Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Zelensky garante que EUA não vêem Ucrânia na NATO

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-30

O que está a acontecer

2024-06-29
08:23

Drone ucraniano mata cinco pessoas em Kursk, incluindo duas crianças

Um ataque com um drone ucraniano matou cinco pessoas na região russa fronteiriça de Kursk, incluindo duas crianças. A informação é avançada pelo governador  Alexey Smirnov, de acordo com a TASS.

Siga ao minuto:

2024-07-01
09:13

Ucrânia: Rússia terá perdido mais de 33 mil soldados durante o mês de junho

33.713 soldados. É esta a estimativa de quantos soldados a Rússia perdeu durante o mês de junho, de acordo com números do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. "No total, as perdas do inimigo em junho ascenderam a 33.713 ocupantes, 352 tanques, 589 veículos de combate, 1.393 sistemas de artilharia, 58 sistemas de defesa aérea, três aeronaves, 997 drones, 1.758 veículos e 284 unidades de equipamento especial", diz o relatório publicado esta segunda-feira.

2024-07-01
09:08

Exército russo destrói 36 drones ucranianos perto da fronteira

As forças russas destruíram 36 drones ucranianos durante a noite em regiões próximas da fronteira, segundo revelou o ministério da Defesa de Moscovo na segunda-feira. "Os sistemas de defesa aérea em serviço destruíram e suprimiram 18 Veículos Aéreos não Comandados na região de Bryansk, nove foram destruídos na região de Kursk e nove na região de Belgorod", disse o ministério numa publicação no Telegram.

2024-07-01
08:45

"Infelizmente". Zelensky diz que EUA não vêem Ucrânia na NATO

Nem um, nem outro. Volodymyr Zelensky adiantou, numa entrevista ao norte-americano Philadelphia Inquirer, que nenhum dos candidatos a presidente dos Estados Unidos vê a Ucrânia na NATO. 

"Eles (os EUA) estão a falar abertamente sobre o assunto. O Presidente (Joe) Biden está a falar sobre isso. E (Donald) Trump diz que, se não fosse a NATO, a guerra poderia não ter começado", disse Zelensky, adiantando que isto "sugere que nenhum vê a Ucrânia na NATO hoje em dia. Infelizmente".

A leitura do presidente ucraniano surge ao mesmo tempo que se vão gerando expectativas em torno da Cimeira da NATO, em Washington, este mês. Zelensky já admitiu que espera um sinal mais definitivo sobre a futura adesão da Ucrânia à aliança - mas responsáveis norte-americanos já deixaram claro que isso é muito pouco provável.

 

2024-07-01
08:18

Donetsk: exército ucraniano repele ataques em aldeias sob o controlo russo

O exército ucraniano afirmou ter repelido ataques russos perto de Novooleksandrivka e Spirne, na região oriental de Donetsk, um dia depois de as forças russas terem reivindicado o controlo das duas aldeias.

Segundo a Reuters, a frente oriental de Pokrovsk, que inclui Novooleksandrivka, continua neste momento a ser o local onde estão a ser registados combates mais intensos. Também do outro lado da fronteira, a norte, a Rússia tem mantido uma presença militar a partir das regiões de Chernihiv e Sumy - secção essa que tem sido seguida de perto por se temer que a Rússia planeia avance para uma nova frente de combate.

2024-07-01
08:08

Rússia pode estar a preparar uma guerra híbrida contra o Ocidente

Rússia quer confrontar a NATO, mas não se atreve a combatê-la no campo de batalha - por isso, está a travar uma guerra híbrida
Leia mais aqui
2024-07-01
07:56

Ucrânia lança 25 drones contra duas regiões russas, dizem autoridades locais 

A Ucrânia atacou as regiões russas de Bryansk e Kursk com pelo menos 25 drones, de acordo com os governadores das regiões no sudoeste da Rússia, que disseram que todas as armas aéreas foram destruídas.
 
Os sistemas de defesa aérea da Rússia derrubaram 18 drones sobre a região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia, disse Alexander Bogomaz, governador da região, no Telegram.
 
Os ataques foram efetuados em várias vagas e os drones foram abatidos em muitos distritos da região.
 
Alexei Smirnov, governador da região de Kursk, que também faz fronteira com a Ucrânia, disse no Telegram que sete drones foram destruídos sobre a sua região. 
 
Ambos os governadores afirmaram não ter havido feridos ou danos consideráveis em resultado dos ataques.

2024-07-01
07:54

Ucrânia diz que ataque de mísseis russos em Dnipro fere sete pessoas

Um ataque de mísseis balísticos russos contra a cidade ucraniana de Dnipro feriu sete pessoas, incluindo um rapaz de 15 anos, e danificou vários edifícios residenciais, declarou Serhiy Lisak, governador da região de Dnipropetrovsk, esta segunda-feira.
 
Um dos feridos foi hospitalizado, acrescentando que o ataque de drones e artilharia da Rússia no distrito de Nikopol da região de Dnipropetrovsk, que fica no sudeste da Ucrânia, no final do domingo danificou cinco edifícios residenciais, linhas de energia e gás e outras infraestruturas.
 
A Rússia não se pronunciou de imediato.

2024-06-30
21:38

Uma vitória da extrema-direita colocaria em causa a ajuda militar da França à Ucrânia, afirma eurodeputado

O eurodeputado Raphaël Glucksmann sublinhou este domingo, na sequência da primeira volta das eleições francesas, que se o o partido de Marine Le Pen vencer, a ajuda militar aà Ucrânia iria ser posta em causa. Glucksmann acusou ainda o RN de ser um aliado do Presidente russo Vladimir Putin.

2024-06-30
18:24

Fragemntos de mísseis atingem apartamentos em Kiev

Fragmentos de mísseis caíram num subúrbio a norte de Kiev e danificaram um edifício de apartamentos de vários andares. Até ao momento, não há indicação de quaisquer vítimas.
 
A administração militar de Kiev disse que os fragmentos tinham atingido o edifício e provocaram um incêndio numa varanda.
 
O Presidente da Câmara, Vitali Klitschko, disse que não existiram pedidos de 
assistência médica por parte dos residentes. As equipas de emergência estão no local.  

2024-06-30
15:55

"À partida, sai de cena o maior defensor das proposta mais corajosas e atrevidas" para a Ucrânia com as eleições em França

Daniela Nunes afirma que as eleições em França, por estarem a ser protagonizadas pela extrema-direita "vão impactar as Relações Internacionais" e não apenas no próprio país, mas também a nível europeu, sobretudo no que respeita à guerra na Ucrânia. A especialista em Relações Internacionais considera que "não vem alguém com um interesse tão declarado" em defender Kiev "de forma tão feroz" como Macron.

2024-06-30
14:55

Ataque a Kherson mata uma pessoa e fere outras sete

Pelo menos uma pessoa morreu e sete ficaram feridas na sequência de um bombardeamento russo em Kherson, este domingo. A informação é avançada pela Polícia Nacional. 

"Esta manhã, os russos atacaram Beryslav a partir de um drone. Um homem de 30 anos sofreu ferimentos fatais após o lançamento de uma munição inimiga", adiantaram, num relatório citado pelo Ukrinform.

2024-06-30
14:47

Zelensky diz que a Rússia usou mais de 800 bombas aéreas guiadas esta semana

Volodymyr Zelensky acusa a Rússia de ter usado mais de 800 bombas aéreas guiadas contra a Ucrânia esta semana. 

“Só esta semana, a Rússia utilizou mais de 800 bombas aéreas guiadas contra a Ucrânia. Contra as nossas cidades e comunidades, contra o nosso povo, contra tudo o que torna a vida normal”, escreveu, X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano voltou a sublinhar a importância de o país receber “os meios necessários” para se defender. “São necessárias decisões claras para ajudar a proteger o nosso povo. Os ataques de longo alcance e a defesa aérea moderna são a base para pôr termo ao terror russo quotidiano. Agradeço a todos os nossos parceiros que compreendem este facto”, acrescentou.

2024-06-30
14:37

Ucrânia tem Kharkiv "sob controlo" enquanto a Rússia avança em Donetsk

A Ucrânia considera ter controlada a região de Kharkiv após quase dois meses de ofensiva russa, enquanto tenta travar o avanço das tropas do Kremlin na província de Donetsk, onde Moscovo afirma ter tomado quatro cidades nos últimos dias.

Este domingo, o número total de ataques russos na linha da frente atingiu os 73, de acordo com o relatório diário do Estado-Maior da Ucrânia, o qal indicou que o inimigo está mais ativo no setor de Pokrovsk, a noroeste da cidade de Donetsk.

"A situação na zona de combate continua a ser difícil, mas está sob o controlo das Forças de Defesa da Ucrânia", declarou a liderança militar.

O Estado-Maior ucraniano afirmou que "não houve mudanças significativas" na frente de Kharkiv, mas que os russos estavam a utilizar aviões e a bombardear as áreas de Vovchansk e Staritsa a partir de Belgorod e Guriv Kozachok.

Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW na sigla em inglês), sediado nos EUA, as tropas ucranianas recuperaram recentemente posições no norte da região, uma vez que as imagens geolocalizadas de sexta-feira indicam que avançaram em Vovchansk, a nordeste da cidade de Kharkiv e perto da fronteira russa.

2024-06-30
14:36

"Estamos a assistir a uma fortificação da fronteira da NATO com a Ucrânia que se vai manter"

A comentadora Diana Soller garante que os países europeus e da Aliança Atlântica estão preocupados com "o reforço das fronteiras da NATO" com a Rússia. A "fortificação da fronteira" vai ser, acredita, tema na próxima cimeira.

2024-06-30
14:30

Rússia conquista aldeias em Donetsk com vantagens de "seis para um", mas "terá mais dificuldade" daqui para a frente

O ministério da Defesa russo reivindicou o controlo de quatro aldeias ucranianas na região de Donetsk. O major-general Isidro de Morais Pereira diz que se estão "a verificar vitórias táticas da Rússia" na região, mas avisa que "não será fácil daqui para a frente".

2024-06-30
14:15

Igreja Ortodoxa búlgara elege patriarca favorável ao Kremlin

A Igreja Ortodoxa búlgara, tradicionalmente próxima da Rússia, elegeu hoje um novo patriarca, Danaïl, de 52 anos, que assumiu uma posição favorável ao Kremlin após a invasão russa da Ucrânia, noticiou a AFP.

Com 69 votos a favor dos 138 expressos por uma assembleia de delegados e pelo Santo Sínodo, o órgão supremo da Igreja, Danaïl ganhou a eleição sobre o seu rival Grigory, considerado neutro pelos peritos e que recebeu 66 votos. Três votos foram considerados nulos.

O eleito sucede ao carismático Patriarca Neófito, falecido em março, após mais de 10 anos de serviço, e que tinha apelado ao fim da guerra na Ucrânia.

Por seu lado, Danaïl apoiou a invasão russa da Ucrânia numa longa mensagem de vídeo difundida em 2023, segundo os analistas.

Também criticou fortemente a decisão do governo búlgaro, em setembro de 2023, de expulsar o chefe da Igreja Russa em Sofia, o arcebispo Vassian, e dois padres bielorrussos acusados de servir os interesses geopolíticos russos.

A Igreja Ortodoxa búlgara representa mais de dois terços da população.

O patriarca russo Kirill, que apoia a guerra, não participou na cerimónia.

O seu rival na cena internacional, o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, assistiu à sumptuosa cerimónia de entronização do patriarca na igreja de cúpula dourada com o nome do santo russo Alexandre Nevsky, em Sofia.

2024-06-30
11:31

Rússia toma controlo de mais duas aldeias de Donetsk

As forças russas tomaram o controlo de duas aldeias ucranianas: Spirne e Novooleksandrivka, na região ucraniana de Donetsk. A informação é avançada pelo ministério da Defesa russo, citado pela agência RIA, este domingo.

2024-06-30
10:54

Ucrânia lança produção em massa de drones com mais de 1.000 quilómetros de alcance

A Ucrânia começou a produzir em massa drones de ataque com longo alcance, com capacidade de atingir alvos a uma distância superior a 1.000 quilómetros.

O chefe da empresa estatal Ukrainian Defense Industry, também conhecida como Ukroboronprom, disse no sábado que a Kiev tinha de adotar uma abordagem mais “flexível e inventiva” para o fabrico de armas, tendo em conta “os enormes recursos e a indústria superpoderosa da Rússia”.

Em entrevista ao ArmyInform, Herman Smetanin sublinhou o “contributo significativo” dado pelas empresas ucranianas, que “ajudaram a aumentar a produção”.

2024-06-30
10:14

Rússia já matou 554 crianças desde o início do conflito, acusa Ucrânia

As tropas russas já vitimaram 554 crianças na Ucrânia e feriram outras 1.419. O balanço é do gabinete do Procurador-Geral ucraniano. 

"Mais de 1.973 crianças sofreram na Ucrânia em resultado da agressão armada em grande escala da Federação Russa. Na manhã de 30 de junho de 2024, de acordo com informações oficiais dos procuradores de menores, 554 crianças foram mortas e mais de 1.419 ficaram feridas com gravidade variável", lê-se no Telegram.

As regiões mais afetadas foram Donetsk, Kharkiv e Kherson.

2024-06-30
08:49

OSCE diz que ações russas são genocídio contra o povo ucraniano

A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) reconheceu as ações russas como genocídio contra o povo ucraniano. A informação foi avançada por um membro da delegação ucraniana, Pavlo Frolov, no Telegram.

"No dia de abertura da sessão de verão em Bucareste, a Assembleia Parlamentar da OSCE adotou uma resolução que condena os 10 anos de agressão armada da Rússia contra a Ucrânia, reconhecendo as ações da liderança militar e política da Federação Russa e das suas forças armadas durante a invasão em grande escala como genocídio do povo ucraniano", escreveu.

O documento, de acordo com Frolov, também estabelece a desocupação russa dos territórios ucranianos como um pré-requisito necessário para estabelecer uma paz duradoura.