O que se entende por "família"? O debate entre Rui Tavares e José Ribeiro e Castro

9 abr, 22:55

José Ribeiro e Castro, advogado, antigo dirigente do CDS-PP e um dos autores do livro "Identidade e Família", cita a Declaração dos Direitos Humanos, que diz que a família é a célula fundamental da sociedade." A nossa Constituição diz o mesmo. A família é tipicamente o espaço onde pai e mãe criam e educam os seus filhos. E é daí que irradiam todo o conjunto de relações familiares, a família alargada. É evidente que depois existem outras realidades afetivas e pessoais", afirma.

Por outro lado, Rui Tavares, porta-voz do partido Livre, começa por concordar com o que diz a Declaração. "Tanto pessoas de direita, como de esquerda, como pessoas que não são nem de direita nem de esquerda têm família, gostam da sua família, fazem economia comum, têm uma relação que é afetiva mas também de solidariedade em relação às adversidades do destino, às doenças....", diz. 

O que os diferencia tem, pois, a ver com a ideia de "pai, mãe e filhos": "Também está na declaração dos direitos humanos que ninguém pode ser forçado a casar com quem não queira.
Decorre desta liberdade o seu corolário: que é as pessoas, desde que sejam adultos, conscientes e com mútuo consentimento, devem poder casar com quem amam e não ser proibidas de fazê-lo", afirma Rui Tavares.

Família

Mais Família

Patrocinados