Intimidante, por vezes inseguro: "Prefiro ser multado do que morrer" (uma viagem de bicicleta in your face por Lisboa)

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Depois de três anos como repórter multimédia no Jornal de Notícias deixou a cidade onde nasceu para trás, iniciando uma desafiante viagem até ao centro-sul do país, onde pretende dar continuidade ao seu trabalho. Aos 26 anos procura inserir a sua marca no universo digital da CNN portuguesa. Mulher de causas, usa a voz para combater a desinformação e o inconformismo, e conta com a ajuda de dois braços direitos: a caneta e a câmara de filmar.
3 jun, 08:00

Esta sexta-feira, comemora-se o Dia da Bicicleta.

Miguel Baptista e Laura Alves escolhem diariamente a bicicleta como meio de locomoção pelas ruas de Lisboa. Ambos fazem parte da MUBI - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, cujo projeto Bike Buddy acompanha e aconselha novos utilizadores da bicicleta em contexto urbano.

Para ela, andar de carro na cidade é “impensável” mas as ciclovias ainda são insuficientes, "ao contrário do que muitos dizem". Ele considera escassas as condições para os ciclistas em locais como a Avenida Almirante Gago Coutinho, mas não abdica do seu transporte de duas rodas, nem mesmo para se deslocar com a própria filha num pequeno assento instalado atrás.

Os dois ciclistas escolheram duas rotas diferentes e habituais no seu quotidiano, demonstrando à CNN Portugal as principais dificuldades encontradas no percurso. No final não houve buzinadelas, mas o próprio trânsito e o frequente estacionamento em segunda fila impedem uma circulação correta e segura. Nestas estradas urbanas, a "condução assertiva" é o fator chave.  

País

Mais País

Patrocinados