Deschamps confirma abandono da selecção

30 ago 2000, 18:25

Particular com a Inglaterra será o último jogo

Didier Deschamps confirmou hoje numa entrevista à Paris Match que iria mesmo abandonar o futebol internacional. O campeão do mundo e da Europa anunciou que o próximo jogo particular, sábado dia 2 de Setembro, entre a França e a Inglaterra será a sua despedida. 

«Eu sei no meu coração que chegou o momento de parar de jogar e ser capitão na selecção francesa. Pensei muito no assunto e não foi uma decisão fácil. Não há razões para continuar, uma parte de mim diz-me para ficar, mas não é o suficiente», justificou o médio francês. 

Deschamps fez o seu primeiro jogo pela selecção em 1989 e já conta com 102 internacionalizações. Desde 1994 é o capitão da selecção francesa e com 55 jogos no cargo superou o recorde de Michel Platini, que totalizou 50. 

Depois da vitória no Euro 2000, Dechamps sentiu «que era altura de desistir»: «Tenho 11 anos de trabalho. Dei toda a minha energia, os meus pensamentos, o meu tempo, o meu coração e o meu espiríto. Em Roterdão, na final que ganhamos à Itália eu soube que nunca mais iria ter tais emoções. Senti nesse momento que a decisão estava tomada». 

Para o treinador da selecção francesa, Roger Lemerre, que esperava contar com o jogador no Mundial 2002, a notícia foi uma desilusão. Quanto a isso o jogador comenta: «Daqui a dois anos terei 34 e não sei se estarei tão competitivo como agora. Mas também o Mundial é no Japão e por alguma razão, que não sei qual, isso não me inspira». 

Deschamps já representou o Nantes, Olympique Marselha, Bordéus, Juventus, Chelsea. Actualmente está no Valência onde irá continuar a jogar. 

O jogador junta-se assim ao seu colega Laurent Blanc que também anunciou o jogo de sábado como o último jogo pela equipa nacional.

Patrocinados