"Pobres Criaturas": fado interpretado por Carminho em filme nomeado para os Óscares

CNN Portugal , MJC com Lusa
23 jan, 13:59
Carminho (José Sena Goulão/ Lusa)

A banda sonora, composta pelo músico britânico Jerskin Fendrix, inclui o fado “O quarto”, interpretado pela fadista Carminho, que tem uma participação no filme, a cantar e a tocar guitarra portuguesa

O filme "Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos, tem 11 nomeações para os Óscares, incluindo a de Melhor Filme e de melhor banda sonora, composta por Jerskin Fendrix. "Poor Things" - "Pobres Criaturas", a comédia gótica realizada por Yorgos Lanthimos é protagonizada por Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Defoe, e conta com uma pequena participação da cantora portuguesa Carminho. 

Numa das cenas, Carminho interpreta à guitarra portuguesa o fado “O quarto”, numa cena com a atriz Emma Stone, num cenário de uma Lisboa imaginária, de tempo indefinido, mas onde não faltam azulejos, ruelas antigas e muitos pastéis de nata.

Nas vésperas da estreia portuguesa de “Pobres Criaturas”, marcada para quinta-feira, Carminho recordou à agência Lusa que participou na rodagem em 2021, num estúdio em Budapeste, numa altura em que estava a preparar o álbum “Portuguesa”. Carminho conta que o realizador, bem informado sobre fado, queria para o filme uma certa “ligação entre o tradicional e a imagem contemporânea” e pediu-lhe ainda que tocasse guitarra portuguesa, o que para a fadista foi uma estreia e é uma experiência ainda rara entre as mulheres.

“O filme fala muito sobre feminismo e desconstrói posições mais ortodoxas entre homens e mulheres e o fado foi moldado durante muitos anos por posições muito definidas: a mulher canta, os homens gerem a casa de fados, tocam, fazem os poemas. Ele [o realizador] quer desconstruir essas construções mais calcificadas. Eu também sinto que esse é o meu papel”, explicou a cantora.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Carminho (@carminho)

Para Carminho, que cresceu neste meio, que se estreou em palco com 12 anos e editou o primeiro disco há 15 anos, precisamente intitulado “Fado” (2009), o fado é uma linguagem. “O fado é a minha tradição, foi no fado que aprendi a ler música, a interpretar. O fado é a linguagem, mas o discurso não tem de ser o de há cem anos, nem de há cinco anos, tem de ser um discurso que me represente, que fala comigo”, sublinhou.

O álbum “Portuguesa”, que abre com o fado “O quarto”, foi publicado em março de 2023, enquanto o filme “Pobres Criaturas” teve uma estreia mundial, premiada, em setembro de 2023 no festival de Veneza. Carminho teve um ano intenso, com quase 80 concertos em Portugal, noutros palcos europeus, no Brasil, em Moçambique e nos Estados Unidos, onde em dezembro participou ainda na antestreia comercial ao lado do realizador e do elenco e teve direito a uma interpretação surpresa do fado que canta no filme.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados