Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Volodymyr Zelensky assina acordo de segurança com a União Europeia em Bruxelas

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-27

O que está a acontecer

2024-02-29
09:37

Putin acusa forças da NATO de se estarem a "preparar para atacar território russo"

O presidente russo acusou, durante o discurso do estado da Nação, que as forças da NATO estão "a preparar-se para atacar território russo" e por isso a Rússia deve ser "devidamente protegida" depois da expansão da Aliança para incluir a Suécia e a Finlândia.

Putin lembra ainda que o destino de qualquer país que invadisse a Rússia seria "muito mais trágico" do que qualquer outra coisa que o país enfrentasse.

"Estão a preparar-se para atacar o nosso território e a utilizar as melhores forças possíveis e mais eficazes para o fazer. Mas nós lembramo-nos do destino daqueles que tentaram invadir o nosso território e é claro que o seu destino será muito mais trágico do que qualquer coisa que possamos enfrentar. Eles têm de compreender que nós também temos armas. Armas que os podem derrotar no seu próprio território e, claro, tudo isto é muito perigoso porque pode efetivamente desencadear a utilização de armas nucleares. Será que eles não compreendem isso? Estas pessoas são pessoas que não passaram por experiências árduas. Esqueceram-se disso, mas nós passámos por elas durante a guerra do Cáucaso, por exemplo, e agora no conflito na Ucrânia".

Siga ao minuto:

2024-06-27
15:44

Zelensky anuncia acordo de segurança com a Estónia

A Ucrânia e a Estónia assinaram esta quinta-feira um acordo de segurança em Bruxelas. Este surge no mesmo dia em que Volodymyr Zelensky anunciou acordos com a Lituânia e União Europeia.

“Mais um novo acordo de segurança que dará mais força à Ucrânia”, escreveu, no X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano usou a publicação para agradecer o “apoio inabalável à Ucrânia”.

2024-06-27
15:41

Ucrânia e Lituânia assinam acordo em matéria de segurança

O presidente ucraniano assinou esta quinta-feira um acordo de cooperação em matéria de segurança com a Lituânia. O acordo celebrou-se em Bruxelas, local que acolhe uma cimeira dedicada à Ucrânia nos próximos dias.

“Hoje, estamos a fazer ainda mais pela nossa unidade e segurança comum. Em Bruxelas, juntos, o Presidente da Lituânia e eu assinámos um acordo de cooperação em matéria de segurança entre os nossos países”, anunciou Zelensky, no X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano agradeceu o apoio da Lituânia, garantindo que o país é “um parceiro de princípios e fiável”.

2024-06-27
15:15

Oficial russo diz é "altura de queimar tudo o que é ucraniano até à raiz"

É "altura de queimar tudo o que é ucraniano até à raiz" para que "não reste qualquer vestígio". É o que diz um oficial russo responsável pela ocupação russa de Zaporizhzhia.

Dmitry Rogozin, citado pelo Kyiv Independent, diz que não pode haver “tréguas” com os ucranianos. "Qualquer trégua, muito menos a reconciliação, é morte certa para os nossos filhos e netos", argumenta.

Rogozin, que já foi diretor da empresa espacial estatal, Roscosmos, vice-primeiro-ministro e embaixador na NATO, sublinhou ainda a necessidade de destruir a literatura e a história ucranianas.

2024-06-27
15:02

Zelensky assina acordo de segurança com a União Europeia

O presidente ucraniano assinou esta quinta-feira em Bruxelas um acordo de segurança com a União Europeia (UE). A assinatura acontece ao lado de Charles Michel, no início de uma cimeira de dois dias em Bruxelas, dias depois do arranque oficial das negociações formais de adesão à UE.

Os 27 comprometem-se pela primeira vez a prestar ampla ajuda a Kiev, independentemente de qualquer mudança institucional. O acordo inclui a garantia da continuidade do fornecimento de armas, a manutenção da formação de soldados ucranianos e esforços para fortalecer a indústria de defesa da Ucrânia.

O presidente do Conselho Europeu garantiu ser "realmente importante" a deslocação de Zelensky a Bruxelas. "Gostaria de lhe dar as boas-vindas, caro presidente, é sempre um prazer recebê-lo aqui em Bruxelas, no Conselho Europeu, com a impressão de que, nas últimas semanas, temos trabalhado arduamente em conjunto para apoiar a Ucrânia e estamos em posição de fazer alguns anúncios positivos, primeiro a assinatura de acordos adicionais de segurança adicionais com a Ucrânia", começou por dizer.

Kiev já assinou 27 acordos bilaterais de segurança semelhantes, nomeadamente com países europeus - Portugal incluído. Em Bruxelas, o presidente Zelensky agradeceu ainda o apoio comunitário e voltou a apela à ajuda militar urgente à Ucrânia.

2024-06-27
14:55

Pressão sobre a Rússia não é suficiente, diz Zelensky

A pressão da União Europeia sobre Moscovo não é suficiente. Esta foi a mensagem deixada pelo presidente ucraniano aos líderes europeus, durante a cimeira em Bruxelas.

Volodymyr Zelensky recorreu ao exemplo dos ataques a Kharkiv para mostrar aos aliados que “a atual pressão sobre a Rússia para a guerra não é suficiente”.

2024-06-27
14:44

Zelensky e Tusk encontram-se antes da cimeira da NATO

O primeiro-ministro polaco e o presidente ucraniano vão reunir-se antes da cimeira da NATO, que acontece no dia 9 de julho em Washington.

“A União compreendeu o que os polacos sabem desde o início desta guerra: a defesa da Ucrânia é a defesa da Europa. Combinámos com o presidente Zelensky falar em Varsóvia ainda antes da cimeira da NATO”, anunciou Donald Tusk esta quinta-feira.

2024-06-27
09:44

Descarrilamento de comboios faz dois mortos e dezenas de feridos na Rússia

O descarrilamento de um comboio de passageiros no norte da Rússia matou pelo menos duas pessoas e fez dezenas de feridos. Há ainda uma pessoa desaparecida, de acordo com a empresa ferroviária estatal.

O comboio de 14 carruagens descarrilou na república de Komi, de acordo com a Russian Railways. Nove carruagens saíram dos carris.

De acordo com a agência de notícias russa Interfax, que cita as autoridades de emergência, cerca de 50 pessoas terão ficado feridas.

O comboio transportava 232 passageiros, vinha de Vorkuta, uma cidade mineradora de carvão no norte de Komi, e dirigia-se para seguia para a cidade de Novorossiysk, no sul.

A Russian Railways diz que as fortes chuvas destruíram partes da linha e terão sido a provável causa do descarrilamento.

2024-06-27
09:14

Presidente da Autoridade Palestiniana deve visitar a Rússia em Agosto

Mahmoud Abbas

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, deverá visitar a Rússia em Agosto, avança a Agência Reuters. 

2024-06-27
08:44

Ucrânia abate 23 drones durante a noite

A Força Aérea Ucraniana reclama ter derrubado todos os 23 drones e cinco dos seis mísseis lançados pela Rússia durante a última noite.

O governador regional de Serhii Tiurin, em Khmelnytskyi, oeste da Ucrânia, disse que a defesa aérea abateu nove alvos aéreos sobre sua região. As autoridades locais não receberam nenhum relato de vítimas ou danos materiais.

Os militares destruíram seis drones e três mísseis de cruzeiro na região sul de Mykolaiv.

2024-06-27
08:44

Navio russo de transporte de mísseis realiza exercícios no Mediterrâneo

Um navio de transporte de mísseis da marinha russa realizou exercícios no Mar Mediterrâneo, informou a agência de notícias estatal TASS. De acordo com o comendo da marinha russa, os exercícios consistiram em repelir um ataque em massa ficcionado de drones marítimos, embates simulados com um navio inimigo e com um submarino.

O exercício ocorre semanas depois de uma fragata naval russa e um submarino com propulsão nuclear realizarem exercícios de mísseis no Oceano Atlântico enquanto se dirigiam para Cuba.

Os Estados Unidos já anunciaram que estão a acompanhar as movimentações de perto.

2024-06-26
19:41

Proibição de acesso a ‘media’ ocidentais é "resposta recíproca" a UE, diz embaixador russo

O embaixador da Rússia justificou hoje em comunicado a proibição do acesso por internet no país a 81 meios de comunicação social europeus, incluindo quatro portugueses, como uma “resposta recíproca” à aplicada pela UE a diversos ‘media’ russos.

Na lista constam quatro media portugueses – RTP Internacional, Público, Expresso e Observador – uma decisão de imediato “repudiada fortemente” pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Em resposta à “grande indignação entre as autoridades de Portugal” por essa decisão, o embaixador da Federação da Rússia, Mikhail Kamynin, sublinha em comentário publicado na página digital da delegação diplomática que “as medidas de Moscovo constituem uma resposta recíproca às restrições do Conselho da UE de 17 de maio de 2024 contra os meios de comunicação social russos”.

2024-06-26
19:35

Montenegro compromete-se a apresentar "programa credível" na NATO

O Governo português vai apresentar, na próxima cimeira da NATO, em julho, um “programa credível” para atingir em 2029 um investimento na Defesa de 2% do PIB.

“Nós temos necessidade e vamos apresentar na próxima cimeira da NATO um programa credível para atingir em 2029 um investimento de 2% do nosso produto [interno bruto, PIB] na área da segurança e defesa, que aliás se coaduna com a nossa estratégia na Aliança Atlântica e também com o reforço no âmbito da União Europeia do investimento em segurança e defesa”, afirmou Luís Montenegro, durante o debate preparatório do Conselho Europeu, que decorre na quinta e sexta-feira em Bruxelas.

O chefe do Governo reiterou depois que Portugal levará um plano “credível e exequível” à reunião de alto nível da NATO, prevista entre 9 e 11 de julho em Washington.

2024-06-26
17:32

Zelensky saúda Rutte por eleição como secretário-geral e promete cooperação

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, felicitou hoje o primeiro-ministro em exercício dos Países Baixos, o liberal Mark Rutte, pela eleição como secretário-geral da NATO, garantindo que a Ucrânia continuará a trabalhar afincadamente “pela liberdade” na “comunidade euro-atlântica”.

Numa mensagem publicada na sua conta da rede social X (antigo Twitter), o chefe de Estado ucraniano saudou a decisão dos Estados-membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental) de elegerem Rutte como novo secretário-geral da aliança.

“Parabéns a Mark Rutte pela decisão dos aliados de o nomearem como próximo secretário-geral da NATO”, escreveu Zelensky, antes de assegurar que o seu país continuará empenhado em defender a causa da liberdade quando o neerlandês substituir o norueguês Jens Stoltenberg à frente da Aliança Atlântica.

“Quando o senhor Mark Rutte assumir o cargo, em outubro, esperamos que o nosso trabalho conjunto para garantir a proteção das pessoas e da liberdade em toda a nossa comunidade euro-atlântica continue a bom ritmo”, declarou Zelensky, acrescentando ver no neerlandês um homem “firme e de princípios, que demonstrou a sua firmeza e visão para o futuro em numerosas ocasiões ao longo dos últimos anos”.

Na sua mensagem, o chefe de Estado ucraniano agradeceu, por fim, a Stoltenberg pelo seu trabalho à frente da NATO, organização cujos Estados-membros têm sido decisivos na ajuda fornecida à Ucrânia para combater a invasão russa, em curso desde fevereiro de 2022.

2024-06-26
17:10

Dinamarca transfere mais dinheiro para ajudar a reparar infraestruturas ucranianas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca anunciou a transferência de mais 4,7 milhões de euros para o Fundo de Apoio à Energia da Ucrânia, numa tentativa de acelerar a reparação de infraestruturas críticas nas regiões de Mykolaiv e Kharkiv.

Este novo valor faz o total de financiamento no referido fundo ascender a 551 milhões de euros, de acordo com o governo ucraniano.

“A Dinamarca tornou-se o primeiro apoiante do Fundo de Apoio à Energia da Ucrânia, fazendo uma contribuição para a reparação de energia ucraniana logo em abril de 2022”, pode ler-se no comunicado assinado pelo ministro ucraniano da Energia, Herman Galushchenko.

2024-06-26
17:05

Ataque russo faz nove feridos em Kharkiv

Nove pessoas ficaram feridas na localidade de Derhachi, região de Kharkiv, depois de um ataque russo, avança a agência Ukrinform.

A situação foi confirmada pelo chefe da administração militar da cidade, Vyacheslav Zadorenko.

2024-06-26
17:03

Mais de 70 combates ativos na linha da frente. Pokrovsk é o centro da batalha

Mais de 70 combates diferentes estão a decorrer na linha da frente da guerra, sendo que a maioria se concentra em torno de Pokrovsk, na região de Donetsk.

Os dados são avançados pelas Forças Armadas ucranianas, citadas pela agência Ukrinform.

É referido ainda que na região de Kharkiv, nomeadamente em Voychansk e Lyptsi, as forças russas foram repelidas por seis vezes.

São ainda referidos ataques russos em zonas como Kupiansk ou Lyman.

2024-06-26
16:35

Militares ucranianos presentes na Assembleia da República

Um conjunto de militares ucranianos que vieram a Portugal para recuperar de ferimentos está hoje na Assembleia da República, onde decorre o debate quinzenal.

Isso mesmo foi destacado pelo deputado Mário Amorim Lopes, da Iniciativa Liberal. 

2024-06-26
14:34

Rússia cancela acreditação de jornalista austríaco

A Rússia cancelou a acreditação de um jornalista austríaco da emissora estatal ORF, não permitindo que o mesmo permaneça no país.

A medida surge como forma de retaliação, depois de a Áustria ter recusado que um correspondente da agência estatal russa TASS continuasse no país.

2024-06-26
14:10

China opõe-se à inclusão de algumas empresas chinesas no pacote de sanções à Rússia

A China opõe-se firmemente à inclusão de algumas empresas chinesas no novo pacote de sanções adotado pela União Europeia contra a Rússia. A informação é avançada pelo ministério do Comércio chinês esta quarta-feira.

A medida tem um impacto negativo nas relações económicas e comerciais entre a China e a UE, explica o ministério, acrescentando que é urgente que a EU pare “incondicionalmente” de sancionar as empresas chinesas.

2024-06-26
13:47

Há um novo general na linha da frente: Zelensky apresenta Hnatov, cuja missão é "destruir o ocupador"

Volodymyr Zelensky visitou as tropas ucranianas na região de Donetsk para apresentar o novo general Andriy Hnatov, que segundo o presidente ucraniano tem a função clara de "destruir o ocupador".