O primeiro dia de Inácio em Guimarães

28 fev 2001, 19:02

Alexandre e Maurílio já têm clube no Brasil Inácio já orientou dois treinos em Guimarães. O público parece estar de novo com a equipa, no dia em que Alexandre e Maurílio definiram os respectivos futuros.

O Guimarães regressou hoje aos treinos, após o desaire com o Salgueiros. A nova equipa técnica liderada por Augusto Inácio, entretanto, entrou esta quarta-feira em funções, tendo já orientado a dupla sessão. De manhã, apuro físico durante cerca de 55 minutos, sob orientação de Jorge Ramiro, único elemento que transitou da anterior equipa técnica de Álvaro Magalhães e uma peladinha com onze elementos de cada lado. Da parte da tarde, sistematização de jogadas atacantes e finalização, seguindo-se nova peladinha. Muitos sócios marcaram presença nas bancadas do relvado n.º 2 do complexo vitoriano. Mais de três centenas de adeptos e simpatizantes quiseram mostrar ao novo técnico que, apesar do mau campeonato do Guimarães, há uma mobilização geral em torno da equipa. A boa disposição foi bem evidente no treino desta tarde, contrastando com a ira de segunda-feira à noite. 

Quanto a jogadores impedidos, Hugo Cunha foi reobservado esta tarde, depois de ter sofrido uma entorse do tornozelo direito no jogo com o Salgueiros, mas o exame não detectou qualquer fractura. O médio irá estar arredado dos relvados, pelo menos uma semana. O avançado Evando, entretanto, abandonou o treino vespertino poucos minutos após o seu início, devido a uma dor no joelho direito. Amanhã será reavaliado, enquanto Pedro Mendes continua a recuperar de uma dupla rotura muscular na coxa direita. O médio Geraldo, que no treino matinal fez apenas corrida, já treinou da parte da tarde sem limitações aparentes.

Amanhã, o plantel do Guimarães realiza um único treino, agendado para a tarde. 

Alexandre no Palmeiras a título definitivo 

Alexandre, defesa-central, vai concretizar o seu sonho. Jogar no Mundial de clubes em Agosto no Brasil, pelo Palmeiras. «É um montra», diz, com um largo sorriso, mostrando-se esperançado em começar a trabalhar o mais rapidamente possível no novo clube. O atleta veio a Portugal para acertar novo empréstimo e foi capaz de gerir sensibilidades junto da Direcção vitoriana, apesar do Guimarães ter optado por outra solução.  

Hoje, Pedro Xavier, dirigente vitoriano, pronunciou-se sobre o assunto e explicou que «não via com bons olhos» que Alexandre fosse «emprestado sistematicamente, sem contrapartidas financeiras para o clube. O atleta vai, por isso, desvincular-se em definitivo e a nossa intenção é vendê-lo, porque a vontade do jogador passa por manter-se junto da família no Brasil. Gostava de o ter cá no início da próxima temporada, mas não contrariado», referiu.  

O atleta parte esta noite para o Brasil, devendo-se apresentar depois de amanhã no Palmeiras, equipa actualmente orientada por Marco Aurélio, o seu antigo treinador no Cruzeiro, confiante que próximo «domingo já poderá jogar» no campeonato paulista. O Guimarães receberá um valor monetário que não foi dado a conhecer. 

Maurílio no Paraná Club 

O avançado brasileiro chegou a Portugal em meados de Novembro, proveniente do Juventude de Caxias, mas foi dispensado no reinado de Álvaro Magalhães, começando a treinar à parte do plantel e tendo sido posteriormente reintegrado. Maurílio nunca foi opção do anterior técnico e teve «carta branca» para regressar ao Brasil. Ontem assinou com o Paraná Club por dois anos. Aos 31 anos, Maurílio quer ajudar o seu novo clube a singrar na primeira divisão do campeonato brasileiro.  

«Estou contente por sair», disse hoje ao Maisfutebol, acrescentando que é difícil ter sucesso «quando não nos deixam». Maurílio parte na sexta-feira parte para o Brasil. Refira-se a título de curiosidade que o Paraná Club, destino de Maurílio, estabeleceu um protocolo de cooperação desportiva em Portugal, com o Famalicão (II B).

Patrocinados