Ténis: Carlos Alcaraz na final do US Open

10 set 2022, 09:36
Carlos Alcaraz (AP Photo/Julia Nikhinson)

Espanhol vence Frances Tiafoe e disputa título e liderança do ranking mundial com Casper Ruud

Carlos Alcaraz qualificou-se para a final do Open dos Estados Unidos ao bater Francis Tiafoe por 3-2, com os parciais de 6-7 (6-8), 6-3, 6-1, 6-7 (5-7) e 6-3.

O norte-americano tinha batido Rafael Nadal nos oitavos de final, mas não conseguiu contrariar o favoritismo do espanhol. número quatro do mundo, apesar do apoio do público.

Assim, aos 19 anos, Alcaraz vai estrear-se na final de um Grand Slam. Atual número quatro do mundo, se vencer o US Open, o espanhol destrona o russo Daniil Medvedev e será o novo número um mundial, posição que Casper Ruud também pode alcançar, caso vença o último torneio do Grand Slam de 2022.

Graças ao triunfo, Alcaraz tornou-se o mais jovem tenista a qualificar-se para o encontro do título do Open dos Estados Unidos desde Pete Sampras, em 1990, e no mais novo a chegar à final de um torneio do Grand Slam, desde Rafael Nadal em 2005, quando ganhou Roland Garros.

Se vencer no domingo o duelo com Casper Ruud, número sete do ranking - que bateu Karen Khachanov na outra meia-final - Alcaraz torna-se o mais jovem de todos os tempos a assumir o topo do ténis mundial, ultrapassando o feito do australiano Lleyton Hewitt, na altura com 20 anos e nove meses.

O segundo duelo da meia-final, que durou quatro horas e 19 minutos, teve vários pontos tremendos, como este, no final do primeiro set, que até espantou Michelle Obama.

 

Relacionados

Patrocinados