Saiba tudo sobre o Euro aqui
Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Orbán pediu cessar-fogo à Rússia mas Putin disse que Ucrânia não quer parar a guerra

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-04

O que está a acontecer

2024-01-27
09:29

Rússia divulga vídeo do transporte de prisioneiros em avião abatido

O Comité de Investigação da federação russa divulgou um vídeo, que mostra alegados prisioneiros de guerra ucranianos, a serem transportados para o avião que foi abatido perto de Belgorod, na Rússia.

Nas imagens divulgadas é possível observar várias carrinhas a estacionar perto de um avião, e a entrada de várias pessoas na aeronave.

A Rússia garantiu que a tripulação e os 65 prisioneiros que estavam a bordo morreram após o avião militar ter sido atingido por um míssil ucraniano.

Já a Ucrânia não assumiu a autoria do ataque e pediu uma investigação internacional, acusando a Rússia de ter violado os protocolos de voos humanitários, por não ter pedido a segurança do espaço aéreo para o transporte dos prisioneiros.

Siga ao minuto:

2024-07-05
20:41

Casa Branca expressa preocupação com visita de Orbán a Moscovo

A Casa Branca manifestou esta sexta-feira preocupação com a visita do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, a Moscovo, onde visitou o presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karin Jean-Pierre, esta viagem do líder húngaro à Rússia, a menos de uma semana do início em Washington da cimeira da NATO de que a Hungria é país-membro, "não vai promover a causa da paz e é contraproducente para o apoio à soberania, integridade territorial e independência da Ucrânia".

2024-07-05
20:39

Hungria cancela reunião com MNE alemã após visita a Moscovo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão diz ter ficado "surpreendido" com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, que cancelou uma reunião prevista para segunda-feira, em Budapeste, após a visita de Orbán a Moscovo.

Citado pela Reuters, o ministério alemão diz em comunicado sublinhou a necessidade de ter uma discussão "séria e honesta" com a Hungria, depois da visita de Viktor Orbán a Moscovo, esta sexta-feira.

2024-07-05
19:28

Ucrânia recebe da Alemanha terceiro sistema de defesa aérea Patriot

A Ucrânia recebeu o terceiro sistema de defesa aérea Patriot, prometido em abril pela Alemanha, para ajudar o país a lidar com os bombardeamentos russos, anunciou a embaixada alemã em Kiev.

Kiev tem pedido aos aliados ocidentais novos sistemas modernos de defesa aérea para se proteger dos ataques russos, que têm como alvo centrais elétricas e campos de aviação militares.

“O terceiro sistema de defesa aérea Patriot da Alemanha já chegou à Ucrânia. Virá fortalecer a proteção da população e das infraestruturas”, explicou Martin Jaeger, o embaixador alemão em Kiev, na sua conta da rede social X.

Berlim anunciou no início de abril a sua intenção de fornecer um sistema Patriot adicional à Ucrânia, depois de dois outros já enviados por Berlim.

2024-07-05
17:50

Aliados da NATO vão enviar pelo menos 40 mil milhões de euros por ano à Ucrânia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, informou que os membros da Aliança deverão fornecer um mínimo de 40 mil milhões de euros anualmente em apoio militar à Ucrânia.

"Desde a invasão em grande escala pela Rússia, os aliados forneceram cerca de 40 mil milhões de euros em ajuda militar todos os anos. Os aliados concordam que esta é uma base mínima, e espero que os aliados decidam na cimeira manter este nível durante o próximo ano", disse Stoltenberg numa conferência de imprensa antes da reunião que os líderes aliados realizarão na próxima semana em Washington.

Nessa reunião, espera-se que os países da NATO autorizem um pacote com medidas para apoiar a Ucrânia, incluindo um compromisso financeiro para fornecer ajuda militar a Kiev no valor de 40 mil milhões de euros ainda este ano.

2024-07-05
17:31

Montenegro vinca que Orbán não tem "qualquer mandato” para contactos com a Rússia em nome da UE

O primeiro-ministro português afirmou esta sexta-feira que a posição da União Europeia quanto à Rússia “é clara”, de pleno apoio à Ucrânia, e salientou que “não existe qualquer mandato para contactos com a Rússia em nome da UE”.

A posição de Luís Montenegro foi expressa na rede social X, em português e inglês, no dia em que o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, viajou para Moscovo, dias depois de fazer a sua primeira visita a Kiev desde o início da invasão russa da Ucrânia.

“A posição da UE relativamente à Rússia é clara: pleno apoio à Ucrânia contra a guerra de agressão russa. Não existe qualquer mandato para contactos com a Rússia em nome da UE. A nossa unidade é a nossa força”, escreveu o primeiro-ministro português.

2024-07-05
17:28

Orbán admite que Moscovo e Ocidente estão "muito distantes" quanto ao fim da guerra

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, reconheceu esta sexta-feira, após encontrar-se em Moscovo com o presidente russo, Vladimir Putin, que as posições da Rússia e do Ocidente estão "muito distantes" sobre a guerra na Ucrânia.

“Queria ouvir e escutei a opinião de Putin (…) As posições estão muito distantes, é preciso dar muitos passos para chegar mais perto do fim da guerra, mas o passo mais importante foi o estabelecimento de contactos e vou continuar a trabalhar", afirmou Orbán em declarações à imprensa no âmbito da sua visita de surpresa à capital russa, que motivou críticas dos seus pares europeus.

Orbán reivindicou que a Hungria é o único país da União Europeia (UE) capaz de dialogar com Moscovo e com o Ocidente e justificou que, “para a Europa, a paz é o mais importante” e que “a Europa precisa de paz”.

"Há dois anos e meio que vivemos na Europa à sombra da guerra. Isto cria grandes dificuldades para a Europa. Vemos muita destruição e sofrimento. Esta guerra está a começar a afetar o crescimento económico e a nossa competitividade", afirmou.

2024-07-05
17:25

Zelensky quer duplicar capacidades de defesa aérea na Ucrânia "durante o verão"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou esta sexta-feira que quer duplicar, ainda este verão, as capacidades de defesa da aérea com sistemas Patriot avançados.
 
"Como prometemos, devemos duplicar as nossas capacidades de defesa aérea durante o verão", indicou Zelensky, admitindo estar confiante de que a próxima da cimeira da NATO tratá "resultados poderosos" nesse sentido.

2024-07-05
16:39

Stoltenberg espera adesão da Ucrânia à NATO até 2034

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenbeg, disse ter esperança que a Ucrânia adira à aliança militar dentro dos próximos dez anos, segundo a agência dpa.

Nas vésperas da cimeira da NATO em Washington, que decorrerá entre 9 a 11 de julho, Stoltenberg apelou a um aumento da assistência militar a Kiev.

"Putin acha que pode deixar-nos de fora. Precisamos de convencê-lo de que ele não pode durar mais que nós, e então isso cria condições para o fim da guerra", disse o secretário-geral da NATO.

2024-07-05
16:30

Orbán encontra-se com Putin em Moscovo mas garante: "Não estamos a negociar"

Viktor Orbán, o primeiro-ministro da Hungria, fez uma visita a Moscovo esta sexta-feira. Durante uma entrevista a uma rádio em Budapeste, antes da viagem, Orbán disse que não tem mandato na União Europeia para negociar em nome de ninguém e que tudo o que pode fazer é ir até aos locais onde existe uma guerra para esclarecer factos e fazer perguntas.

2024-07-05
15:21

Orbán pediu cessar-fogo à Rússia, mas Putin disse que Ucrânia não quer parar a guerra

Vladimir Putin revelou em conferência de imprensa que Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, pediu um cessar-fogo ao conflito gerado pela invasão da Ucrânia. Mas o presidente russo garantiu que Kiev não está pronta para parar a guerra até tê-la vencido.

Putin garantiu que a conversa com o líder húngaro se focou também nas relações entre Rússia e a União Europeia, sublinhando que as mesmas estão no seu “ponto mais baixo”.
 

2024-07-05
14:48

Putin e Orbán terminam reunião

As conversações entre Putin e Viktor Orbán terminaram, noticia a agência RIA.

2024-07-05
14:17

Kiev critica visita de primeiro-ministro húngaro a Moscovo

A diplomacia ucraniana criticou hoje a visita do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, a Moscovo, "sem acordo prévio", para discutir a situação na Ucrânia com o Presidente russo, Vladimir Putin.

O líder húngaro deslocou-se na terça-feira a Kiev para se encontrar com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, numa iniciativa inédita e apesar das relações frias entre os dois países, em particular devido à indulgência de Budapeste face à invasão russa da Ucrânia.

Depois de duras críticas da União Europeia e de grande parte dos Estados-membros, a diplomacia ucraniana critica agora Orbán, pela sua deslocação a Moscovo, para falar sobre o conflito militar desencadeado pela invasão russa.

“A decisão de fazer esta viagem foi tomada pelo lado húngaro sem qualquer acordo ou coordenação com a Ucrânia”, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano num comunicado.

“Lembramos que para o nosso país o princípio ‘nenhum acordo sobre a Ucrânia sem a Ucrânia’ permanece inviolável”, insistiu o Ministério no seu comunicado.

2024-07-05
14:06

Opositor russo Kara-Murza transferido para o hospital

O opositor russo Vladimir Kara-Murza foi transferido para o hospital, anunciou a sua mulher, Evgenia.

Kara-Murza encontra-se a cumprir uma sentença de 25 anos de prisão, depois de ter sido detido por condenar repetidamente a invasão russa da Ucrânia.

A mulher do opositor diz que o marido sofre de problemas nos nervos e que Kara-Murza sofreu a duas tentativas de envenenamento.

2024-07-05
12:53

Stoltenberg: "Deve ser a Ucrânia a decidir condições" para paz

O secretário-geral da NATO garante que não há sinais de que a Rússia esteja pronta para a paz e que "deve ser a Ucrânia a decidir quais são as condições aceitáveis para se iniciarem conversações sobre paz".
 

2024-07-05
12:45

Stoltenberg diz que NATO quer Ucrânia "bem preparada para se juntar à aliança"

A NATO está a ajudar a Ucrânia a preparar-se para aderir à aliança militar, afirmou o Secretário-Geral, Jens Stoltenberg. "Todo o trabalho que estamos a fazer é para tornar a Ucrânia mais forte e mais bem preparada para se juntar à nossa aliança", disse Stoltenberg na cimeira da NATO.

Stoltenberg disse ainda que espera que os países da NATO forneçam mais defesa aérea e munições à Ucrânia.

2024-07-05
11:56

Hungria "tornar-se-á o último país europeu que pode falar tanto com a Rússia como com a Ucrânia"

Na receção a Orbán, Vladimir Putin sublinhou que quer discutir “nuances sobre a proposta de paz para a Ucrânia” e que espera que o primeiro-ministro húngaro partilhe a sua opinião com ele, destacando saber que a Hungria tem neste momento a presidência rotativa do Conselho da UE.

Já Orbán garantiu que, lentamente, a Hungria “tornar-se-á o último país europeu que pode falar tanto com a Rússia como com a Ucrânia”. “E eu quero aproveitar esta oportunidade”.

2024-07-05
11:24

Von der Leyen: "apaziguamento não vai parar" Putin

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu à decisão do primeiro-Ministro húngaro, Viktor Orban, de se encontrar com Vladimir Putin em Moscovo.

Von der Leyen garantiu que "o apaziguamento não vai parar" o presidente russo. "Só a unidade e a determinação abrirão o caminho para uma paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia"

Orbán chegou a Moscovo para se encontrar com Putin, o que provocou repreensões de líderes europeus e um aviso de Charles Michel de que não teria autoridade para falar em nome da União Europeia.

2024-07-05
11:18

Terceiro sistema Patriot vindo da Alemanha já chegou à Ucrânia

O terceiro sistema de defesa antiaérea Patriot fornecido pela Alemanha já chegou à Ucrânia, disse o embaixador de Berlim em Kiev na sexta-feira. "O sistema vai ajudar a melhorar a proteção da população civil e das infraestruturas. A tripulação ucraniana completou com sucesso o treino adequado na Alemanha", afirmou Martin Jaeger no X.

2024-07-05
10:37

Orbán chega a Moscovo para se encontrar com Putin

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán já chegou à Rússia, onde se irá encontrar com Vladimir Putin em Moscovo, anunciou o gabinete de imprensa do governo húngaro.

O porta-voz do primeiro-ministro húngaro, Bertalan Havasi, disse que Orbán estava numa "missão de paz", numa aparente referência à guerra na Ucrânia, segundo o jornal MTI-ECONEWS. 

2024-07-05
09:36

Ucrânia tem tanto sucesso no Mar Negro que a Rússia está a começar a mudar a sua base naval

São vários navios destruídos e Moscovo começa a mudar de estratégia, o que pode favorecer a Ucrânia na sua defesa e ajudar também no ataque à Crimeia
Leia mais aqui