"A crise da covid foi o maior choque económico que o mundo sofreu em toda a história". Entrevista exclusiva a Adam Tooze

Carteira Profissional de Jornalista Nº 8118 A
30 mai, 09:59

"A crise da covid foi o maior choque económico que o mundo sofreu em toda a história. Foi curta, ultrapassámo-la, mas o impacto na economia global na primavera de 2020 foi de 20% do PIB", explica à CNN Portugal o historiador económico Adam Tooze. "Isso é muito mais do que o impacto que está a ter esta guerra, muito maior do que qualquer recessão. É muito mais até do que as previsões quanto às alterações climáticas, mesmo a longo prazo. Foi um caso isolado, mas nada garante que tenhamos a mesma sorte no futuro. Podemos enfrentar uma doença ainda mais mortal e infecciosa e se não estivermos preparados somos os únicos culpados por isso."

Adam Tooze não tem dúvidas de que os próximos tempos serão de "enorme incerteza".  Depois da pandemia, Putin invadiu a Ucrânia. E num momento em que a guerra está longe de estar terminada, a China volta a ter covid. A grande lição a tirar desta crise é que temos de estar muito bem preparados. "Não há dúvidas de que precisamos investir na saúde pública mundial, temos de garantir que o mundo todo tenha acesso a um plano de vacinação porque esta pandemia ainda não acabou, por muito que gostemos de pensar que sim. A monkeypox poderá não ser a doença mais perigosa mas lembra-nos de que a covid não foi um caso isolado. Estamos a viver numa era de pandemias e precisamos de ser mais astutos e obter os recursos necessários para gerir esses riscos."

Adam Tooze esteve em Portugal para a conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que se realizou sexta e sábado.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados