Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia assume o controlo de Shumy, em Donetsk. Ataque ucraniano com drone mata cinco pessoas em Kursk

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-29

O que está a acontecer

  • Zelensky pede aos países ocidentais que acelerem entrega de armas a Kiev

  • Ataque russo a Zaporizhzhia faz seis mortos. Vários edifícios ficaram danificados

  • UE aprova novo pacote de sanções contra Bielorrússia

  • Rússia assume o controlo de Shumy em Donetsk

  • Ucrânia perde 80% da energia térmica e um terço de energia hidrelétrica

  • Ucrânia diz que a Rússia perdeu 541.560 soldados desde o início da guerra

  • Drone ucraniano mata cinco pessoas em Kursk, incluindo duas crianças

  • Força Aérea ucraniana diz ter abatido 10 drones

  • FMI aprova nova ajuda à Ucrânia de dois mil milhões de euros

2024-03-08
08:33

Rússia e Ucrânia reclamam ter abatido dezenas de drones e mísseis inimigos

A Ucrânia e a Rússia alegaram ter abatido dezenas de drones nas primeiras horas desta sexta-feira, enquanto ambos os lados lançavam ataques noturnos contra alvos atrás das linhas de frente. As informações são avançadas pela Afp. 
 
De acordo com uma publicação da Força Aérea Ucraniana no telegram, a Rússia disparou 37 drones explosivos "Shahed" iranianos e três mísseis contra o território ucraniano durante a noite: "33 drones foram abatidos como resultado de operações de combate" nas regiões de Kirovohrad, Odessa, Kherson, Mikolaiv e Kharkov. 
 
O Ministério da Defesa russo disse ter interceptado 16 drones ucranianos nas primeiras horas de sexta-feira. Quinze deles foram destruídos na região sul de Volgogrado e um foi abatido na região fronteiriça de Belgorod. 

Siga ao minuto:

2024-06-29
19:35

Zelensky pede aos países ocidentais que acelerem entrega de armas a Kiev

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou aos seus aliados ocidentais para que “acelerem” o fornecimento de armas às forças de Kiev, na sequência de novos ataques mortais da Rússia.

“As decisões de que necessitamos devem ser aceleradas. Qualquer atraso nas decisões nesta guerra significa a perda de vidas humanas”, defendeu Zelensky, apelando à entrega de armas para “destruir os lançadores de mísseis russos”.

Os mais recentes ataques russos aconteceram hoje contra uma cidade na região de Zaporijia e aldeias da região de Donetsk, no sul e leste da Ucrânia, provocando 11 mortos.

Moscovo já atacou Zaporijia e cidades vizinhas várias vezes desde que a sua ofensiva na Ucrânia começou em 2022, mas nas últimas semanas concentrou os seus esforços principalmente no leste do país e não no sul.

2024-06-29
18:47

Tropas russas bombardeiam Kurakhivka: há pelo menos um morto e dois feridos

As tropas russas voltaram a bombardear a aldeia de Kurakhivka, na região de Donetsk, matando uma pessoa e ferindo outras duas. Segundo uma publicação no Telegram pelo chefe da Administração Militar Regional de Donetsk, Vadym Filashkin, esta é a segunda vez hoje que a aldeia foi bombardeada, tendo uma pessoa ficado ferida durante a manhã.

 De acordo com informações preliminares, outra pessoa foi ferida em Sloviansk, acrescentou Filashkin. As consequências do bombardeamento estão a ser apuradas.

2024-06-29
17:32

Ataque russo a Zaporizhzhia faz seis mortos. Vários edifícios ficaram danificados

Novos desenvolvimentos sobre o ataque russo deste sábado a Zaporizhzhia. De acordo com a Reuters,  as forças russas atacaram a cidade de Vilniansk, nos arredores da cidade, no sudeste do país, matando seis pessoas e ferindo outras oito. O ataque também danificou infraestruturas, uma loja e edifícios residenciais.

2024-06-29
16:59

“Custa-nos mais, porque a Ucrânia sente-se atraída pela nossa forma humana de estar no mundo”

Orlando Samões, especialista em relações internacionais, analisa o atual momento da guerra na Ucrânia. “Escolheram lutar, e isso tem o custo que estamos agora a ver”, refere, destacando que as mortes de civis são “a maior tragédia” das guerras. Orlando Samões diz que será muito difícil à Ucrânia afastar as tropas russas para o seu país de origem sem ataques no território do seu invasor.

2024-06-29
16:59

Ferro de Gouveia: Nomeação de Costa para Conselho Europeu é “boa notícia” para a Ucrânia

Helena Ferro de Gouveia, comentadora da CNN Portugal, explica como os Estados Unidos da América têm interesse em que a Ucrânia se continue a defender sozinha. A especialista completa que o lado americano tem a preocupação “de dar as melhores condições de defesa possível” à Ucrânia, tendo em conta o possível cenário de uma troca na presidência dos EUA com as eleições de novembro. Ferro de Gouveia refere também as três nomeações conhecidas esta semana para as instituições europeias, incluindo a de António Costa para a presidência do Conselho Europeu, que considera “boas notícias” para a questão ucraniana.

2024-06-29
16:29

Russos atingem instalações críticas em Zaporizhzhia

As forças russas atingiram "infraestrutura crítica" na região ucraniana de Zaporizhzhia, avança a agência Ukrinform, que cita uma publicação de Ivan Fedorov, diretor de operações militares daquele distrito. "Os russos atacaram uma instalação crítica no distrito de Zaporizhzhia. Há danos", refere.

2024-06-29
15:51

Tropas russas atacam Derhachi com bombas guiadas

As tropas russas atingiram a cidade de Derhachi, na região de Kharkiv, com bombas aéreas guiadas. A informação é avançada pelo chefe da administração militar da cidade, no Telegram.

O ataque danificou casas particulares, mas não há ainda informações sobre possíveis vítimas.

2024-06-29
15:37

Ainda não há equilíbrio no terreno, mas "a Ucrânia está a começar a atingir a Rússia onde mais lhe dói"

João Annes, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, acredita que a Ucrânia está a começar a "criar disrupção na capacidade russa de atacar". Para tal, diz, Kiev tem feito contra-ataques "com maior sucesso" e com "uma maior capacidade de se defender".

2024-06-29
15:28

Zelensky quer a paz? "Há uma inversão, ainda que pequena, da posição ucraniana em relação à invasão"

Volodymyr Zelensky garantiu que não quer prolongar a guerra. Para Pedro Froufe, especialista em Relações Internacionais, as declarações do presidente servem "para afirmar a posição ucraniana sem perder o pé em relação ao objetivo defensivo".

2024-06-29
14:34

Eleições nos EUA e na Europa põem em causa "organização do sistema democrático ocidental para apoiar a Ucrânia"

O tenente-general Marco Serronha afirma que a prestação de Joe Biden no debate frente a Donald Trump "preocupa" toda a gente". Para o comentador, a situação norte-americana bem como as eleições na Europa podem ser prejudiciais para o apoio a Kiev.

2024-06-29
13:22

Papa expressa alegria pela libertação de dois padres greco-católicos da Ucrânia

O Papa Francisco expressou hoje a sua alegria pela libertação de dois padres greco-católicos ucranianos que foram feitos prisioneiros por militares da Federação Russa.

"Agradeço a Deus pela libertação de dois padres greco-católicos", disse o pontífice a centenas de fiéis no final da oração do Angelus, por ocasião da festa de São Pedro e São Paulo, padroeiros de Roma.

Segundo a agência de notícias EFE, o Papa reiterou o desejo de que "todos os prisioneiros" da guerra entre Rússia e Ucrânia "possam voltar para casa".

"Rezemos juntos, para que todos os prisioneiros voltem para casa. Penso com tristeza nos irmãos e irmãs que sofrem com a guerra" e em todas as populações feridas e ameaçadas pelos combates", afirmou.

"Que Deus os liberte e os sustente na luta pela paz", sublinhou o pontífice, que semana após semana apela ao fim das guerras e conflitos armados que têm sido travados por todo o mundo.

As declarações do Papa foram feitas pouco depois de ser anunciado que 10 civis ucranianos foram libertados do cativeiro russo e bielorrusso, numa troca de prisioneiros assistida pelo Vaticano.

Entre os prisioneiros libertados está um dos líderes da minoria tártara da Crimeia e dois padres da Igreja Greco-Católica ucraniana.

Sviatoslav Shevchuk, chefe da igreja Greco-Católica ucraniana, expressou a sua "sincera gratidão" ao Papa Francisco e ao Vaticano pela sua contribuição para a libertação dos dois sacerdotes.

Ivan Levitski e Bohdan Geleta foram detidos pelas forças russas em novembro de 2022, em território ucraniano ocupado por Moscovo, e só se soube que estavam vivos em maio deste ano.

Nas últimas semanas, o papa reuniu-se em Roma com mães e esposas de soldados ucranianos presos na Rússia, que pediram a sua ajuda para garantir a libertação dos seus filhos e maridos.

2024-06-29
12:57

UE aprova novo pacote de sanções contra Bielorrússia

O Conselho da União Europeia aprovou hoje um novo pacote de sanções contra a Bielorrússia, tendo por objetivo evitar que a Rússia contorne as medidas restritivas através de Minsk.

Entre as sanções aprovadas está a proibição da importação de carvão, petróleo bruto e quaisquer produtos minerais, ouro, diamantes ou hélio da Bielorrússia.

Por outro lado, Bruxelas proibiu os países de exportarem para Minsk bens e tecnologias de dupla utilização, ou seja, que possa ser adequados aos domínios militar e civil, bem como produtos para refinar petróleo.

A UE travou igualmente a prestação de determinados serviços à Bielorrússia, da contabilidade à publicidade, quer se destinem ao Governo, aos organismos públicos ou a qualquer pessoa ou empresa que atue sob as ordens do país.

Conforme detalhou, em comunicado, o veto abrange também serviços de auditoria, assessoria jurídica, consultoria financeira, empresarial e de tecnologias de informação, arquitetura, engenharia, publicidade e relações públicas, análises de mercado e testes de produtos e serviços de inspeção técnica.

Em matéria de transportes, as sanções preveem a proibição de utilização de reboques e semirreboques, registados na Bielorrússia, para o transporte rodoviário de mercadorias dentro da UE.

As novas sanções obrigam as empresas da UE que exportam armas de fogo, munições e tecnologias sensíveis para fora do mercado comunitário a incluírem nos seus contratos a denominada como “cláusula não à Bielorrússia”.

Esta cláusula exclui a possibilidade de reexportação dos bens em causa para a Bielorrússia.

A UE também cancelou o trânsito de bens e tecnologias de dupla utilização através do território bielorrusso.

Na segunda-feira, tinha sido aprovado o 14.º pacote de sanções da UE contra a Rússia, após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

2024-06-29
12:43

"No teatro de operações as coisas não estão a correr nada, nada bem à Ucrânia. E o presidente já moderou o discurso"

O major-general Agostinho Costa diz que há avanços "preocupantes" no terreno. A par do "pânico" nos EUA, com a prestação de Biden no debate contra Trump, o comentador garante que os avanços já levaram Zelensky a "moderar o discurso".

2024-06-29
12:43

"Não sei se a diferença entre Biden e Trump quanto à Ucrânia é assim tão significativa como se tenta desenhar"

Tiago André Lopes considera que Joe Biden "não conseguiu arragar o apoio dado à Ucrânia de forma eficaz" durante o debate frente a Donald Trump. O comentador afirma que o candidato à Casa Branca "deveria sair da corrida e abrir espaço para procurar um novo candidato".

2024-06-29
11:48

Rússia assume o controlo de Shumy, em Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia assegurou, este sábado, que as forças russas assumiram o controlo da localidade de Shumy, no leste da Ucrânia, informa a agência de notícias estatal RIA. Esta localidade fica a menos de 60 quilómetros de Donetsk.

2024-06-29
11:38

Ucrânia perdeu 80% da sua energia térmica e um terço de sua energia hidrelétrica

O presidente ucraniano revela que o seu país perdeu cerca de 80% de energia térmica e um terço de energia hidrelétrica na sequência de ataques russos, noticia o Guardian.

2024-06-29
10:36

Zelensky "está ciente" que se Biden deixar a Casa Branca "vai ter implicações imediatas" na guerra e na "dinâmica na NATO"

Pedro Trovão do Rosário, especialista em Direito Internacional, garante que "ninguém está interessado em prolongar" o conflito na Ucrânia. "A situação da Ucrânia é hoje para os EUA e para as eleições internas um elemento decisivo para a sua evolução", afirma.

2024-06-29
09:34

Bebé de sete meses entre os feridos de ataque russo a Dnipro

Pelo menos uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas na sequência de um ataque russo na região de Dnipro, na sexta-feira. A ação russa, que já foi confirmada pelas autoridades locais, teve como alvo um edifício residencial.

Um dos feridos é um bebé de sete meses. Para além dele, outros três estão em estado grave.

O ministro do interior ucraniano admitiu, contudo, que o número de mortos pode ainda subir, uma vez que há várias pessoas retidas debaixo de escombros.

2024-06-29
09:24

Ucrânia diz que a Rússia perdeu 541.560 soldados desde o início da guerra

A Rússia perdeu 541.560 soldados desde o início da guerra na Ucrânia. Nas últimas 24 horas, o exército russo registou 1.070 baixas.

De acordo com um relatório do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, a Rússia perdeu também material. Entre ele, 8.073 tanques, 15.505 veículos blindados e 871 sistemas de defesa aérea. Há também 360 aviões, 11.538 drones e 28 navios entre as perdas.

2024-06-29
08:58

Ataques russos a Donetsk fazem quatro mortos

Os ataques russos às zonas residenciais de Donetsk mataram quatro pessoas na sexta-feira, avança o governador da região. Vadym Filashkin dá ainda conta de seis feridos

"A Rússia mata civis!" escreveu, no Telegram, explicando que a maioria das vítimas ocorreu em Niu-York. A aldeia tem estado sob recomendação de retirada dos civis por parte das autoridades ucranianas.