"Não creio que haja condições para a Rússia aceitar que Ucrânia volte à situação anterior"

8 mar 2022, 15:11

O embaixador Martins da Cruz esteve, esta terça-feira, no Jornal da Uma da TVI, para falar sobre o que se tem passado a nível diplomático e de conversações para se poder travar o conflito na Ucrânia e não tem dúvidas que será um processo “muito difícil” e “duro”.

Não só porque está em cima da mesa “a questão da Ucrânia, mas também o novo sistema de defesa na Europa”. Martins da Cruz não tem dúvidas de que, neste momento, “não há nenhumas condições para a Rússia aceitar que Ucrânia volte à situação anterior à agressão”.

E teme por um aumento da escalada do conflito: “Estamos infelizmente em risco de haver uma escalada por varias razões”. Algo que deve assustar todos porque, envolvendo os países da NATO, “passamos para uma fase seguinte que é uma fase nuclear”.

Perante a oferta de mediação por parte da Turquia, Israel e China, considera a segunda opção a mais “credível” e alerta que “o multiplicar de negociações e mediadores afeta a decisão final e pode até prejudicar o próprio desenrolar das negociações”.

Poder

Mais Poder

Patrocinados