Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA", alerta NATO

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-16

O que está a acontecer

  • "Rússia não tem forças suficientes para conseguir progressos em Kharkiv", diz comandante da NATO

  • Putin "aprecia posição objetiva e justa" da China sobre a guerra da Ucrânia

  • G7 segue União Europeia e deverá aprovar uso dos lucros dos ativos russos para ajudar a Ucrânia

  • China tem de escolher entre Putin e o Ocidente, diz Departamento de Estado

  • Zelensky em Kharkiv: situação é extremamente difícil, embora “controlada"

2024-04-29
14:36

Líder da NATO e Zelensky discutem criação de fundo de 100 mil milhões de euros

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, fez esta segunda-feira uma visita surpresa a Kiev, onde discutiu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a criação de um fundo de 100 mil milhões de euros de ajuda militar nos próximos cinco anos.

“Hoje falámos sobre a iniciativa de Jens [Stoltenberg] de criar um fundo especial de apoio financeiro para a defesa da Ucrânia no valor de 100 mil milhões de euros por um período de cinco anos”, declarou Zelensky, numa conferência de imprensa conjunta com o líder da Aliança Atlântica realizada na capital ucraniana.

O secretário-geral da NATO propôs no início deste mês a criação de um fundo de 100 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia a longo prazo.

Numa mensagem publicada de Kiev na sua conta na rede X, Stoltenberg afirmou que “a situação é difícil” para as forças ucranianas nas frentes de combate, mas defendeu que “não é tarde demais para a Ucrânia prevalecer”.

“Mais apoio está a caminho”, indicou o líder da organização, acrescentando: “A NATO também está a envolver-se a longo prazo, colocando a Ucrânia num caminho irreversível em direção à aliança”.

Segundo Stoltenberg, os países da NATO não conseguiram cumprir atempadamente o que prometeram à Ucrânia, enquanto a Rússia se apressa a explorar as suas vantagens no campo de batalha antes que as forças esgotadas de Kiev obtenham mais fornecimentos militares ocidentais no âmbito desta guerra que já dura há mais de dois anos.

Siga ao minuto:

2024-05-16
22:43

Cidade de Kharkiv sob ataque russo

Ihor  Terekhov, autarca de Kharkiv, avançou esta quinta-feira à noite à agência Reuters que a cidade está sob ataque de mísseis russos.

Poucas horas antes, o governador regional Oleh Synehubov, também confirmava, através do Telegram, que drones russos atacaram Kharkiv e cinco foram intercetados.
 
Ihor Terekhov, disse que Osnovyanskyi uma área periférica da segunda maior cidade da Ucrânia, tinha sido atingida nesse ataque. Ataque provocou um incêndio, mas não há, até ao momneto, registo de vítimas.

2024-05-16
20:51

"As relações entre Portugal e Rússia estão no seu pior momento". Atenção: o Kremlin "está a passar-nos um recado"

Porta-voz da diplomacia russa lamentou que "as relações luso-russas vivam a crise mais profunda de toda a sua história". Isto numa altura em que Moscovo tem procurado reforçar a sua influência nas ex-colónias portuguesas em África e em que o chefe do Estado Maior da Armada deixou claro que os portugueses vão "morrer onde tivermos de morrer para defender a Europa"
Leia mais aqui
2024-05-16
20:03

Xi e Putin levam China e Rússia para uma "nova era" (e os Estados Unidos são o alvo principal)

Presidentes dos dois países querem dominar em tudo: da Inteligência Artificial à espionagem e poder militar
Leia mais aqui
2024-05-16
19:42

Caveats: a insistência do Ocidente que está a dificultar a resistência da Ucrânia

Volodymyr Zelensky reúne-se, esta quinta-feira, com militares em Kharkiv à medida que a Rússia avança no território. Apesar de o presidente ucraniano dizer que a situação na cidade é “muito difícil”, garante que conseguiram abrandar a ofensiva. Em análise a estas notícias, o major-general Isidro de Morais Pereira diz que não acredita que “a Ucrânia tenha propositadamente deixado penetrar o seu território”

2024-05-16
19:14

G7 segue União Europeia e deverá aprovar uso dos lucros dos ativos russos para ajudar a Ucrânia

O G7 deverá seguir a União Europeia e aprovar a utilização dos lucros dos ativos russos confiscados no apoio militar e humanitário para a Ucrânia.

A informação foi avançada à Reuters por uma fonte da administração italiana, que tem neste momento a presidência da organização.

2024-05-16
19:01

Ataque ucraniano a Donetsk mata quatro pessoas, alegam autoridades pró-russas

Um ataque ucraniano à cidade de Donetsk matou esta quinta-feira quatro pessoas, alegaram as autoridades da autoproclamada e não reconhecida internacionalmente República Popular de Donetsk.

Segundo a RIA Novosti, as quatro vítimas mortais, todas mulheres, estavam numa paragem de autocarro no momento do ataque.

2024-05-16
18:52

A Europa não pode hostilizar demasiado a China: Xi Jinping pode ser "um parceiro útil"

"Rússia e China procuram uma alternativa à ordem eurocêntrica, dominada pelos EUA: há quem veja ali um casamento de conveniência, mas é mais complexo do que isto", afirma Paulo Afonso, especialista em Relações Internacionais

2024-05-16
18:30

Putin "aprecia posição objetiva e justa" da China sobre a guerra da Ucrânia

Putin e Xi Jinping (EPA)

A agência de notícias chinesa Xinhua divulgou esta tarde informações sobre a reunião informal entre Vladimir Putin e Xi Jinping que se realizou esta quinta-feira em Pequim.

De acordo com a agência, o presidente russo disse ao homólogo chinês que "aprecia a posição objetiva, justa e equilibrada da China sobre a 'questão' da Ucrânia".

A Xinhua refere também que Putin convidou Pequim a "continuar a desempenhar um papel importante e construtivo no caminho para uma solução política" da guerra da Ucrânia.

Por sua vez, Xi Jinping expressou ao líder russo o seu apoio a uma conferência de paz "reconhecida pela Rússia e pela Ucrânia na altura apropriada, com participação equitativa e discussão franca de todas as opções".

2024-05-16
18:04

Lloyd Austin vai encontrar-se com homólogo chinês este mês, avança o Financial Times

Lloyd Austin, secretário de Estado da Defesa dos EUA, vai reunir-se ainda este mês com o seu homólogo chinês, Dong Jun.

A informação foi avançada pelo Financial Times.

2024-05-16
18:01

Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA", alerta NATO

O presidente do Comité Militar da NATO, Rob Bauer, afirmou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que a Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA".

Citado pela Reuters, Bauer abordou também a falta de meios para os ucranianos e disse que espera "melhorias significativas" quanto ao problema da falta de munições.

2024-05-16
17:57

"Rússia não tem forças suficientes para conseguir progressos em Kharkiv", diz comandante da NATO

A Rússia "não tem forças suficientes para conseguir progressos estratégicos em Kharkiv", disse o Comandante Supremo da NATO para a Europa, Chris Cavoli, citado pela Reuters.

Durante uma conferência de imprensa, Cavoli mostrou convicção de que a Ucrânia "vai conseguir manter as linhas" na zona de Kharkiv.

Sobre a falta de meios, o comandante afirmou que estão a ser enviadas "grandes quantidades de munições e equipamento de defesa aérea de curto alcance" para as forças ucranianas.

2024-05-16
17:47

Visita de Putin "não é uma escolha inocente. A China é prioritária para a Rússia"

"A primeira visita de um chefe de Estado a um país estrangeiro é sempre feita a um aliado de primeira linha", sublinha Tiago André Lopes. "E agora nós temos a confirmação de que a China é de facto prioritária para a Rússia. Vladimir Putin poderia ter optado por um dos seus aliados do mundo eslavo ou do espaço pós-soviético, e opotou por ir à China. Não é uma escolha inocente."

2024-05-16
17:15

Ataque russo a Kherson faz dois feridos

Um ataque russo à cidade de Kherson fez esta quinta-feira dois feridos, reportou a administração militar regional no Telegram.

A mesma fonte esclareceu que os feridos são uma mulher de 54 anos e um homem de 52 anos.

2024-05-16
16:48

Conversações informais entre Putin e Xi terminaram

As conversações informais entre Vladimir Putin e Xi Jinping, no âmbito da visita do presidente russo à China, já terminaram, informa a RIA Novosti.

2024-05-16
16:39

China tem de escolher entre Putin e o Ocidente, diz Departamento de Estado

Um porta-voz do Departamento de Estado disse à revista Newsweek disse que "nenhum país deve dar a Putin uma plataforma para promover a sua guerra de agressão contra a Ucrânia", e que a China tem de escolher entre Putin e o Ocidente.

"Se a China pretende manter boas relações com a Europa e outros países, não pode continuar a alimentar a maior ameaça à segurança europeia", disse o porta-voz, sob anonimato.

"Não podemos voltar à normalidade nem fechar os olhos às claras violações do direito internacional que a Rússia cometeu na Ucrânia. É necessário que os perpetradores de crimes de guerra sejam responsabilizados", acrescentou.

2024-05-16
16:21

Guarda de Fronteira da Ucrânia divulga vídeo dos combates em Vovchansk

A Guarda de Fronteira da Ucrânia divulgou esta quinta-feira um vídeo dos combates entre ucranianos e russos na zona de Vovchansk, na região de Kharkiv.

2024-05-16
16:01

Rússia expulsa adido militar britânico do país

A Rússia decidiu expulsar o adido militar do Reino Unido do país, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia em comunicado.

O governo russo deu uma semana para o adido, A.T. Coghill, deixar o país, de acordo com a mesma fonte.

Esta decisão foi tomada após o executivo britânico ter expulsado, a 8 de maio, o adido militar russo do Reino Unido.

"A nossa reação às ações anti-russas inamistosas da parte britânica, anunciadas em 8 de maio, não se esgota com esta medida. Os autores da escalada serão informados de novas medidas de retaliação", promete o ministério.

2024-05-16
15:46

A Europa não pode hostilizar demasiado a China: Xi Jinping pode ser "um parceiro útil"

"Rússia e China procuram uma alternativa à ordem eurocêntrica, dominada pelos EUA: há quem veja ali um casamento de conveniência, mas é mais complexo do que isto", afirma Paulo Afonso, especialista em Relações Internacionais

2024-05-16
15:30

Ataque russo com munições de fragmentação faz seis feridos em Kharkiv

Um ataque russo com munições de fragmentação à aldeia de Buhaivka, na região de Kharkiv, fez esta quinta-feira seis feridos, informou o governador militar regional, Oleh Synehubov.

"Os ocupantes atacaram barbaramente uma aldeia da comunidade de Vovchansk com munições de fragmentação", escreveu Synehubov numa primeira publicação.

Num balanço posterior, o governador adiantou que todos os seis feridos são homens, com idades entre os 28 e os 50 anos.

2024-05-16
15:04

China e Rússia estão juntas no objetivo de criar uma nova ordem mundial "multipolar"

"A China e a Rússia estão muito firmes nesta ideia de que são o contrapeso ao domínio norte-americano no sistema internacional", afirma Diana Soller, comentadora da CNN Portugal