Voltou a casa onze anos depois de se ter perdido num Inter-Basileia

6 nov 2015, 20:22
Estádio Giuseppe Meazza, em Milão (Milan e Inter)

Rolf Bantle foi à casa de banho durante o jogo, perdeu-se no estádio e acabou por ficar a viver nas ruas de Milão

A vida de Rolf Bantle mudou naquele Inter-Basileia, na noite de 24 de agosto de 2004, quando este adepto do clube suíço, então com 60 anos, decidiu separar-se do grupo que o acompanhou para ir ver o jogo em pleno estádio Giuseppe Meazza.

«Volto já», disse, antes de sair da bancada, com o jogo em 4-1 e já a aproximar-se do final, para ir à casa de banho. Acabou por perder-se no estádio. Não tinha telemóvel, nem qualquer contacto da comunidade de acolhimento onde vivia – era acompanhado por ter prolemas com o álcool fruto também de uma infância complicada, não tendo sequer frequentado a escola.

Bantle acabou por ficar em Milão. Andou perdido 11 anos. Viveu na rua. Sobreviveu graças à caridade de estranhos.

«Em pouco tempo apercebi-me que não tinha qualquer razão para voltar para casa. Quando terminei a terapia [ao alcoolismo] sentia-me recluso, mas em Milão pude saborear a liberdade», contou ao jornal suíço Schweiz am Sonntag.

No entanto, em junho deste ano Bantle regressou a casa, depois de um acidente que voltou a mudar a vida.

Uma fratura no fémur, após ter caído na rua, levou-o ao hospital. Sem seguro ou qualquer identificação, Bantle contou a sua história e as autoridades italianas entraram em contacto com o consulado suíço, que providenciou o transporte para que o ele, agora com 71 anos, regressasse a Basileia.

Patrocinados