Já fez LIKE no CNN Portugal?

São já 92 os casos de Monkeypox registados pela OMS

Há ainda 28 casos suspeitos. São já 12 os países afetados

São já 92 os casos de Mokeypox relatados à Organização Mundial de Saúde (OMS), refere a agência Reuters.

De acordo com a OMS, há ainda 28 casos suspeitos. Os casos registados estão espalhados por 12 países.

PUB

A OMS adianta que está a trabalhar com os parceiros para entender melhor a extensão e a causa dos surtos de varíola do macaco (Monkeypox).

O vírus é endémico em algumas populações animais em vários países, levando a surtos ocasionais entre pessoas locais e viajantes, mas os recentes surtos são atípicos, uma vez que estão a ocorrer em países não endémicos. 

Um dos possíveis cenários que pode explicar os surtos que se estão a registar é o maior número de viagens que se regista desde o fim das restrições impostas pela pandemia de covid-19 no mundo, explicou Jimmy Whitworth, professor de saúde pública internacional da London School of Hygiene and Tropical Medicine.

“A teoria que estou a construir, e há bastantes evidências disso na África Ocidental e Central, é que as as viagens foram retomadas e é por isso que estamos a observar mais casos" de infeção, afirmou Whitworth, em entrevista à Reuters.

É desconhecida ainda a forma como este vírus infeta os seres vivos, sabendo-se apenas que mamíferos como roedores e primatas originários de África podem ser hospedeiros da doença e transmiti-la aos seres humanos. É aquilo a que se chama uma doença zoonótica, tal como a covid-19, porque é transmitida de animais para humanos.

Ao contrário da covid-19, contudo, a Monkeypox não se espalha facilmente de humano para humano. Normalmente, requer interação com animais que carregam o vírus, ou contacto muito próximo com pessoas infetadas, ou com roupas, toalhas e móveis contaminados. Também ao contrário do coronavírus SARS-CoV-2, a varíola dos macacos não é conhecida por se espalhar de forma assintomática. 

PUB