Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Zelensky visita Portugal nos próximos dias. Rússia diz ter tomado o controlo de nove aldeias fronteiriças em Kharkiv

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-13

O que está a acontecer

2024-04-27
18:18

Governo do Tajiquistão recomenda aos seus cidadãos para evitarem deslocações à Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Tajiquistão recomendou este sábado aos cidadãos do país para evitarem viajar para a Rússia caso não seja estritamente necessário.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Tajiquistão recomenda urgentemente aos cidadãos do país que se abstenham temporariamente de viajar para o território russo em todos os tipos de transporte, a menos que seja absolutamente necessário", disse o ministério à agência estatal russa RIA Novosti.

A recomendação surge após a detenção de mais de uma dezena de cidadãos do país após o ataque terrorista de 22 de março à sala de espetáculos Crocus City Hall, nos subúrbios de Moscovo.

Siga ao minuto:

2024-05-13
16:49

Visita de Zelensky a Madrid e Lisboa pode ser para "assinar acordos que garantam apoio militar e financeiro"

Zelensky deve visitar Portugal nos próximos dias. Para o comentador da CNN Portugal Francisco Pereira Coutinho, a visita a Lisboa "tem bastante simbolismo", tendo em conta a ajuda que Portugal está a dar a Kiev desde o início da guerra

2024-05-13
16:09

Moçambique trabalha com a Rússia para esclarecer circunstâncias da morte de embaixador

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique garantiu hoje que “está a trabalhar em coordenação” com a Embaixada da Rússia em Maputo para esclarecer as circunstâncias da morte do embaixador Alexander Surikov, no sábado.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação está a trabalhar em coordenação com a Embaixada da Federação da Rússia, em Maputo, nos termos da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e Consulares, para o esclarecimento das circunstâncias da sua morte”, afirmou o porta-voz daquele ministério, José Matsinhe, numa declaração à imprensa, hoje, em Maputo.

Segundo o porta-voz, os contactos visam, igualmente, “garantir a solenidade devida na transladação do corpo do malogrado para a Federação da Rússia”.

O ministério reconhece que o embaixador Surikov, nas funções desde 2017, “não mediu esforços para a materialização” do “estreitamento das relações de amizade e cooperação” entre os dois países, salientou.

2024-05-13
16:07

Ataque russo a Kharkiv faz um morto e três feridos

Um ataque russo à região de Kharkiv fez esta segunda-feira um morto e três feridos, informou Oleh Synehubov, governador militar regional, no Telegram.

O ataque foi dirigido à cidade de Kharkiv, mais concretamente ao distrito de Korotychi.

2024-05-13
16:01

Agostinho Costa avisa: "Shoigu não foi demitido por Putin. Vamos então ao que interessa"

Para o major-general Agostinho Costa, é errado falar em demissão do até aqui ministro da Defesa russo. "Sergei Shoigu é um homem de Putin"

2024-05-13
15:50

Ataque russo a Vovchansk faz cinco feridos

Um ataque russo a Vovchansk, na região de Kharkiv, fez esta segunda-feira cinco feridos, informou a procuradoria regional no Telegram.

“Até à data, foram registados cinco feridos: quatro homens civis e uma mulher de 54 anos”, pode ler-se na nota.

2024-05-13
15:34

Presidente guineense diz que não precisa de autorização de ninguém para visitar a Rússia

Vladimir Putin e Umaro Sissoco Embaló (Kremlin via AP)

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta segunda-feira que não precisa de autorização de ninguém para visitar a Rússia ou qualquer chefe de Estado.

“Não preciso de autorização de nenhum outro país ou Presidente da República para visitar a Rússia ou onde quer que seja. Eu sou soberano. É como não vou aceitar também que um Presidente me peça autorização para visitar o Senegal. Isso não”, observou Embaló.

O presidente guineense respondia à Lusa à margem das festividades do 14.º aniversário da Guarda Nacional, onde discursou.

No seu discurso alusivo à ocasião, Umaro Sissoco Embaló afirmou ter escutado os comentários “de um deputado português”, a quem “perdoa”, quando este questionava a sua visita à Rússia.

“A Guiné-Bissau é um Estado soberano e independente”, disse Embaló, salientando que sabe o que é bom para a política externa do país

2024-05-13
15:32

Ucrânia vai receber novo sistema IRIS-T da Alemanha já em maio

A Ucrânia vai receber, já este mês, um novo sistema de defesa aérea IRIS-T proveniente da Alemanha.

A informação foi avançada pelo embaixador alemão em Kiev, Martin Jaeger, citado pelo portal ucraniano RBC.

Jaeger sublinha que a Alemanha é dos países que mais contribui para a defesa da Ucrânia, referindo que 25% dos seus sistemas Patriot serão instalados na Ucrânia.

“Não existe nenhum outro país no mundo que dê tanto”, afirmou o embaixador.

2024-05-13
15:06

Kuleba vai à Sérvia e encontra-se com o primeiro-ministro

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reuniu-se esta segunda-feira com o primeiro-ministro sérvio, Milos Vucevic, a quem expressou “gratidão” pela assistência humanitária prestada por Belgrado a Kiev.

“Discutimos formas de expandir o comércio bilateral e de o fazer regressar aos níveis anteriores à guerra”, disse Kuleba no X.

2024-05-13
14:42

Rússia abate dois drones ucranianos nos céus de Belgorod

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, no Telegram, que as forças do país destruíram dois drones ucranianos nos céus da região de Belgorod.

De acordo com a mesma fonte, o ataque ocorreu por volta das 16:00, hora de Moscovo, 14:00 em Portugal Continental.

2024-05-13
14:10

Alexander Novak reconduzido como vice-primeiro-ministro pelo parlamento russo

A Duma, câmara baixa do parlamento da Rússia, reconduziu esta segunda-feira Alexander Novak como vice-primeiro-ministro do país, reporta a Reuters.

Segundo a agência, Novak terá agora ainda mais responsabilidade na pasta da economia, para além de ser o principal responsável da Rússia junto da OPEP+ e de supervisionar todo o sistema energético do país.

2024-05-13
13:54

PR de Moçambique envia condolências a Putin e assegura apoio após morte de embaixador

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, endereçou hoje uma mensagem de condolências ao homólogo russo, Vladimir Putin, pela morte em Maputo do embaixador Alexander Surikov, assegurando apoio no processo “subsequente”, divulgou a Presidência moçambicana.

“A partida precoce do embaixador Surikov, um diplomata dedicado, com qualidades excecionais que, com profissionalismo ímpar, soube defender os interesses do seu país, enquanto impulsionava uma cooperação profícua entre os nossos dois países, deixa um vazio imenso”, refere a mensagem de condolências do Presidente moçambicano.

Na mesma mensagem, Filipe Nyusi reitera a “solidariedade” e “o apoio total do Governo de Moçambique aos trâmites subsequentes”.

O Ministério Público moçambicano disse hoje que desconhece a alegada decisão das autoridades russas de não autorizarem a autópsia do embaixador da Rússia encontrado morto no sábado em Maputo.

Alexander Surikov, 68 anos, foi encontrado morto, no sábado à noite, na residência oficial em Maputo e, segundo a polícia moçambicana, as autoridades russas não autorizaram qualquer exame ao corpo.

2024-05-13
13:48

Refinaria da russa Lukoil atingida por drones ucranianos

A refinaria LKOH.MM Volgograd da gigante petrolífera russa Lukoil foi parcialmente fechada depois de ser atingida por um ataque de drone no domingo, disseram duas fontes citadas pela imprensa internacional.  

Trata-se do segundo ataque deste ano à maior refinaria no sul da Rússia. O ataque causou um incêndio na refinaria, que foi apagado rapidamente e não houve vítimas.  

2024-05-13
13:43

Novas nomeações governamentais mostram intensificação do esforço de guerra russo, diz conselheiro de Zelensky

As novas nomeações do governo russo mostram que Moscovo está a tentar intensificar o seu esforço de guerra e está a tentar reconfigurar a sua economia para as suas necessidades de defesa, considerou o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak, esta segunda-feira. 

Mais de dois anos após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o presidente russo, Vladimir Putin, escolheu, este domingo, o economista civil Adrei Belousov como seu novo  

“A Rússia está finalmente a isolar-se e tentará intensificar a guerra, expandir os seus formatos enquanto reconfigura a economia...”, escreveu Podolyak no Telegram, citado pelo The Guardian. 

2024-05-13
13:40

Ucrânia diz ter evitado quatro ataques terroristas russos em Kiev 

O Serviço de Segurança da Ucrânia afirmou esta segunda-feira ter desmantelado, com a detenção de vários agentes russos, planos para a realização no último dia 9 de maio, dia em que a Rússia celebra o Dia da Vitória Soviética contra o nazismo, ataques terroristas em vários pontos de Kiev. 

“Como resultado de uma operação especial multifásica na capital, agentes russos que plantaram dispositivos explosivos em lojas de materiais de construção de uma rede conhecida e perto de um café foram detidos”, explicou a SBU em comunicado. 

2024-05-13
13:29

Kuleba e Zelenska em visita surpresa à Sérvia 

Dmytro Kuleba (LUSA)

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, fez uma visita surpresa à Sérvia, parceira da Rússia, esta segunda-feira. Kuleba viajou com a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska. A visita é considerada um sinal de aquecimento das relações entre os dois estados. 

Na sua primeira visita à Sérvia desde o início da agressão russa à Ucrânia em 2022, Kuleba encontrou-se com o presidente sérvio Aleksandar Vucic e o novo primeiro-ministro sérvio Milos Vucevic, cujo governo inclui vários ministros pró-Rússia, incluindo dois que têm estado sob sanções dos Estados Unidos. 

 A viagem de Kuleba e Zelenska, que visitaram a capital sérvia com a primeira-dama sérvia Tamara Vucic no domingo, foi recebida com críticas em Moscovo.  

2024-05-13
13:25

Ataques matam quatro pessoas na Ucrânia ocupada e numa região fronteiriça da Rússia 

Quatro pessoas morreram em ataques numa parte do leste da Ucrânia controlada pela Rússia e numa região fronteiriça russa. A informação foi avançada por autoridades locais, esta segunda-feira. 

 O líder colocado pela Rússia na região oriental de Lugansk, na Ucrânia, ocupada por Moscovo, disse que uma zona industrial do território foi atingida por foguetes, de acordo com a AFP. 

 “Já temos conhecimento de três mortos e quatro feridos” no ataque a Krasnodon, que é conhecido como Sorokyne em ucraniano, disse o oficial Leonid Pasechnik nas redes sociais. 

 As autoridades regionais da região fronteiriça de Kursk, na Rússia, adiantaram, por seu turno, que uma mulher foi morta e três outras ficaram feridas num ataque de drone ucraniano que atingiu vários carros. 

2024-05-13
11:36

Alemanha rejeita novo apelo para zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia imposto pela NATO 

Um porta-voz do governo alemão adiantou esta segunda-feira que a Alemanha rejeitou a ideia de criar uma zona de exclusão aérea, dizendo que a sua posição não mudou desde a última vez que a aliança negou o pedido.  

Nos últimos dias, alguns políticos alemães têm apelado a uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, imposta pela NATO.  

“Rejeitámos isso na época e acho que o mesmo se aplica aos diferentes pedidos que estão a ser feitos agora”, disse o porta-voz governamental. 

A NATO rejeitou um pedido ucraniano para a zona de exclusão aérea em março de 2022, dias após o início da invasão russa. Na altura, o secretário-geral Jens Stoltenberg justificou a decisão alegando que “não fazemos parte deste conflito”. “Temos a responsabilidade, como aliados da NATO, de evitar que esta guerra se alastre para além da Ucrânia”, disse Stoltenberg na altura. 

2024-05-13
11:35

"Incompetência", "tédio", "mentiras", "corrupção": porque Putin afastou Shoigu

Ministro da Defesa da Rússia foi afastado. O major-general Isidro de Morais Pereira explica e analisa o afastamento de Sergei Shoigu, o "companheiro das pescarias de Putin"

2024-05-13
11:35

Novo ministro da Defesa russo diz que +e preciso tratar melhor os militares

Andrei Belousov

O novo ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, disse que os soldados precisam de melhor acesso a habitação, hospitais e benefícios sociais.  

De acordo com a Agência Reuters, Belousov, um economista que já foi vice-primeiro-ministro, sublinhou a necessidade de cuidar melhor dos soldados russos. Foi durante declarações a uma comissão parlamentar, as primeiras desde que Putin o nomeou no domingo para substituir Sergei Shoigu, numa medida surpresa. 

A imprensa estatal citou-o, dizendo que havia muita burocracia em torno do pagamento de benefícios aos militares. Também houve problemas com alojamento e tratamento médico. 

2024-05-13
11:31

Zelensky em Portugal porque "pode ser eficaz para chegar a África"

O presidente ucraniano deve visitar Portugal nos próximos dias. “A Ucrânia está à procura de aliados novos”, analisa Tiago André Lopes