“Vamos ter uma Espanha em permanente convulsão” e, por cá, “quanto à ingovernabilidade podemos ficar na mesma situação”
No seu comentário semanal na CNN Portugal, Rui Moreira começa por analisar o estado da política em Espanha. “Temos andado presos com a nossa crise política e, se calhar, não temos prestado atenção ao que se passa aqui na nossa vizinha Espanha”, diz, referindo-se à investidura de Pedro Sánchez e à elevada onda de contestação no país e que tem levado centenas de milhares às ruas em protesto.
Rui Moreira destaca a tensão que se vive em Espanha e até dentro do próprio PSOE, em que mais de metade dos eleitores já se mostrou contra a amnistia e o governo formado por Sánchez. “Vamos ter uma Espanha em permanente convulsão”, alerta, dizendo que a situação em Espanha é muito grave e que dificilmente este novo governo vai durar quatro anos.
Sobre um paralelismo que possa acontecer em Portugal, Rui Moreira destaca que “não temos forças separatistas”, mas diz que “quanto à ingovernabilidade podemos ficar na mesma situação”.
A figura que Rui Moreira escolheu para este domingo foi Rui Tavares, líder do Livre. O comentador destaca “uma voz que tem dito em todos os momentos aquilo que considero mais adequado” e de uma forma “cuidadosa”, destaca.