Liga aprova mudança: mínimo de 13 jogadores, mas sem efeito retroativo

21 dez 2021, 11:51
Belenenses-Benfica
Belenenses-Benfica

Proposta do Belenenses foi «chumbada»

PUB

A Assembleia Geral da Liga aprovou a alteração ao Regulamento de Competições que determina que é necessário um mínimo de 13 jogadores na ficha para disputar um jogo.

A medida não tem, contudo, efeitos retroativos, já que essa proposta, lançada pelo Belenenses, não foi sequer admitida à discussão. Apenas o próprio Belenenses e o Sporting votaram a favor, Académica e Sporting de Braga abstiveram-se, e os restantes votaram contra.

PUB

Esta alteração ao Regulamento de Competições surge na sequência da polémica partida do Jamor, na qual o Belenenses entrou em campo, frente ao Benfica, com apenas sete jogadores.

O jogo nem sequer chegou ao fim, já que, no início da segunda parte, a equipa da casa ficou reduzida a seis elementos.

A SAD do Belenenses tinha ainda outra proposta para esta Assembleia da Liga, que estipulava que os clubes é que definiam quais os jogadores das equipas B ou sub-23 que seriam equiparados a elementos do plantel principal, para preencher o tal limite mínimo, mas essa proposta nem chegou a ser analisada na Assembleia Geral da Liga.

PUB
PUB
PUB

De recordar que o presidente da Liga, Pedro Proença, participou na reunião de forma virtual, uma vez que testou positivo à covid-19.

EIS O COMUNICADO OFICIAL:

A Liga Portugal reuniu em Assembleia Geral Extraordinária, ao abrigo do disposto na alínea a), do n.º 2, do artigo 38.º, no n.º 1, do artigo 40.º, no artigo 41.º e nos números 1 e 2, do artigo 42.º dos Estatutos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Estatutos), com as Sociedades Desportivas a apreciarem e votarem a proposta de aditamento do Artigo 46.º- A do Regulamento das Competições.

As Sociedades Desportivas presentes (faltaram apenas FC Vizela e CD Nacional) votaram favoravelmente o aditamento do referido artigo, que passa a determinar que um jogo deve ser adiado, sempre que um clube não tenha, comprovadamente, um mínimo de 13 jogadores (dos quais um guarda-redes).

A alteração aprovada entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação em Comunicado Oficial da Liga.

artigo atualizado

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados