Apenas cinco clubes em dia com a Segurança Social no Brasil

22 mar 2001, 12:15

Em 2000 foram investigados 184 clubes Num universo de 184 clubes investigados pela Segurança Social do Brasil, apenas cinco apresentaram as contas em dia. No Estado de São Paulo, o São Paulo FC é o único bom pagador.

Num universo de 184 clubes investigados o ano passado pela Segurança Social no Brasil apenas cinco apresentaram as contas em dia. Os bons pagadores resumem-se ao São Paulo FC, Cruzeiro, Ipatinga, São José e Comercial. O São Paulo FC é mesmo o único clube do Estado de São Paulo sem dívidas em atraso. Entre os clubes investigados, 37 foram alvo de processos criminais. 

Só no Rio de Janeiro, entre sete clubes investigados, cinco, entre os quais Flamengo, Botafogo e Fluminense, já foram multados por atrasos no pagamento das respectivas dívidas. O Vasco da Gama ainda está sob investigação. O grupo de fiscais encarregues de trabalhar junto dos clubes e federações estima arrecadar cerca de 150 milhões de reais, três vezes mais do que os clubes pagaram no ano de 2000. A Segurança Social foi ainda buscar mais 66 milhões na sequência de acções judiciais contra os clubes e federações estaduais. 

Em Portugal, o ministério das Finanças está a proceder a uma investigação idêntica junto dos clubes da I Liga. Em caso de irregularidades ou atrasos nos pagamentos, os regulamentos da Liga portuguesa prevêm a descida de divisão.

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados