O que é, afinal, o "lobbying" e porque não se confude com o tráfico de influências?

Jornalista de economia da TVI e TVI24.pt desde outubro de 2013.

Foi Editora da Agência Financeira e comentadora da TVI e TVI24 entre 2006 e 2013, onde alimentava a secção de economia da tvi24.pt e Push by IOL.

Licenciou-se em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Realizou estágio na Agência Financeira em 2001, passando a integrar a redação como jornalista no final desse ano. Escreveu sobre empresas, mercados, macroeconomia, impostos e finanças pessoais.

Ao longo dos anos colaborou com várias rádios (Rádio Capital, Rádio Mais, Antena 1, Rádio Clube Português e Rádio Renascença) para comentários de mercados, finanças pessoais e temas económicos.

Colaborou também com os jornais «O Independente» e «Metro», tendo integrado a equipa que fundou o jornal online «Diário Financeiro», que chegou a editar.
2 jan, 22:07

É frequentemente confundido com o tráfico de influências, mas, ao contrário deste, o lobbying não é ilegal em Portugal, apenas não há regras definidas que nos digam o que é certo e o que não é. É por isso que a regulamentação é necessária, dizem os especialistas. "O crime não tentar influenciar as decisões, é usar a sua posição para influenciar", explica Henrique Burnay.

Política

Mais Política

Mais Vistos

Patrocinados