Tíbia fraturada: Contador abandona o Tour

14 jul 2014, 21:20
Equipas preparam-se para o Tour (Reuters)

Espanhol ainda pedalou 20 quilómetros nessas condições

O ciclista Alberto Contador, da Tinkoff, desistiu esta segunda-feira da Volta a França após uma queda durante a 10.ª etapa entre  Mulhouse e Planche des Belles Filles.

O corredor caiu numa descida entre Petit Ballon e o Col du Platzerwasel, recebeu assistência médica, trocou de bicicleta e regressou ao pelotão, mas acabou por desistir.

Após a queda, Contador, de 31 anos, apresentava um joelho ligado e escoriações nas costas. O espanhol ocupava o nono lugar da classificação geral, a 04.08 minutos do líder, o francês Tony Gallopin (Lotto-Belisol).

Horas depois soube-se que Contador fraturou a tíbia direita na queda. Pedalou nessas condições durante 20 quilómetros.

«A queda foi muito violenta. O impacto foi tão grande que o sapato dele ficou completamente destruído. O joelho do Alberto ficou muito magoado e ele tinha tantas dores que não conseguiu continuar em cima da bicicleta», disse Philippe Mauduit, director desportivo da Tinkoff-Saxo.

«Mentalmente está destruído. Estava na melhor forma da sua vida. Este era o seu Tour», acrescentou Bjarne Riis, manager da equipa.

Esta etapa retirou ao Tour mais uma estrela. Recorde-se que o outro dos favoritos, o britânico Chris Froome (Sky), vencedor de 2013, já tinha abandonado na quinta etapa.

Também o português Tiago Machado sofreu esta segunda-feira uma queda na longa descida entre Petit Ballon e Platzerwazel. A organização chegou a anunciar o abandono do ciclista, mas, minutos mais tarde, a informação foi corrigida, já que o português da NetApp retomou a prova.

Relacionados

Patrocinados