa para preocupação". 

Minutos depois, contudo, fonte oficial de Kiev garantiu que as declarações de Peskov não passavam de uma "operação de desinformação".
 

2024-07-01
10:25

Rússia lançou acidentalmente 38 bombas contra o seu próprio território

A Rússia lançou acidentalmente pelo menos 38 bombas planadoras - não teleguiadas - sobre o seu próprio território entre abril de 2023 e abril de 2024, noticia o The Washington Post, que cita documentos internos de limpeza e evacuação de aparelhos explosivos, que obteve junto dos serviços secretos ucranianos.

As bombas planadoras FAB-500, que transportam uma carga útil de 500 quilos, caíram na região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, A Rússia tinha começado a utilizar este tipo de armas modificadas da era soviética, com uma asa e um kit de navegação acoplados, como alternativa aos mísseis guiados de precisão, que estavam a diminuir.

A investigação do Post cita o especialista militar Ruslan Leviev, que sublinha que os sistemas de orientação adaptados das bombas planadoras não são pouco fiáveis. Ou seja, "apenas uma fração destas bombas falha, pelo que isso não afeta a eficácia prática desta arma, por muito cínico que isso possa parecer".
 

2024-07-01
10:08

Rublo cai face ao Euro e Dólar

O rublo caiu em relação ao dólar e ao euro, mas manteve a sua posição em relação ao yuan chinês, relata a Reuters. A descida acontece ao mesmo tempo que um corte nas vendas diárias de divisas do banco central está a exercer pressão sobre a moeda russa.

Às 08:25 horas, o rublo estava a ser negociado 0,4% mais baixo, em 86,05 contra o dólar. O comércio de ambas as moedas foi transferido no mês passado da Bolsa de Moscovo para o mercado interbancário, menos líquido e mais volátil, como consequência das sanções dos EUA contra a bolsa.

2024-07-01
10:01

Ucrânia anuncia desmantelamento de grupo que queria tomar o parlamento

O Serviço de Segurança da Ucrânia anunciou hoje o desmantelamento de um grupo subversivo que convocou um evento público na capital do país com o objetivo de derrubar as autoridades civis e militares ucranianas e tomar o edifício do parlamento.

Um número desconhecido de pessoas foram presas por envolvimento na conspiração, Segundo o Serviço de Segurança da Ucrânia.

“De acordo com a investigação, em maio e junho de 2024, um grupo de pessoas distribuiu mensagens nas redes sociais desacreditando a atual liderança do Estado, apelando a mudanças na ordem constitucional e à tomada do poder na Ucrânia”, lê-se num comunicado do Ministério Público ucraniano, que informou sobre o desmantelamento do grupo.

Segundo o Ministério Público (MP), os líderes do grupo convocaram vários eventos públicos para 30 de junho, data em que a Ucrânia celebra o Dia da Constituição. Os organizadores não revelavam as suas intenções nas convocatórias.

Além de assumir o parlamento, a ideia era eleger um novo “governo interino” nestes eventos públicos.

O principal organizador do evento é, segundo o MP, o dirigente de uma organização que “tem experiência na participação em atos provocatórios” que até hoje não produziram resultados.

“Ele [o principal organizador] alugou uma sala com capacidade para duas mil pessoas e também procurou militares e guardas armados de estruturas privadas para levarem a cabo a tomada do poder”, afirma o MP, explicando a forma como foi preparada a alegada tentativa de golpe.

Segundo a mesma fonte, o organizador tinha cúmplices nas regiões de Dnipropetrovsk (centro) e Kiev e tentou, sem sucesso, atrair uma Organização Não Governamental (ONG) da região de Ivano-Frankivsk (oeste) para os preparativos.

Quatro pessoas estão a ser investigadas em Ivano-Frankivsk por distribuir material apelando ao derrube da ordem constitucional na Ucrânia. Dois deles foram presos preventivamente, segundo o Ministério Público.

2024-07-01
10:00

Ataque aéreo russo a posto de correios mata uma pessoa e faz vários feridos, incluindo uma criança com oito meses

Um ataque aéreo russo a um posto de correios em Kharkiv no domingo matou uma pessoa e fez nove feridos, incluindo uma criança com oito meses, anunciou o governador da região - uma das mais fustigadas nos últimos dias - Oleh Syniehubov.

Entre as vítimas, está um funcionário dos correios que morreu na sequência da explosão. Segundo a análise feita até ao momento, poderão ter estado no local do impacto nove pessoas. 

2024-07-01
09:13

Ucrânia: Rússia terá perdido mais de 33 mil soldados durante o mês de junho

33.713 soldados. É esta a estimativa de quantos soldados a Rússia perdeu durante o mês de junho, de acordo com números do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. "No total, as perdas do inimigo em junho ascenderam a 33.713 ocupantes, 352 tanques, 589 veículos de combate, 1.393 sistemas de artilharia, 58 sistemas de defesa aérea, três aeronaves, 997 drones, 1.758 veículos e 284 unidades de equipamento especial", diz o relatório publicado esta segunda-feira.

2024-07-01
09:08

Exército russo destrói 36 drones ucranianos perto da fronteira

As forças russas destruíram 36 drones ucranianos durante a noite em regiões próximas da fronteira, segundo revelou o ministério da Defesa de Moscovo na segunda-feira. "Os sistemas de defesa aérea em serviço destruíram e suprimiram 18 Veículos Aéreos não Comandados na região de Bryansk, nove foram destruídos na região de Kursk e nove na região de Belgorod", disse o ministério numa publicação no Telegram.

2024-07-01
08:45

"Infelizmente". Zelensky diz que EUA não veem Ucrânia na NATO

Nem um, nem outro. Volodymyr Zelensky adiantou, numa entrevista ao norte-americano Philadelphia Inquirer, que nenhum dos candidatos a presidente dos Estados Unidos vê a Ucrânia na NATO. 

"Eles (os EUA) estão a falar abertamente sobre o assunto. O Presidente (Joe) Biden está a falar sobre isso. E (Donald) Trump diz que, se não fosse a NATO, a guerra poderia não ter começado", disse Zelensky, adiantando que isto "sugere que nenhum vê a Ucrânia na NATO hoje em dia. Infelizmente".

A leitura do presidente ucraniano surge ao mesmo tempo que se vão gerando expectativas em torno da Cimeira da NATO, em Washington, este mês. Zelensky já admitiu que espera um sinal mais definitivo sobre a futura adesão da Ucrânia à aliança - mas responsáveis norte-americanos já deixaram claro que isso é muito pouco provável.

 

2024-07-01
08:18

Donetsk: exército ucraniano repele ataques em aldeias sob o controlo russo

O exército ucraniano afirmou ter repelido ataques russos perto de Novooleksandrivka e Spirne, na região oriental de Donetsk, um dia depois de as forças russas terem reivindicado o controlo das duas aldeias.

Segundo a Reuters, a frente oriental de Pokrovsk, que inclui Novooleksandrivka, continua neste momento a ser o local onde estão a ser registados combates mais intensos. Também do outro lado da fronteira, a norte, a Rússia tem mantido uma presença militar a partir das regiões de Chernihiv e Sumy - secção essa que tem sido seguida de perto por se temer que a Rússia planeia avance para uma nova frente de combate.

2024-07-01
08:08

Rússia pode estar a preparar uma guerra híbrida contra o Ocidente

Rússia quer confrontar a NATO, mas não se atreve a combatê-la no campo de batalha - por isso, está a travar uma guerra híbrida
Leia mais aqui
2024-07-01
07:56

Ucrânia lança 25 drones contra duas regiões russas, dizem autoridades locais 

A Ucrânia atacou as regiões russas de Bryansk e Kursk com pelo menos 25 drones, de acordo com os governadores das regiões no sudoeste da Rússia, que disseram que todas as armas aéreas foram destruídas.
 
Os sistemas de defesa aérea da Rússia derrubaram 18 drones sobre a região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia, disse Alexander Bogomaz, governador da região, no Telegram.
 
Os ataques foram efetuados em várias vagas e os drones foram abatidos em muitos distritos da região.
 
Alexei Smirnov, governador da região de Kursk, que também faz fronteira com a Ucrânia, disse no Telegram que sete drones foram destruídos sobre a sua região. 
 
Ambos os governadores afirmaram não ter havido feridos ou danos consideráveis em resultado dos ataques.

2024-07-01
07:54

Ucrânia diz que ataque de mísseis russos em Dnipro fere sete pessoas

Um ataque de mísseis balísticos russos contra a cidade ucraniana de Dnipro feriu sete pessoas, incluindo um rapaz de 15 anos, e danificou vários edifícios residenciais, declarou Serhiy Lisak, governador da região de Dnipropetrovsk, esta segunda-feira.
 
Um dos feridos foi hospitalizado, acrescentando que o ataque de drones e artilharia da Rússia no distrito de Nikopol da região de Dnipropetrovsk, que fica no sudeste da Ucrânia, no final do domingo danificou cinco edifícios residenciais, linhas de energia e gás e outras infraestruturas.
 
A Rússia não se pronunciou de imediato.

2024-06-30
21:38

Uma vitória da extrema-direita colocaria em causa a ajuda militar da França à Ucrânia, afirma eurodeputado

O eurodeputado Raphaël Glucksmann sublinhou este domingo, na sequência da primeira volta das eleições francesas, que se o o partido de Marine Le Pen vencer, a ajuda militar aà Ucrânia iria ser posta em causa. Glucksmann acusou ainda o RN de ser um aliado do Presidente russo Vladimir Putin.

2024-06-30
18:24

Fragemntos de mísseis atingem apartamentos em Kiev

Fragmentos de mísseis caíram num subúrbio a norte de Kiev e danificaram um edifício de apartamentos de vários andares. Até ao momento, não há indicação de quaisquer vítimas.
 
A administração militar de Kiev disse que os fragmentos tinham atingido o edifício e provocaram um incêndio numa varanda.
 
O Presidente da Câmara, Vitali Klitschko, disse que não existiram pedidos de 
assistência médica por parte dos residentes. As equipas de emergência estão no local.  

2024-06-30
15:55

"À partida, sai de cena o maior defensor das proposta mais corajosas e atrevidas" para a Ucrânia com as eleições em França

Daniela Nunes afirma que as eleições em França, por estarem a ser protagonizadas pela extrema-direita "vão impactar as Relações Internacionais" e não apenas no próprio país, mas também a nível europeu, sobretudo no que respeita à guerra na Ucrânia. A especialista em Relações Internacionais considera que "não vem alguém com um interesse tão declarado" em defender Kiev "de forma tão feroz" como Macron.

2024-06-30
14:55

Ataque a Kherson mata uma pessoa e fere outras sete

Pelo menos uma pessoa morreu e sete ficaram feridas na sequência de um bombardeamento russo em Kherson, este domingo. A informação é avançada pela Polícia Nacional. 

"Esta manhã, os russos atacaram Beryslav a partir de um drone. Um homem de 30 anos sofreu ferimentos fatais após o lançamento de uma munição inimiga", adiantaram, num relatório citado pelo Ukrinform.

2024-06-30
14:47

Zelensky diz que a Rússia usou mais de 800 bombas aéreas guiadas esta semana

Volodymyr Zelensky acusa a Rússia de ter usado mais de 800 bombas aéreas guiadas contra a Ucrânia esta semana. 

“Só esta semana, a Rússia utilizou mais de 800 bombas aéreas guiadas contra a Ucrânia. Contra as nossas cidades e comunidades, contra o nosso povo, contra tudo o que torna a vida normal”, escreveu, X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano voltou a sublinhar a importância de o país receber “os meios necessários” para se defender. “São necessárias decisões claras para ajudar a proteger o nosso povo. Os ataques de longo alcance e a defesa aérea moderna são a base para pôr termo ao terror russo quotidiano. Agradeço a todos os nossos parceiros que compreendem este facto”, acrescentou.

2024-06-30
14:37

Ucrânia tem Kharkiv "sob controlo" enquanto a Rússia avança em Donetsk

A Ucrânia considera ter controlada a região de Kharkiv após quase dois meses de ofensiva russa, enquanto tenta travar o avanço das tropas do Kremlin na província de Donetsk, onde Moscovo afirma ter tomado quatro cidades nos últimos dias.

Este domingo, o número total de ataques russos na linha da frente atingiu os 73, de acordo com o relatório diário do Estado-Maior da Ucrânia, o qal indicou que o inimigo está mais ativo no setor de Pokrovsk, a noroeste da cidade de Donetsk.

"A situação na zona de combate continua a ser difícil, mas está sob o controlo das Forças de Defesa da Ucrânia", declarou a liderança militar.

O Estado-Maior ucraniano afirmou que "não houve mudanças significativas" na frente de Kharkiv, mas que os russos estavam a utilizar aviões e a bombardear as áreas de Vovchansk e Staritsa a partir de Belgorod e Guriv Kozachok.

Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW na sigla em inglês), sediado nos EUA, as tropas ucranianas recuperaram recentemente posições no norte da região, uma vez que as imagens geolocalizadas de sexta-feira indicam que avançaram em Vovchansk, a nordeste da cidade de Kharkiv e perto da fronteira russa.

2024-06-30
14:36

"Estamos a assistir a uma fortificação da fronteira da NATO com a Ucrânia que se vai manter"

A comentadora Diana Soller garante que os países europeus e da Aliança Atlântica estão preocupados com "o reforço das fronteiras da NATO" com a Rússia. A "fortificação da fronteira" vai ser, acredita, tema na próxima cimeira.

2024-06-30
14:30

Rússia conquista aldeias em Donetsk com vantagens de "seis para um", mas "terá mais dificuldade" daqui para a frente

O ministério da Defesa russo reivindicou o controlo de quatro aldeias ucranianas na região de Donetsk. O major-general Isidro de Morais Pereira diz que se estão "a verificar vitórias táticas da Rússia" na região, mas avisa que "não será fácil daqui para a frente".