Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Von der Leyen diz que "congelar o conflito" agora é "a receita para futuras guerras"

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-15

O que está a acontecer

2024-05-23
07:57

Rússia detém vice-chefe do Estado-Maior do exército

A Rússia deteve o vice-chefe do Estado-Maior do exército, o tenente-general Vadim Shamarin. Segundo o diário Kommersant, Vadim Shamarin foi detido por suspeitas de suborno em "larga escala".

"Shamarin será trocado de acordo com o Ponto 6 do Artigo 290 do Código Penal da Federação Russa - por recebr suborno em larga escala, e a pena máxima para este crime pode chegar a 15 anos de prisão”, adiantou  disse à RIA Novosti no 235º Tribunal Militar da Guarnição.

De acordo com a Reuters, esta é a quarta detenção de um alto responsável da defesa da Rússia desde abril, sendo que a primeira ocorreu quando o vice-ministro da Defesa, Timur Ivanov, ficou em prisão preventiva por suspeita de ter aceitado subornos.

Desde então, o tenente-general Yuri Kuznetsov,do Ministério da Defesa, e o major-general Yuri Kuznetsov, antigo comandante do 58.º exército russo, também foram detidos.

Esta onda de detenções ocorre num momento de grandes mudanças no setor da defesa na Rússia, depois de o presidente Vladimir Putin ter demitido este mês o antigo ministro Sergei Shoigu, substituindo-o pelo antigo vice-primeiro-ministro Andrei Belousov.

Siga ao minuto:

2024-06-16
09:41

Três mortos e cinco feridos em ataque em Donetsk

Três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas no sábado na região de Donetsk, segundo informou o chefe ucraniano da administração militar daquela região, Vadim Filashkin, através do canal Telegram.

As três mortes ocorreram na cidade de Ulakly, a cerca de 60 quilómetros a oeste de Donetsk, de acordo com Filashkin, que não adiantou mais detalhes sobre as vítimas, que as autoridades de Kiev atribuíram à Rússia.

"Desde o início da invasão da Ucrânia pelo exército russo, a 24 de fevereiro de 2022, foram mortas 1.999 pessoas e 5.029 ficaram feridas na região de Donetsk", segundo indicou 'Ukrinform', a agência noticiosa local, num dia em que se registaram 74 ataques russos em diferentes pontos da linha da frente, de acordo com os oficiais militares ucranianos.

Estes ataques, diz ainda a Ukrinform, concentraram-se em diferentes zonas das regiões de Jarkov e Donetsk.

2024-06-16
09:41

Fotojornalista russo morre em ataque com drones ucranianos

Nikita Tsitsagi

O fotojornalista Nikita Tsitsagi, que trabalhava para o site de notícias russo News.ru, morreu na sequência de um ataque com drones ucranianos no Donbass, informou o site de notícias.

“O nosso correspondente Nikita Tsitsagi foi morto num ataque de drones pelas forças armadas ucranianas. (…) Oferecemos as nossas mais profundas condolências à família e amigos de Nikita”, escreveu o site.

O ataque teve lugar na zona do mosteiro de São Nicolau, perto de Vugledar, uma cidade que há já vários meses tem sido palco de intensos combates.

A morte deste jornalista russo acontece depois de, na quinta-feira, um jornalista da televisão estatal russa ter sido morto e um outro ter ficado ferido num ataque com um drone ucraniano em Golmivsky, uma aldeia controlada pela Rússia perto das linhas da frente no leste da região de Donetsk.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou a Ucrânia de visar deliberadamente os jornalistas.

2024-06-16
09:29

Meloni viaja para a Suíça para participar na sessão final da cimeira sobre a Ucrânia

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, viaja este domingo para Bürgenstock (Suíça) para participar na sessão final da cimeira internacional sobre a Ucrânia. Meloni esteve ausente da cimeira no sábado, porque esteve em Apúlia, no sul de Itália, na cimeira do G7.

Meloni fez-se representar no sábado pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, que, no seu discurso, defendeu que um possível acordo de paz “não pode implicar a rendição da Ucrânia e a continuação da ocupação do seu território pela Rússia”.

2024-06-16
08:55

Autoridades russas confirmam início de motim em prisão na região de Rostov

 Pelo menos dois guardas prisionais foram feitos reféns por membros da organização jihadista Estado Islâmico (EI) num centro de detenção da região de Rostov, no sul da Rússia, segundo informação divulgada pelos serviços prisionais.

O início do motim foi comunicado pelo Serviço Penitenciário Federal da Rússia, adiantando que o incidente está a acontecer no Centro de Detenção n.º 1, na cidade de Rostov do Don, a capital regional.

"No local do incidente encontra-se o responsável pelo Serviço Penitenciário Federal da Rússia, bem como representantes das forças da ordem e do Ministério Público", segundo adianta um comunicado publicado na página na internet do Serviço Penitenciário, referindo que estão a decorrer negociações para libertar os reféns.

"Os presos que se encontravam numa das celas do Centro de Detenção n.º 1 […] para a região de Rostov fizeram reféns dois guardas prisionais", declarou.

A mesma informação adianta que o estabelecimento prisional está a "funcionar normalmente" e que "a situação está controlada", sem adiantar mais detalhes.

A Rússia tem sido alvo de vários ataques reivindicados pela organização jihadista.

Em 22 de março, homens armados abriram fogo numa sala de concertos perto de Moscovo, matando pelo menos 144 pessoas e ferindo centenas. Foi o ataque mais mortífero em solo russo desde 2004.

2024-06-15
22:52

"A capacidade sem pessoal não opera. E a aquisição de pessoal para as forças armadas é dramática"

O comandante João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, analisa na CNN Portugal o estado das Forças Armadas em Portugal e se o país está preparado para uma guerra.

 

2024-06-15
22:52

"As forças armadas portuguesas estão completamente depauperadas. Se nada for feito, é uma tragédia"

Tenente-general Alfredo Cruz, piloto aviador, analisa na CNN Portugal o estado das Forças Armadas em Portugal e se o país está preparado para uma guerra.

 

2024-06-15
22:52

"As nossas armas de artilharia estão profundamente obsoletas"

O coronel Carlos Mendes Dias, especialista militar, analisa na CNN Portugal o estado das Forças Armadas em Portugal e se o país está preparado para uma guerra.

2024-06-15
22:19

"Putin vem pedindo de forma explícita ao seu aparelho militar 'por favor conquistem o Donetsk, conquistem o Donbass. Anda a fazê-lo há um ano e não conseguiu"'

Isidro de Morais Pereira, especialista militar, analisa os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, nomeadamente o apoio de uma centena de países à paz, países esses que estão reunidos na Suíça para uma cimeira com vista ao fim do conflito.

2024-06-15
22:18

"As condições da Ucrânia, já sabemos, não vão ser aceites pela Rússia"

Jorge Botelho Moniz, especialista em Relações Internacionais, analisa a cimeira de paz que está a decorrer na Suíça, com a presença da Ucrânia e a exclusão da Rússia, e depois de ambos os lados se terem manifestado irredutíveis nos seus objetivos para o fim da guerra.

2024-06-15
19:54

Capacidade ucraniana de atacar para lá da fronteira "pode mudar o avanço das forças russas"

Sérgio Furtado, enviado especial à Ucrânia, analisa os últimos desenvolvimentos da guerra numa altura em que decorre uma cimeira de paz na Suíça, para a qual a Rússia não foi convidada.

 

2024-06-15
19:46

Marcelo diz que cimeira na Suíça "é um primeiro passo no caminho para a paz" na Ucrânia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que a cimeira de paz que está a decorrer este fim de semana na Suíça "é um primeiro passo no caminho para a paz" na Ucrânia.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, está a representar Portugal nesta cimeira que junta mais de 90 países e organizações.

2024-06-15
19:45

"Putin verdadeiramente não está interessado em negociar com a Ucrânia, mas sim com os EUA"

O major-general Vítor Viana, especialista em Geopolítica, assinala a realização de uma cimeira pela paz na Ucrânia, sublinhando que "todos os esforços no sentido da paz são positivos e não podem ser desvalorizados".

Ainda assim, o especialista entende que "qualquer acordo de paz sustentável para a Ucrânia tem de passar por negociações prévias entre os EUA e a Rússia para a definição da arquitetura de segurança europeia para os próximos 30 anos".

2024-06-15
19:44

As imagens do ataque de drones ucranianos à base aérea russa de Morozovsk

A Ucrânia reivindica o ataque com 70 drones, na sexta-feira, à base aérea russa de Morozovsk, que está localizada a cerca de 170 quilómetros da fronteira com a Rússia. A informação foi avançada este sábado pelo chefe de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia. 

A base aérea de Morozovsk é uma das infraestruturas mais importantes do exército russo na região. 

2024-06-15
19:21

Zelensky na cimeira da paz: "Hoje é o dia em que o mundo começa a aproximar-se uma paz justa"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mostra-se satisfeito com a participação de mais de 100 países e organizações internacionais na cimeira da paz para a Ucrânia que está a decorrer este fim de semana na Suíça. "Isto é um enorme sucesso", salienta.

2024-06-15
19:19

Meloni contra plano de paz sugerido por Putin: "Não me parece eficaz dizer à Ucrânia que tem de se retirar da Ucrânia"

A primeira-ministra de Itália, Georgia Meloni, considera que o plano de cessar-fogo sugerido por Vladimir Putin "não parece particularmente eficaz", uma vez que, na prática, exige que "a Ucrânia tem de se retirar da Ucrânia".

2024-06-15
19:18

Scholz critica plano de cessar-fogo sugerido por Putin: "Não precisamos de uma paz ditatorial, mas de uma paz justa e equitativa"

O chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu este sábado que a proposta apresentada por Vladimir Putin para um cessar-fogo na Ucrânia não é mais do que uma forma que o presidente russo arranjou de "documentar o seu ataque imperialista".

 

2024-06-15
19:05

Macron defende que mais países devem estar envolvidos nas conversações para plano de paz na Ucrânia

O presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu há instantes que o círculo de países que participam nas conversações para um plano de paz para a Ucrânia deve ser alargado.

Emmanuel Macron tomou esta posição durante a cimeira da paz que está a decorrer na Suíça, convocada com o objetivo de ajudar a traçar um caminho para a paz na Ucrânia.

Para o líder francês, uma das principais prioridades das conversações de paz deve ser garantir a segurança nuclear em torno da central de Zaporizhzhia. Os aliados também devem "não aceitar qualquer complacência em relação aos ataques contra alvos civis e infraestruturas na Ucrânia", diz. "Estes são crimes de guerra", denuncia..

2024-06-15
18:53

"A Europa está num caos, o Médio Oriente está a rebentar, a China está a avançar e Joe Biden está a arrastar-nos para a III Guerra Mundial"

Donald Trump celebrou esta sexta-feira 78 anos numa festa organizada por um grupo de apoiantes em West Palm Beach, no Estado norte-americano da Florida. No seu discurso, o antigo presidente aproveitou para atacar mais uma vez Joe Biden. 

Trump acusou novamente Biden de ser corrupto e de deixar a América falida e entregue aos  estrangeiros ilegais. 

2024-06-15
18:39

Plano da Rússia para a paz é "completamente absurdo", critica Jake Sullivan

Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, diz que a proposta de paz apresentada pela Ucrânia só resultaria num "maior domínio" da Ucrânia.

"É uma visão completamente absurda", critica, citado pela Reuters, referindo-se ao plano apresentado por Putin, que prometeu na sexta-feira ordenar "imediatamente" um cessar-fogo na Ucrânia e iniciar negociações se Kiev começasse a retirar as tropas das quatro regiões anexadas por Moscovo em 2022 e renunciasse aos planos de adesão à NATO - plano que Zelensky rejeitou de imediato.

O conselheiro nota ainda que a ausência da China na cimeira da paz pela Ucrânia, que está a decorrer na Suíça, provavelmente resulta de um pedido da Rússia nesse sentido.

2024-06-15
18:35

"Os aliados da Ucrânia estão a dar um sinal muito claro de que estão nisto para o longo prazo e não vão no 'bluff' russo"

João Annes, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, descreve a cimeira da paz pela Ucrânia, que está a decorrer este fim de semana na Suíça, como uma cimeira "do compromisso e da consistência" no apoio internacional a Kiev.