Cecchi Gori ameaça Rui Costa

13 jun 2000, 20:15

Extremar de posições entre jogador e Fiorentina O presidente da Fiorentina diz que Rui Costa pode ficar sem jogar até ao fim do contrato. Este extremar de posições entre o jogador e o clube parece tornar improvável o cenário avançado na internet da possível ida de João Pinto para a Fiorentina

O presidente da Fiorentina endureceu o discurso em relação a Rui Costa e ameaça o futebolista português com uma paragem forçada até ao fim do contrato. «Rui Costa e Toldo não deixarão a Fiorentina. Mas se em vez de terem comigo um diálogo sereno continuarem a ofender a Fiorentina e os florentinos não jogarão mais futebol até ao final dos seus contratos», disse Vittorio Cecchi Gori. 

O responsável da Fiorentina, cujas declarações foram reproduzidas no site do clube na internet, admite no entanto rever os contratos de Rui Costa e do guarda-redes Toldo. 

As declarações de Gori concidiram com a deslocação à Holanda do novo treinador do clube, o turco Fatih Terim, que foi assistir ao Portugal-Inglaterra e procurar conversar com Rui Costa. Terim fez-se acompanhar de Giancarlo Antognoni, director-geral da Fiorentina, mas deparou com a recusa do jogador português em abordar agora o assunto. 

«Estou feliz por o novo treinador Terim e Antognoni terem vindo ver-me, mas não está agendado nenhum encontro para abordarmos o contrato», disse Rui Costa, que antes do início do Euro-2000 escreveu uma carta à Fiorentina dizendo que queria deixar o clube, ao fim de seis anos. «Por respeito pela selecção portuguesa, mas também por respeito pela Fiorentina, nesta altura não se deve falar de nada disso. Estou muito concentrado no Europeu e não quero ser distraído», continuou Rui Costa. 

Encontro com Terim 

O jogador avistou-se hoje com Terim e Antognoni. O encontro serviu apenas para o técnico reafirmar o seu interesse em contar com Rui Costa e em dar-lhe a braçadeira de capitão da equipa, face à saída de Batistuta para a Roma. Rui Costa só deverá discutir a sua situação contratual com o próprio Cecchi Gori, num encontro que está prometido há muito e tem sido sucessivamente adiado. Terim deverá voltar à Holanda no sábado, para assistir ao Portugal-Roménia. 

Esta tarde, Antognoni já secundou as palavras de Cecchi Gori. «A Fiorentina não corre o risco de perder Rui Costa e Toldo. Ainda ontem Cecchi Gori reafirmou que não cederá os dois campeões e a sociedade concorda plenamente com a posição e as palavras do presidente», afirmou o ex-jogador do clube, que ao longo destes anos construiu também uma relação de amizade com Rui Costa.  

Mas os adeptos da Fiorentina não parecem muito de acordo com a forma como a direcção está a lidar com a questão. Depois da saída de Batistuta, as críticas têm-se sucedido e as reacções dos adeptos às palavras de Gori, no site do clube, são na maioria desfavoráveis. 

João Pinto associado à Fiorentina 

Este extremar de posições parece tornar pouco provável o cenário avançado hoje pelo «Eurofootball», que falava na hipótese de João Pinto ir para a Fiorentina. O site, o mesmo que noticiou há alguns dias a não concretizada ida de Schmeichel para o Mónaco, diz que seria um negócio milionário para o jogador português, que passaria a ganhar mais de 20 mil contos por semana. A notícia diz ainda que a contratação de João Pinto «ajudaria a Fiorentina a manter Rui Costa».

Patrocinados